11/04: Universidade, conhecimento e democracia

Data: 11 de abril de 2019

Local: Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG – Auditório 1

Vagas: 150 lugares

Convidado: João Carlos Salles (Reitor da UFBA; Depto. de Filosofia da UFBA)

Título: “Universidade, Conhecimento e Democracia”

Sinopse: A vida universitária parece solicitar, mas também repelir aspectos importantes das relações democráticas. Procuramos indicar: (i) a complementariedade entre experiências de democracia direta e de democracia representativa no convívio e gestão institucionais; (ii) relacionar autonomia à exigência de democracia; (iii) mostrar que, entre suas singularidades, a universidade é chamada a produzir o mérito que a define; e, enfim, (iv) sugerir a necessidade de assimetrias que, não obstante sua natureza aparentemente pouco democrática, não podem nem devem ser simplesmente negadas. Em todas as situações, a democracia não é um dado, mas sim uma construção permanente. Como um dado ou mera formalidade, a democracia é estranha à universidade e se torna letra morta ou um protocolo de destruição. Entretanto, como uma missão permanente, é um valor universal, que devemos reinventar e bem matizar, no início, fim e meio, em cada momento e em todas as estações do nosso caminho.