Ciclo ‘Tempos presentes’ recebe João Carlos Salles, reitor da UFBA

quinta-feira, 11 de abril de 2019, às 12:38

João Salles: diálogo entre formas de democracia
Jorge Cardoso/Ministério da Defesa

Para tratar do tema Universidade, Conhecimento e Democracia, a UFMG receberá, nesta quinta-feira, 11 de abril, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles. Ele será o segundo acadêmico a palestrar no ciclo de conferências Tempos presentes, que recebe pensadores vinculados à UFMG e a outras instituições do Brasil e do exterior, com o objetivo de abordar questões contemporâneas relacionadas a academia, à política, à sociedade e à comunicação. O evento ocorre no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 11h.

Com formação em filosofia, o professor baiano vai abordar, entre outros aspectos, a correlação entre experiências de democracia direta e de democracia representativa no convívio e gestão institucionais, com ênfase na multiplicidade de formas de exercício democrático reconhecidas no tecido universitário. “Da assembleia direta às representações mais indiretas, todas essas formas devem dialogar, uma vez que são responsáveis por conservar e fazer conviver, em bom atrito, conselhos e comissões, reuniões de departamento e congregações, disputas sindicais e debates científicos”, afirma João Carlos, em artigo que serve de base para sua exposição.

Sobre o papel da Universidade na promoção desse tipo de debate, o professor Ricardo Takahashi, assessor especial da Reitoria e responsável pela organização, observou que a universidade é espaço de reflexão qualificada, capaz de abrigar ampla diversidade de temas e de pontos de vista. “É o lugar do debate acadêmico e social, que atinge público cada vez mais diverso”.

A conferência inaugural do ciclo Tempos presentes, no dia 27 de março, foi feita pelo professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG)