A programação é composta por atividades realizadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG. Conheça cada “subevento” que integra a Semana do Conhecimento.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais realizará o IX Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (PIPA), como parte da programação da Semana do Conhecimento 2024.

Este evento tem como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo PIPA, bem como de oferecer oportunidades para a discussão sobre a temática da acessibilidade e inclusão com a comunidade acadêmica.

O IX Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (PIPA) ocorrerá no dia 23/10/2024 com a exposição de postêres dos projetos no saguão do CAD 1, nos períodos da manhã e da tarde.

A Mostra PRAE de Projetos de Permanência de Estudantes é um evento criado para divulgar projetos estudantis que proporcionam a ampliação de experiências formativas e o fortalecimento do protagonismo estudantil na UFMG.

Nesse evento serão apresentados os trabalhos selecionados no âmbito da Chamada PRAE de Apoio a Projetos de Permanência de Estudantes – edição 2024. A Chamada possui como objetivo reconhecer, valorizar e incentivar ações de natureza artística, cultural, científica, técnica e educacional de estudantes da graduação/UFMG, organizados/as/es individual ou coletivamente.

A mostra será realizada presencialmente, e os trabalhos serão apresentados pelos(as) coordenadores(as) dos projetos.

Local: CAD 1

Dia 23/10/2024 – Manhã e Tarde

O Encontro de Extensão promove a divulgação de atividades de extensão desenvolvidas na UFMG nos âmbitos da graduação e da pós-graduação e proporciona espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os(as) participantes e a comunidade externa.

As atividades de extensão (nas modalidades de programa, projeto, curso ou prestação de serviço) deverão ser inscritas pelos(as) estudantes graduandos(as) e pós-graduandos(as) participantes da equipe executora, em especial os(as) contemplados(as) com bolsas de extensão, conforme previsto nos editais da PROEX e no Termo de Compromisso do(a) discente bolsista para o ano de 2024. Contudo, é fortemente recomendado incentivar os(as) estudantes participantes voluntários(as) das atividades de extensão a também submeterem trabalhos.

Os Colegiados de Extensão (CENEX) serão responsáveis pelo suporte aos(às) estudantes, coordenadores(as) e demais interessados(as) em suas unidades, para esclarecimento de dúvidas, repasse de informações e mobilização da comunidade interna para participação no 27º Encontro de Extensão.

A PROEX prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone 3409-3215.

ETAPAS

  1. INSCRIÇÃO

A inscrição consistirá na submissão do RESUMO no sistema da Semana do Conhecimento. O corpo do resumo deverá contemplar introdução, objetivos, metodologia (desenvolvimento), resultados e considerações finais (avaliação), separados em parágrafos ou texto corrido, sendo permitidos no máximo 4.000 caracteres, incluindo espaços. Palavras-chave e referências bibliográficas deverão ser incluídas em campos específicos do formulário de inscrição.

1.1 Atribuições do estudante:

O(a) estudante é o(a) responsável por submeter a inscrição da atividade no sistema da Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana) entre os dias 05 e 30 de agosto. Para esta edição, o(a) estudante poderá submeter mais de um trabalho referente às atividades de extensão que participa.

O(a) estudante que efetivar a inscrição da atividade no sistema será considerado(a) autor(a) do trabalho. Os(as) demais participantes deverão ser cadastrados(as) no sistema como coautores(as). No momento da inscrição, o nome do(a) orientador(a) do(a) bolsista aparecerá automaticamente. No caso de estudante voluntário(a), o(a) autor(a) deve inserir o nome do(a) orientador(a).

1.2 Atribuições do orientador:

O(a) orientador(a) será notificado(a) da submissão da atividade pelo sistema e deverá acompanhar/instruir o(a) estudante, buscando assegurar a qualidade do trabalho, aprovando-o até 2 de setembro. Atividades não aprovadas serão invalidadas no sistema.

Somente serão aceitas inscrições de atividades referentes aos projetos, programas, cursos e prestações de serviço desenvolvidas ou em desenvolvimento nos anos de 2023 e 2024.

2. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES NAS UNIDADES

É responsabilidade do CENEX de cada unidade providenciar a organização das apresentações e arguição oral dos trabalhos junto aos(às) estudantes e avaliadores(as).

Os(as) estudantes autores(as) e coautores(as) apresentarão seus trabalhos e serão arguidos(as) pela Comissão Avaliadora da Unidade nos dias 07 e 08 de outubro. Os locais, dias e horários das apresentações serão divulgados pelos CENEX e no site da PROEX até 04 de outubro.

A lista de nomes dos(as) coordenadores(as) das atividades de extensão contemplados(as) com recursos e/ou bolsas da PROEX está disponível no Sistema de Fomento da Extensão para que possam ser convidados(as) a participar da comissão avaliadora, em conformidade com o disposto nos editais. A lista pode ser solicitada à PROEX, se necessário.

Cada CENEX deverá indicar no sistema da Semana do Conhecimento as comissões de avaliação, formadas por dois avaliadores (docentes ou técnicos administrativos em educação, com mestrado ou doutorado) até 20 de setembro. Cada comissão deverá avaliar até dez atividades. Recomenda-se a indicação de suplentes para o caso de imprevistos.

As comissões avaliadoras deverão estar cientes das seguintes recomendações:

  • Sugere-se o tempo total de até 20 minutos para cada trabalho, sendo 10 minutos para as apresentações orais e 10 minutos para as arguições;

  • Representantes das comunidades, grupos ou instituições com os quais as atividades de extensão são ou foram desenvolvidas poderão participar;

  • Serão arguidos os(as) estudantes autores(as) e/ou coautores(as) das atividades inscritas bem como os(as) representantes das comunidades, grupos ou instituições participantes. Os docentes orientadores poderão estar presentes durante a sessão de avaliação dos trabalhos, porém não poderão intervir nas apresentações bem como nas arguições.

Para a avaliação a comissão utilizará como referência o RESUMO, a APRESENTAÇÃO e a ARGUIÇÃO ORAL, atribuindo notas de 0 (zero) a 10 (dez) aos trabalhos, considerando os seguintes critérios:

  • Clareza e pertinência dos objetivos;

  • Consistência teórica, adequação metodológica e indicação de referências;

  • Atendimento às diretrizes da extensão: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do(a) estudante; impacto e transformação social;

  • Explicitação dos resultados parciais ou totais e das produções geradas;

  • Explicitação do impacto junto ao público-alvo;

  • Explicitação do impacto na formação dos(as) estudantes;

  • Domínio e clareza da apresentação.

  • A nota final será calculada a partir da média das notas atribuídas a cada um desses critérios.

Os avaliadores atribuirão nota zero aos trabalhos que: (a) não forem ações ou resultados desenvolvidos no âmbito das atividades de extensão; (b) se limitem à descrição dos programas, projetos, cursos ou das prestações de serviço; (c) se limitem aos resultados de pesquisa; ou (d) ausentes na apresentação.

3. PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS NAS UNIDADES

A partir das notas finais, as atividades de extensão serão classificadas em ordem decrescente, possibilitando a seleção de 10% com maior nota para premiação nas Unidades e para uma segunda apresentação no Encontro de Extensão.

As atividades selecionadas nas Unidades serão premiadas como RELEVÂNCIA ACADÊMICA.

4. AVALIAÇÃO PELA CÂMARA DE EXTENSÃO

As atividades selecionadas nas unidades como RELEVÂNCIA ACADÊMICA serão avaliadas pela comissão avaliadora constituída pelos membros da Câmara de Extensão, dos Comitês Assessores e parceiros da comunidade externa, dia 23 de outubro (local a ser definido), utilizando-se os mesmos critérios estabelecidos no item 2.

5. PREMIAÇÃO E ENTREGA DE CERTIFICADOS

A Câmara de Extensão selecionará 18 (dezoito) atividades desenvolvidas no âmbito da graduação e até 8 (oito) da pós-graduação (assegurando que sejam de áreas temáticas distintas) para que recebam o prêmio DESTAQUE DE EXTENSÃO durante a cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, a ser realizada no dia 25 de outubro de 2024.

Os certificados de participação como avaliador(a), autor(a) e coautor(a) de atividade premiada como ‘RELEVÂNCIA ACADÊMICA’ e ‘DESTAQUE DE EXTENSÃO’ estarão disponíveis no sistema Semana do Conhecimento após o término do evento.

. CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

30 de julho

Aprovação pela Câmara de Extensão do Documento Referência para o 27º Encontro de Extensão

Câmara de Extensão

31 de julho

Envio do Documento Referência do 27º Encontro de Extensão aos CENEX

PROEX

05 de agosto

Reunião (remota) com Centros de Extensão para orientações sobre o 27º Encontro de Extensão

PROEX

05 de agosto

Divulgação aos bolsistas e coordenadores (e-mail) sobre o Encontro de Extensão

PROEX

05 a

30 de agosto

Inscrição – submissão dos trabalhos (serão disponibilizados no site da PROEX e Semana do Conhecimento o tutorial e normas para inscrição e apresentação de trabalhos)

Estudante

Orientação aos estudantes e acompanhamento da inscrição do(s) trabalho(s)

Orientador

Acompanhamento da submissão de trabalhos

CENEX

02 de setembro

Data-limite para aprovação do trabalho

Orientador

05 de agosto a

20 de setembro

Período de inscrição das duplas de avaliadores no Sistema

CENEX

23 de setembro

Comunicação aos avaliadores sobre os trabalhos pelos quais são responsáveis e envio de orientações para avaliação

CENEX

04 de outubro

Divulgação aos estudantes e envio à PROEX do quadro de horários e dos locais de apresentação dos trabalhos

CENEX

07 e 08 de outubro

Apresentação de trabalhos nas Unidades e avaliação pela comissão designada pelos CENEX

Avaliadores, estudantes, CENEX e PROEX

até 09 de outubro

Lançamento das notas das unidades acadêmicas no sistema Semana do Conhecimento

Avaliadores e CENEX

11 de outubro

Divulgação dos 10% de trabalhos selecionados por Unidade Acadêmica

CENEX e PROEX

até 18 de outubro

Premiação dos selecionados nas unidades como relevância acadêmica

CENEX

23 de outubro

(manhã e tarde)

Apresentação oral e avaliação da Câmara de Extensão. Serão selecionados e classificados 16 atividades e 1 destaque da Extensão na Pós-graduação.

Avaliadores, estudantes e PROEX

25 de outubro

(13 às 18 horas)

Premiação e entrega dos certificados para as 16 atividades e 1 destaque da Extensão na Pós-graduação.

Local: Auditório da Reitoria

PROEX

01 de novembro

Data-limite para envio, por e-mail, de sugestões para melhorias do evento e do sistema Semana do Conhecimento

CENEX

29 de novembro

Data limite para entrega de relatório das atividades desenvolvidas no 27º Encontro de Extensão

PROEX

Com satisfação, informamos que a Mostra Virtual “Pesquisa e Extensão na Rede de Museus” integrará, pela décima vez, a programação oficial da Semana do Conhecimento da UFMG. Em suas edições anteriores, a Mostra Virtual foi um sucesso, contando com um total de 1.832 inscritos e 539 projetos exibidos (confira em https://www.ufmg.br/rededemuseus/mostravirtual).

O objetivo deste evento é possibilitar à comunidade acadêmica e ao público em geral a oportunidade de visualizarem, a partir de um website, todos os trabalhos apresentados durante a Semana do Conhecimento que estejam relacionados à Rede de Museus. Além de gerar um portfólio desses trabalhos de Pesquisa e Extensão, a Mostra Virtual permite a inserção de comentários do público direcionados aos autores dos projetos, fomentando a formação de redes colaborativas no interior da comunidade universitária.

A participação dos projetos de pesquisa e extensão vinculados ao programa da Rede de Museus é obrigatória. Os autores de projetos desenvolvidos de forma autônoma nos espaços integrantes da Rede de Museus também estão convidados a apresentar seus trabalhos em nossa Mostra Virtual, fazendo jus a um certificado de participação.

Não se preocupe, pois participar é muito fácil!

  • Devem ser enviados os mesmos conteúdos elaborados para a Semana do Conhecimento (pôster ou apresentação Powerpoint em PDF e URL do vídeo, se houver).
  • Cada projeto deverá efetuar apenas uma inscrição, indicando autores principais, orientadores e co-autores.
  • As inscrições serão feitas pelo endereço <https://forms.gle/E8ApAQMj7uNzYjfv8> até o dia 9 de outubro de 2024.
  • Obs.: Será necessária a conexão a uma conta Google (Gmail) para o acesso ao formulário de inscrição.

Realizaremos a 28ª Semana da Graduação, dentro da Semana do Conhecimento, que acontecerá no período de 21 a 25 de outubro de 2024, com inscrições abertas de 05 a 30 de agosto.

O evento conta com a participação significativa de nossa comunidade para o compartilhamento dos projetos desenvolvidos nos programas de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação e programas institucionais e governamentais, voltados ao aprimoramento do ensino nos cursos de nossa instituição.

Para que a comunidade acadêmica e o público em geral conheçam a qualidade e inovação das iniciativas que vêm sendo propostas pelos participantes do projetos, como os alunos e professores é importante a mobilização de todos os envolvidos.

As informações iniciais sobre a organização, participação e as orientações gerais para a inscrição na Semana da Graduação, encontram-se na sequência abaixo.

Orientações gerais para a inscrição e participação na Semana da Graduação 2024:

1. Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram os Programas de Bolsas da Prograd, conforme item 10.2.17 das Normas e Procedimentos Gerais de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação.

2. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 05 de agosto até as 16 horas de 30 de agosto, no sistema da Semana do Conhecimento.

3. Recomenda-se o acesso por meio de computadores habilitados com o navegador Mozilla Firefox.

4. A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo docente coordenador do Projeto. Os alunos vinculados (bolsistas e voluntários) deverão ser incluídos como coautores. Projetos que tiveram substituição de coordenador em 2024 devem ser atualizados no sistema de fomento, antes de efetuarem a inscrição para a Semana da Graduação.

5. Somente os membros das equipes listados na inscrição receberão o Certificado de Participação. Assim, caberá ao Coordenador do projeto a inclusão correta dos nomes dos membros da equipe. A Prograd não realizará alterações na ficha de cadastro após o término das inscrições e encerramento do evento.

6. Durante o preenchimento do formulário no site, um contador de tempo irá gerir o processo de preenchimento das informações e envio da inscrição. Nesse sentido, o Coordenador terá 30 minutos para efetuar a inscrição do projeto. Caso o tempo esteja expirando faz-se necessário salvar até a etapa realizada e retornar em seguida para concluir o preenchimento das informações.

7. A inscrição consistirá, necessariamente, no envio de um resumo e um vídeo com as seguintes especificações:

a) RESUMO: deverá contemplar introdução, objetivos, métodos e resultados, conclusão, e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. A estrutura do resumo poderá ser um texto corrido ou dividida em tópicos. As palavras-chave deverão ser incluídas em caixas separadas.

b) VIDEO: deverá ter no máximo 3 minutos, produzido preferencialmente em posição horizontal, com as dimensões da imagem de 1024 x 768 pixels, e com a proporção de 16:9 (1,77). O vídeo poderá ser feito com o aparelho celular, obrigatoriamente postado no YouTube, e somente o link  será  inserido no Sistema da Semana. A privacidade do vídeo no YouTube deverá ser “não listado”.

8. É necessário concluir o processo de submissão dos trabalhos confirmando a inscrição. Somente serão revistas as inscrições que tenham recebido e-mail de confirmação ou mediante apresentação de cópia em PDF do comprovante disponibilizado ao final da inscrição.

9. Os projetos do Programa de Monitoria de Graduação (PMG), Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) serão avaliados em duas etapas. A etapa 1, que ocorrerá logo após o encerramento das inscrições, terá como base o material postado no ato da inscrição (Resumo e Vídeo). Nessa etapa, a avaliação será realizada por Comissão Avaliadora instituída pela Prograd e o número de projeto a ser indicado, por programa, consta na tabela 1. A apresentação presencial no dia 23 de outubro será realizada pelos alunos dos projetos indicados na primeira etapa.

10. O Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET); Programa Imersão Docente (PID); os Programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) também farão parte das apresentações do dia 23 de outubro. O número de trabalhos a serem apresentados deve seguir as indicações e observações da tabela 1.

11. Os programas governamentais PET MEC e PET Saúde farão seus encontros em formatos definidos pela coordenação de seus grupos, a inscrição desses programas também é imprescindível para a participação no evento.

12. O Programa de Inovação e Metodologia de Ensino (PIME – GIZ) terá uma programação transversal inserida nas salas temáticas.

Tabela 1 – Quantidade de projetos que serão selecionados na etapa 1 por Programa.

Programa

Pré-seleção

(nº de projetos selecionados)

Dia da Apresentação

PMG

21

23 de outubro

PDEG

06

23 de outubro

PMET

Até 06

23 de outubro

PID

Até 06

23 de outubro

PIBID

Até 06

23 de outubro

Residencia Pedagógica

Até 06

23 de outubro

13. Caberá ao apresentador compartilhar o material da apresentação no momento em que ela ocorrer. As datas e horários das apresentações serão informados com antecedência aos coordenadores dos projetos. O tempo de apresentação será de, no máximo, 10 minutos para cada projeto e, após as apresentações, a Comissão Avaliadora fará um debate com o conjunto dos participantes.

14. É necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos estudantes sobre a Semana da Graduação. Os estudantes devem ser incentivados a participar das atividades programadas: cerimônia de abertura, apresentação e debate dos projetos e premiação daqueles com destaque, dentre outras.

15. Os Certificados para os autores e coautores inscritos serão emitidos pelo Sistema da Semana do Conhecimento após o encerramento do evento. Os coautores poderão gerar a sua declaração por meio do login institucional.

16. Todas as orientações, passo a passo da inscrição e do material de inscrição estão disponíveis no site da Semana do Conhecimento e no Manual de inscrição.

17. Para mais informações, acionar a Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 e 6453.

Atenciosamente,

Equipe Semana da Graduação

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) se integra à Semana do Conhecimento UFMG 2024 por meio da 14ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE).

O evento tem como objetivo incentivar a participação dos servidores TAE nas atividades da Semana do Conhecimento e, com isso, divulgar o conhecimento produzido durante cursos formais de ensino e boas práticas realizadas no trabalho.

Poderão se inscrever trabalhos acadêmicos ou boas práticas realizadas pelos servidores aplicadas em seu ambiente de trabalho.

As inscrições serão realizadas no site da Semana do Conhecimento de 21 a 30 de agosto de 2024.

Detalhes sobre o evento estão disponibilizados no Edital.

O processo de inscrição e avaliação dos trabalhos no site da Semana do Conhecimento será monitorado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) e pela PRORH.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddp@drh.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3243/4489.

Inscrições em https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana

Estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica, participantes de projetos vinculados aos programas relacionados abaixo deverão submeter um resumo do trabalho, pôster digital e vídeo pitch:

  • Edital 04/2023 – PIBIC/CNPQ, PROBIC/FAPEMIG;

  • Edital 05/2023 – PIBITI/CNPQ;

  • Edital 06/2023 – PIBIC EM/CNPQ;

  • Edital 07/2023 – PIBIC-AF ;

  • Edital 08/2023 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG – PROEX/PRPq;

  • Edital 09/2023 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC);

  • Edital 10/2023 – BIC ensino médio/ FAPEMIG;

  • Editais 01/2022 e 01/2023 – Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) – alunos que iniciaram a ICV entre Abril/2023 e Janeiro/2024.

  • Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) de graduação e ensino médio – alunos que iniciaram a ICV no período entre Fevereiro e Abril/2024;

  • Edital 04/2024 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Alunos dos Cursos Técnicos Subsequentes da UFMG;

  • Chamada 06/2023 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT.

Estudantes da graduação da UFMG não vinculados a esses programas poderão submeter resumos para a SIC, desde que estejam regularmente matriculados, cadastrados no Sistema de Fomento e que tenham acesso ao sistema Minha UFMG.

É permitida a submissão de somente um resumo por estudante de graduação ou ensino médio.

Estudantes externos à UFMG só poderão se inscrever se forem participantes de edital obrigatório.

Estudantes bolsistas que estejam inscritos no mesmo projeto deverão entregar resumos e pôsteres distintos.

Estarão dispensados de inscrição os voluntários (não bolsistas) que estejam vinculados a projeto no qual o aluno bolsista ou outro voluntário já tenha feito a inscrição no mesmo evento, desde que conste na lista de demais autores no sistema e estejam vinculados ao mesmo orientador no Sistema de Fomento.

Todo bolsista de iniciação científica deve, necessariamente, ser o autor principal do resumo.

Somente o autor do trabalho poderá apresentá-lo.

É responsabilidade do estudante verificar no NAPq da unidade do orientador, o horário de sua apresentação na primeira etapa de seleção, que ocorrerá nas unidades entre os dias 7 e 8 de outubro.

A lista nominal dos estudantes que tiverem seus trabalhos agraciados com Relevância Acadêmica na primeira etapa e forem pré-selecionados para apresentação pelo Comitê Externo será divulgada na página da PRPq (www.ufmg.br/prpq), com as instruções e horários. A avaliação final das apresentações, que indicará os melhores trabalhos de cada grande área, será realizada pelo Comitê Externo à UFMG no dia 23/10/2024, no CAD 3.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o NAPq de sua Unidade.

Confira o cronograma do evento e as normas de inscrição aqui.