INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS SELECIONADOS NA 2ª CHAMADA DA LISTA DE ESPERA E 2ª ANTECIPAÇÃO DE ENTRADA DO SISU/UFMG 1ª Edição de 2019
CALOURO UFMG 2019: SEJA BEM-VINDO!
Queremos parabenizá-lo pela sua seleção e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.
TODOS os candidatos selecionados para a Lista de Espera e Antecipação de Entrada, deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, do dia 22 de fevereiro de 2019 até as 16 horas (horário oficial de Brasília) do dia 26 de fevereiro de 2019, para posteriormente, apresentar ao DRCA/UFMG toda a documentação e condições para ingressar em curso de graduação da UFMG e efetivar sua matrícula, conforme previsto no Edital Complementar ao Edital do processo seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2019 pelos candidatos selecionados por meio do SiSU.
ATENÇÃO
- Os candidatos selecionados para o segundo período letivo de 2019 deverão aguardar a divulgação do período do procedimento presencial, obrigatório, de apresentação dos documentos do Registro Acadêmico e Matrícula na página www.ufmg.br/sisu. Também devem ficar atentos aos procedimentos de antecipação de entrada que serão divulgados em www.ufmg.br/sisu
- Os candidatos que estiverem concorrendo à modalidade vaga reservada de pessoas com deficiência serão submetidos a análise obrigatória feita pela Banca de Verificação e Validação no ato do registro acadêmico.
- Os candidatos que estiverem concorrendo à modalidade vaga reservada destinada aqueles que se autodeclaram negros (pretos ou pardos) poderão ter sua condição confirmada por procedimento de heteroidentificação, realizado por Comissão designada pela Reitoria da UFMG (clique aqui para maiores informações)
Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em quaisquer das seguintes situações:
- • Não efetuar o registro acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/sisu do dia 22 de fevereiro de 2019 até as 16 horas (horário oficial de Brasília) do dia 26 de fevereiro de 2019;
- • Não comparecer ao procedimento obrigatório de apresentação da documentação do Registro Acadêmico e Matrícula nos dias 25 ou 26 de fevereiro de 2019 (de acordo com a escala de atendimento);
- • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência;
- • Não apresentar ao DRCA os originais e as cópias dos documentos exigidos para concorrer às vagas destinadas a modalidade vaga reservada conforme Edital complementar ao Edital do processo seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2019, dos candidatos selecionados pelo SiSU;
- • Não efetuar o procedimento de alteração do período de seu ingresso na UFMG, na data determinada para esse fim, se convocado para antecipar sua entrada para o primeiro período letivo de 2019;
- • Não cumprir os requisitos para a modalidade de vaga escolhida.
- • Recibo do registro acadêmico, realizado, via internet, no sistema da UFMG;
- • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou de ensino equivalente;
- • Histórico Escolar do Ensino Médio (no caso de candidato selecionado na modalidade vaga reservada, no Histórico Escolar deverá constar a comprovação de ter cursado todo o ensino médio em escola pública brasileira);
- • Documento de Identidade (no caso de candidato estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal, ou passaporte, com Visto Temporário de estudante válido);
- • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais; (clique aqui para emitir a certidão de quitação eleitoral);
- • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato do sexo masculino maior de 18 anos (a partir de 46 anos o candidato está dispensado da apresentação do documento);
- • CPF; (clique aqui para emitir o comprovante de inscrição no CPF);
- • Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira, preenchida e assinada – Lei 12.089/2009;
(Clique aqui para acessar o formulário); - • Uma fotografia 3×4, recente, isto é, tirada há menos de um ano (somente para os candidatos que estiverem apresentando documentação do Registro Acadêmico e efetivando a Matrícula por representante).
- • Declaração de que não cursou, em nenhum momento, parte do ensino médio em escola particular (somente para candidatos selecionados na modalidade vaga reservada que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, preenchida e assinada. (Clique aqui para acessar o formulário).
- Comprovantes de renda do núcleo familiar do candidato, de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição no Sisu (uma cópia). Ver Anexo II do Edital;
- Termo de responsabilidade preenchido e assinado. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Dados de identificação e composição familiar preenchido e assinado. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de isenção de Imposto de Renda preenchida e assinada, se for o caso. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de recebimento de pensão alimentícia preenchida e assinada, se for o caso. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de ausência de rendimentos preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de conta bancária preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de carteira de trabalho preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Comprovante de endereço recente em nome do candidato, ou de seu(s) representante(s) legal(is). (Clique aqui para acessar o formulário).
- Autodeclaração de pessoa com deficiência preenchida e assinada (clique aqui para acessar o formulário).
- Relatório médico, acompanhado dos exames para comprovação da deficiência, conforme estabelecido no Anexo I do Edital complementar (clique aqui para acessar uma sugestão de modelo)
- Carta consubstanciada para aquele candidato que se autodeclara negro (preto ou pardo) ou indígena, preenchida e assinada.
- Declaração de sua respectiva comunidade indígena sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas (somente para aquele autodeclarado indígena). (clique aqui para acessar o formulário)
- Comprovantes de renda do núcleo familiar do candidato, de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição no Sisu (uma cópia). Ver Anexo II do Edital;
- Termo de responsabilidade preenchido e assinado. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Dados de identificação e composição familiar preenchido e assinado. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de isenção de Imposto de Renda preenchida e assinada, se for o caso. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de recebimento de pensão alimentícia preenchida e assinada, se for o caso. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de ausência de rendimentos preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de conta bancária preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de carteira de trabalho preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Comprovante de endereço recente em nome do candidato, ou de seu(s) representante(s) legal(is). (Clique aqui para acessar o formulário).
- Autodeclaração de pessoa com deficiência preenchida e assinada (clique aqui para acessar o formulário).
- Relatório médico, acompanhado dos exames para comprovação da deficiência, conforme estabelecido no Anexo I do Edital complementar (clique aqui para acessar uma sugestão de modelo).
- Comprovantes de renda do núcleo familiar do candidato, de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição no Sisu (uma cópia). Ver Anexo II do Edital;
- Termo de responsabilidade preenchido e assinado. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Dados de identificação e composição familiar preenchido e assinado. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de isenção de Imposto de Renda preenchida e assinada, se for o caso. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de recebimento de pensão alimentícia preenchida e assinada, se for o caso. (Clique aqui para acessar o formulário);
- Declaração de ausência de rendimentos preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de conta bancária preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de carteira de trabalho preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Comprovante de endereço recente em nome do candidato, ou de seu(s) representante(s) legal(is). (Clique aqui para acessar o formulário).
- Carta consubstanciada para aquele candidato que se autodeclara negro (preto ou pardo) ou indígena, preenchida e assinada.
- Declaração de sua respectiva comunidade indígena sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas (somente para aquele autodeclarado indígena). (clique aqui para acessar o formulário)
- Comprovantes de renda do núcleo familiar do candidato, de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição no Sisu (uma cópia). Ver Anexo II do Edital.
- Termo de responsabilidade preenchido e assinado (clique aqui para acessar o formulário).
- Dados de identificação e composição familiar preenchido e assinado (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de isenção de Imposto de Renda preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de recebimento de pensão alimentícia preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de rendimentos preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de conta bancária preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Declaração de ausência de carteira de trabalho preenchida e assinada, se for o caso (clique aqui para acessar o formulário).
- Comprovante de endereço recente em nome do candidato, ou de seu(s) representante(s) legal(is). (Clique aqui para acessar o fornulário).
- Autodeclaração de pessoa com deficiência preenchida e assinada (clique aqui para acessar o formulário)
- Relatório médico, acompanhado dos exames para comprovação da deficiência, conforme estabelecido no Anexo I do Edital complementar (clique aqui para acessar uma sugestão de modelo)
- Carta consubstanciada para aquele candidato que se autodeclara negro (preto ou pardo) ou indígena, preenchida e assinada.
- Declaração de sua respectiva comunidade indígena sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas (somente para aquele autodeclarado indígena). (clique aqui para acessar o formulário)
- Autodeclaração de pessoa com deficiência preenchida e assinada (clique aqui para acessar o formulário)
- Relatório médico, acompanhado dos exames para comprovação da deficiência, conforme estabelecido no Anexo I do Edital complementar (clique aqui para acessar uma sugestão de modelo)
- Carta consubstanciada para aquele candidato que se autodeclara negro (preto ou pardo) ou indígena, preenchida e assinada.
- Declaração de sua respectiva comunidade indígena sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas (somente para aquele autodeclarado indígena). (clique aqui para acessar o formulário)
- Ver documentação para todos os candidatos classificados.
AGENDA DO CALOURO 2019 – 2ª CHAMADA DA LISTA DE ESPERA E 2ª ANTECIPAÇÃO DE ENTRADA
22 de fevereiro a 26 de fevereiro
Registro Acadêmico, via internet, pelos selecionados na 2ª Chamada da Lista de Espera e 2ª Antecipação de Entrada do SiSU/2019, na página www.ufmg.br/sisu
25 ou 26 de fevereiro
Procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e Matrícula dos selecionados na 2ª chamada da Lista de Espera e 2ª Antecipação de Entrada do SiSU/2019, apenas candidatos que ingressarão no primeiro período letivo de 2019, conforme escala de atendimento
25, 26 ou 27 de fevereiro
Requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos pelos selecionados na 2ª chamada da Lista de Espera e 2ª Antecipação de Entrada do SiSU/2019, apenas candidatos que ingressarão no primeiro período de 2019
25 de fevereiro
Início do primeiro período letivo de 2019
28 de fevereiro
Divulgação da relação de Registros e Matrículas confirmados na modalidade de vagas reservadas dos selecionados para o 1º período letivo de 2019
Atenção: os candidatos selecionados para o segundo período letivo de 2019 deverão aguardar a divulgação das datas para o procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e efetivação da Matrícula e acompanhar as antecipações de entrada, na página www.ufmg.br/sisu.
Os procedimentos para o Registro Acadêmico e Matrícula obedecerão as seguintes normas:
1. REGISTRO ACADÊMICO
O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga obtida no SISU/UFMG 2019. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.
Para concluir o processo do seu Registro Acadêmico e efetivar sua Matrícula, será obrigatório a apresentação da documentação completa, conforme a listagem abaixo.
Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:
1.1 Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente, na página www.ufmg.br/sisu, do dia 22 de fevereiro de 2019 até as 16 horas (horário oficial de Brasília) do dia 26 de fevereiro de 2019. Para acessar o Registro Acadêmico, via internet, é necessário utilizar seu número de CPF e a sua data de nascimento.
Se necessário, o acesso à internet poderá ser feito na sala de microcomputadores disponibilizada pela UFMG, nos dias 25 de fevereiro, das 8 às 11 horas e 26 de fevereiro de 2019, das 13 as 17 horas, ao dia 13 de fevereiro de 2019, no CENTRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS (CAD-2) – Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais ou na Seção de Ensino do Instituto de Ciências Agrárias, Campus Regional da UFMG – Avenida Universitária, 1000, Bairro Universitário, Montes Claros/MG.
1.2 Comparecer à UFMG para o procedimento presencial, obrigatório, de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e efetivação de sua Matrícula nos dias 25 ou 26 de fevereiro de 2019, (de acordo com a escala de atendimento) apresentando:
Documentação para todos os candidatos selecionados:
Original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:
Os candidatos selecionados para as vagas de ampla concorrência que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.
Os candidatos selecionados para as vagas de ampla concorrência, que forem ex-alunos da UFMG e ingressaram na UFMG a partir de 1991, poderão apresentar o Histórico Escolar de graduação original e oficial expedido pela Unidade Acadêmica (Faculdade/Escola/Instituto) em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar.
Documentação específica para os candidatos selecionados na modalidade vaga reservada
I – Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, com deficiência e com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
Instruções para o preenchimento dos formulários para análise socioeconômica. (Clique aqui para acessar as instruções).
(clique aqui para acessar o formulário para candidato negro (preto ou pardo).
(clique aqui para acessar o formulário para candidato indígena).
II – Candidatos com deficiência e com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
Instruções para o preenchimento dos formulários para análise socioeconômica (clique aqui para acessar as instruções).
III – Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012)
Instruções para o preenchimento dos formulários para análise socioeconômica. (Clique aqui para acessar as instruções);
(clique aqui para acessar o formulário para candidato negro (preto ou pardo).
(clique aqui para acessar o formulário para candidato indígena).
IV – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
Instruções para o preenchimento dos formulários para análise socioeconômica (clique aqui para acessar as instruções).
V – Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
(clique aqui para acessar o formulário para candidato negro (preto ou pardo).
(clique aqui para acessar o formulário para candidato indígena).
VI – Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
VII – Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, que independentemente da renda (art. 14.II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
(clique aqui para acessar o formulário para candidato negro (preto ou pardo).
(clique aqui para acessar o formulário para candidato indígena).
VIII – Candidatos, que independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (Lei 12.711/2012):
2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
A efetivação da matrícula é um ato acadêmico também obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados, para a ocupação da vaga. A matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso, na mesma data, horário e local do procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico.
2.1 Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem, nos dias 25, 26 ou 27 de fevereiro de 2019, apenas para candidatos que ingressarão no primeiro período de 2019.
2.2 Os candidatos que obtiverem a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos deverão efetuar a reformulação de sua matrícula nos Colegiados dos Cursos.
3. PROCEDIMENTO PRESENCIAL DO REGISTRO ACADÊMICO E EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA POR REPRESENTANTE
3.1 Com exceção dos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, o procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.2 acima e a sua própria Cédula de Identidade.
3.2 Todos os formulários deverão ser preenchidos e assinados pelos candidatos. No caso de formulário sem assinatura, o representante só poderá assinar em nome do candidato, se apresentar procuração pública outorgando a ele esse direito.
3.3 Os candidatos, cujos procedimentos presenciais de apresentação de documentos do Registros Acadêmicos e Matrícula que forem feitos por representantes, ficarão com pendência de coleta de fotografia, e serão convocados posteriormente para realizarem esse procedimento. Caso não compareçam estarão impedidos de realizarem a matrícula do período letivo subsequente.
4. USO DO NOME SOCIAL NA UFMG
Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG, nos termos da Resolução 09 /2015 de 07 de julho de 2015, deverão preencher o requerimento. Clique aqui para acessar o formulário e apresentá-lo no momento do procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico e Matrícula.
5. LOCAIS PARA ATENDIMENTO DO PROCEDIMENTO PRESENCIAL DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATRÍCULA
Cursos sediados em Belo Horizonte
Cursos sediados em Montes Claros