Mostra Sua UFMG: faça um tour virtual e conheça as oportunidades oferecidas pelos 91 cursos de graduação

Praça de Serviços, campus Pampulha, em imagem feita por drone (Crédito: Quando Narrativas)

Conhecer os campi da UFMG, suas salas de aula, laboratórios, espaços de convivência, lazer ou prática de esportes, áreas verdes, museus, cantinas e bibliotecas. Interagir com colegas da educação básica, estudantes universitários, professores e ex-alunos que já estão no mercado de trabalho. Obter informações sobre os 91 cursos de graduação e as inúmeras atividades complementares que garantem uma formação ampla e diferenciada. Tomar ciência de que a Universidade oferece políticas de inclusão, acessibilidade e assistência que favorecem a permanência dos estudantes em seus campi.

Esse ambiente de interação, que antes da pandemia de covid-19 era construído, de forma presencial, durante a Mostra Sua UFMG, será preservado neste ano com recursos como sobrevoo das unidades acadêmicas por meio de imagens geradas por drones, incursões pelos prédios em imagens em 360º, webstories sobre cada curso e até um game que leva o estudante a descobrir quem é ele na Universidade.

Acesse aqui o site da Mostra Sua UFMG

“Nossa intenção é manter a conexão e a troca entre a comunidade universitária e a educação básica, auxiliar os estudantes, especialmente os do ensino médio, em suas escolhas profissionais, além de apresentá-los às inúmeras atividades complementares oferecidas pela UFMG que enriquecerão sua formação”, afirma a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira. Ela acredita que, assim, estará mantida uma tradição de aproximação com os estudantes que já dura mais de 15 anos – desde 2004, o evento ocorre em formato presencial, com exceção dos anos de 2011, 2012 e 2013, quando foi realizado em formato virtual. Em 2019, em sua última edição presencial, a mostra reuniu cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha.

Em 2020, o evento foi interrompido em razão da emergência pública provocada pela pandemia de covid-19, mas, como destaca a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a Universidade não poupou esforços para se apresentar aos estudantes. “A UFMG está se desdobrando para chegar aos nossos adolescentes, de modo a manter vivo o sonho de uma formação em uma universidade de excelência e cada vez mais inclusiva. Sabemos que o ano escolar de 2020 foi difícil para todos, mas, com a realização da Mostra Sua UFMG logo no início do ano letivo de 2021, queremos passar uma mensagem de esperança, resiliência e solidariedade. A UFMG é sua. A UFMG é de cada um que sonha com ela”.

Fonte: Portal UFMG.