A programação é composta por atividades realizadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG. Conheça cada “subevento” que integra a Semana do Conhecimento.

VIII Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (PIPA)

Como parte da Semana do Conhecimento 2023, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais realizará o VIII Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (PIPA).

Este evento tem como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo PIPA, bem como oferecer oportunidade para a discussão sobre a temática da acessibilidade e inclusão com a comunidade acadêmica.

O VIII Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA) ocorrerá no dia 25/10/2022, por meio da exposição de pôsteres dos projetos no saguão do CAD 1, nos períodos da manhã e da tarde.

As inscrições serão realizadas até o dia 14/09/2023 -16:00 no sistema Semana do Conhecimento, por meio do link abaixo:
Informações: nai@ufmg.br ou pelo telefone 3409-3927

A Mostra Prae de Projetos de Permanência de Estudantes é um evento criado para divulgar projetos estudantis que proporcionaram a ampliação de experiências formativas e o fortalecimento do protagonismo estudantil na UFMG.

Neste evento serão apresentados os trabalhos selecionados no âmbito das Chamadas Prae de apoio a Projetos de Permanência de Estudantes – edição 2023. Os trabalhos apoiados pela Prae, nas modalidades individual ou coletiva, propõem reflexões sobre o mundo e sugerem transformações, por meio da produção de atividades e ações de impacto social, artístico, cultural, científico e educacional. A Mostra será realizada presencialmente, e os trabalhos serão apresentados pelos(as) coordenadores(as) dos projetos.

Os trabalhos apresentados em edições anteriores estão reunidos na Mostra Prae de Projetos de Estudantes e podem ser visualizados em > Site da Prae > Item de menu Publicações. Acesse o endereço https://www.ufmg.br/prae/mostra-virtual-de-videos-chamadas-prae-edicao-2022/

As inscrições para os trabalhos da Mostra Prae 2023 podem ser feitas através do link
https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana/

O 26º Encontro de Extensão tem o objetivo de divulgar as atividades de extensão desenvolvidas na UFMG.

Os trabalhos deverão atender às diretrizes de extensão: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade; impacto e transformação; impacto na formação do discente e interação dialógica com a sociedade.

O trabalho inscrito deverá ser apresentado em forma de resumo.

As inscrições serão realizadas no sistema Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana) no período de 21 de agosto a 14 de setembro.

O processo de inscrição e avaliação de trabalhos no sistema Semana do Conhecimento será monitorado pelo Centro de Extensão da unidade do(a) docente coordenador(a) da atividade e pela Proex.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: eventos@proex.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3215.

26º Encontro de Extensão – Documento Referência

A Mostra Virtual “Pesquisa e Extensão na Rede de Museus” integra, pela nona vez, a programação oficial da Semana do Conhecimento da UFMG. O objetivo do evento é possibilitar que a comunidade acadêmica e o público em geral conheçam os trabalhos realizados pela Rede de Museus, além de fomentar a formação de redes colaborativas ao permitir a inserção de comentários dirigidos aos autores dos projetos. As edições anteriores também estão disponíveis para consulta, formando um grande portfólio de trabalhos de extensão e iniciação científica realizados desde 2015 pela Rede de Museus e seus espaços integrantes.

32a edição da Semana do Conhecimento

27a Semana da Graduação – Prograd UFMG

Sucessos do Ofício

Prezados docentes e discentes dos cursos de graduação da UFMG,

Realizaremos a 27a Semana da Graduação no período de 23 a 27 de outubro de 2023. Contamos com a participação significativa de nossa comunidade para a exposição dos projetos desenvolvidos nos programas de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação, institucionais e governamentais, voltados ao aprimoramento do ensino nos cursos de nossa instituição. Para que a comunidade acadêmica e o público em geral conheçam a qualidade e inovação das iniciativas que vêm sendo propostas por vocês é importante a mobilização de todos os envolvidos.

Para que possamos organizar nossa participação, encontram-se, a seguir, algumas orientações gerais para a inscrição na Semana da Graduação:

1. Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram os Programas de Bolsas da Prograd, conforme item 10.2.17 das Normas e Procedimentos Gerais de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação.

2. A inscrição também é obrigatória para os projetos finalizados no ano de 2023, ou aqueles sem alunos ativos no período de inscrição da semana, podendo, nesses casos, ser apresentado pelo coordenador ou outro membro do projeto.

3. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 21 de agosto até as 16 horas de 14 de setembro, no sistema da Semana do Conhecimento.

4. Recomenda-se o acesso por meio de computadores habilitados com o navegador Mozilla Firefox.

5. A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo docente coordenador do Projeto. Os alunos vinculados (bolsistas e voluntários) deverão ser incluídos como coautores. Projetos que tiveram substituição de coordenador em 2023 devem ser atualizados no sistema de fomento, antes de efetuarem a inscrição para a Semana da Graduação.

6. Somente os membros das equipes listados na inscrição receberão o Certificado de Participação. Assim, caberá ao Coordenador do projeto a inclusão correta dos nomes dos membros da equipe. A Prograd não realiza alterações na ficha de cadastro após o término das inscrições e encerramento do evento.

7. Durante o preenchimento do formulário no site, um contador de tempo irá gerir o processo de preenchimento das informações e envio da inscrição. Nesse sentido, o Coordenador terá 30 minutos para efetuar a inscrição do projeto. Caso o tempo esteja expirando faz-se necessário salvar até a etapa realizada e retornar em seguida para concluir o preenchimento das informações.

8. A inscrição consistirá, necessariamente, no envio de um resumo e um vídeo com as seguintes especificações:

a) RESUMO: deverá contemplar introdução, objetivos, métodos e resultados, conclusão, e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. A estrutura do resumo poderá ser um texto corrido ou dividida em tópicos. As palavras-chave deverão ser incluídas em caixas separadas.

b) VIDEO: deverá ter no máximo 3 minutos, produzido preferencialmente em posição horizontal, com as dimensões da imagem de 1024 x 768 pixels, e com a proporção de 16:9 (1,77). O vídeo poderá ser feito com o aparelho celular, obrigatoriamente postado no YouTube, e somente o link  será  inserido no Sistema da Semana. A privacidade do vídeo no YouTube deverá ser “não listado”.

9. É necessário concluir o processo de submissão dos trabalhos confirmando a inscrição. Somente serão revistas as inscrições que tenham recebido e-mail de confirmação ou mediante apresentação de cópia em PDF do comprovante disponibilizado ao final da inscrição.

10. Os projetos do Programa de Monitoria de Graduação (PMG), Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD), Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) e Programa de Educação Tutorial (PET MEC) serão avaliados em duas etapas. A etapa 1, que ocorrerá logo após o encerramento das inscrições, terá como base o material postado no ato da inscrição (Resumo e Vídeo). Nessa etapa, a avaliação será realizada por Comissão Avaliadora instituída pela Prograd e o número de projeto a ser indicado, por programa, consta na tabela 1. A apresentação presencial no dia 25 de outubro será realizada pelos alunos dos projetos indicados na primeira etapa.

11. O Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET); Programa Imersão Docente (PID); o Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (PIME) e o PET Interprofissionalidade (PET Saúde) também farão parte das apresentações do dia 25 de outubro. O número de trabalhos a serem apresentados deve seguir as indicações e observações da tabela 1. Nesta edição, os Programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) passam a fazer parte da programação da Semana da Graduação.

Tabela 1 – Quantidade de projetos que serão selecionados na etapa 1 por Programa.

Programa

Pré-seleção

(nº de projetos selecionados)

Dia da Apresentação

PMG

20

25 de outubro

PIFD

3

25 de outubro

PDEG

5

25 de outubro

PET MEC

5

25 de outubro

PMET

5

25 de outubro

PID

5

25 de outubro

PIME

1

25 de outubro

PET Interprofissionalidade

5

25 de outubro

PIBID

5

25 de outubro

Residencia Pedagógica

5

25 de outubro

12. Caberá ao apresentador compartilhar o material da apresentação no momento em que ela ocorrer. As datas e horários das apresentações serão informados com antecedência aos coordenadores dos projetos. O tempo de apresentação será de, no máximo, 10 minutos para cada projeto e, após as apresentações, a Comissão Avaliadora fará um debate com o conjunto dos participantes.

13. É necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos estudantes sobre a Semana da Graduação. Os estudantes devem ser incentivados a participar das atividades programadas: cerimônia de abertura, apresentação e debate dos projetos e premiação daqueles com destaque, dentre outras.

14. Os Certificados para os autores e coautores inscritos serão emitidos pelo Sistema da Semana do Conhecimento após o encerramento do evento. Os coautores poderão gerar a sua declaração por meio do login institucional.

15. Todas as orientações, passo a passo da inscrição e do material de inscrição estão disponíveis no site da Semana do Conhecimento e no Manual de inscrição.

16. Para nais informações, acionar a Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 e 6453.

13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores

Técnico-Administrativos em Educação

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) se integra à Semana do Conhecimento UFMG 2023 por meio da 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE).

O evento tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido pelos servidores TAE desta Universidade, possibilitando que outros servidores tenham acesso e se beneficiem desse conhecimento utilizando-o em suas ações. Poderão ser inscritos trabalhos acadêmicos ou experiências de boas práticas realizadas pelos servidores aplicadas em seu ambiente de trabalho.

As inscrições serão realizadas no site da Semana do Conhecimento, no período de 21 de agosto a 14 de setembro de 2023.

Detalhes sobre o evento serão disponibilizados por meio de Edital.

O processo de inscrição e avaliação dos trabalhos no site da Semana do Conhecimento será monitorado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) e pela PRORH.

Para acessar o edital, clique no link a seguir:  https://www.ufmg.br/prorh/wp-content/uploads/2023/08/EDITAL-No-1919-2023-Semana-do-Conhecimento.pdf.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddp@drh.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3247/4489.

Semana de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior
Estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica, participantes de projetos vinculados aos programas relacionados abaixo deverão submeter um resumo do trabalho, pôster digital e vídeo pitch:

  • Edital 04/2022 – PIBIC/CNPQ, PROBIC/FAPEMIG, PIBIC-AF
  • Edital 05/2022 – PIBITI/CNPQ
  • Edital 07/2022 – PIBIC EM/CNPQ
  • Edital 08/2022 – BIC ensino médio/ FAPEMIG.
  • Programa de Iniciação Científica Voluntária de graduação e ensino médio – alunos que iniciaram a ICV no período de 01/04/2022 a 31/03/2023.

Estudantes da graduação da UFMG não vinculados a esses programas poderão submeter resumos para a SIC, desde que estejam regularmente matriculados, cadastrados no Sistema de Fomento e que tenham acesso ao sistema Minha UFMG.

É permitida a submissão de somente um resumo por estudante de graduação ou ensino médio.

Estudantes externos à UFMG só poderão se inscrever se forem participantes de edital obrigatório.

Estudantes que estejam inscritos no mesmo projeto deverão entregar resumos e pôsteres distintos.

Todo bolsista de iniciação científica deve, necessariamente, ser o autor principal do resumo.

Somente o autor do trabalho poderá apresentá-lo.

A lista nominal dos estudantes que tiverem seus trabalhos agraciados com Relevância Acadêmica e forem pré-selecionados para apresentação pelo Comitê será divulgada na página da PRPq (www.ufmg.br/prpq),  juntamente com as instruções e horários. A avaliação das apresentações, que indicará os melhores trabalhos de cada grande área, será realizada pelo Comitê Externo à UFMG no dia 25/10/2023. Em caso de dúvidas, entre em contato com o NAPq de sua Unidade. Veja as normas de inscrição aqui.