Semana de Iniciação Científica

Estudantes observam pôsteres da 13ª Semana de Iniciação Científica, exposto na Praça de Serviços | Foca Lisboa

A Semana do Conhecimento reúne trabalhos produzidos por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos e é composta por vários eventos, entre eles a Semana de Iniciação Científica e a Semana de Iniciação Científica Junior, ambos organizados pela Diretoria de Fomento à Pesquisa da PRPq.

A Semana de Iniciação Científica constitui-se no evento para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio na UFMG, bolsistas ou alunos voluntários de iniciação científica (IC), com premiação dos trabalhos que se destacam. A Semana de Iniciação Científica oferece uma oportunidade ao aluno de IC para apresentar e discutir seu trabalho de pesquisa com a comunidade acadêmica através da elaboração de apresentações orais ou exposição de painéis. Esse evento visa também criar mecanismo para avaliação dos trabalhos por docentes pesquisadores da UFMG e externos à instituição.

É obrigatória a participação no evento dos alunos vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica como PIBIC/CNPQ, PIBITI/CNPQ, PROBIC/FAPEMIG, BIC Júnior/FAPEMIG.

Neste vídeo, alunos relatam as funções desempenhadas na Iniciação Científica
Confira informações sobre as últimas edições da Semana do Conhecimento da UFMG:

Semana do Conhecimento 2021
O tema da 30ª edição da Semana do Conhecimento foi “Transversalidade da ciência para construção de futuros”. O evento também integrou a programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento
Confira nos Anais os trabalhos apresentados no evento.

Semana do Conhecimento 2020
Em 2020, a 29ª edição do evento, que integrou as atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, teve como tema a “Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento” sob a perspectiva da transversalidade nos caminhos diversos que se cruzam e se multiplicam para a produção, consolidação, difusão e avanço do conhecimento, tanto para identificação e enfrentamento coletivo dos inúmeros desafios presentes quanto para estabelecimento de uma fundamentação sólida para o futuro.
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento/2020
Confira nos Anais e no Digest os trabalhos apresentados no evento.

Semana do Conhecimento 2019
Em 2019, a 28ª edição do evento teve como tema a “Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável”, em consonância com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que reitera que “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” são requisitos indispensáveis para a sustentabilidade e a redução das desigualdades. A 28ª Semana do Conhecimento da UFMG integrou as atividades da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento/2019

Semana do Conhecimento 2018
A 27ª edição da Semana do Conhecimento teve como proposta realizar uma reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com setores da sociedade. Com o tema “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”, o evento integrou a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento/2018

Semana do Conhecimento 2017
A 26ª edição da Semana do Conhecimento teve como tema “Matemática, Diversidade, Conhecimento” e fez parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em celebração do Biênio da Matemática no Brasil (2017-2018).
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento/2017

Semana do Conhecimento 2016
Em 2016, em consonância com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência alimentando o Brasil”, a UFMG realizou a 25ª edição da Semana do Conhecimento com a temática “Cultivar Vidas: Ciência e Sociedade” como proposta de reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com os outros setores da sociedade. O evento integrou as comemorações dos 90 anos da UFMG.
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento/2016

Semana do Conhecimento 2015
Em 2015 a UFMG realizou a XXIV Semana do Conhecimento, com o tema “Luminosidades”, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano propõe o tema “Luz, Ciência e Vida”. Esse é um evento anual da UFMG que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão, difusão e troca de conhecimentos, favorecendo a interação e compartilhamento de experiências.
Saiba mais: www.ufmg.br/semanadoconhecimento/2015