Entenda seu Percurso Curricular
As Normas Gerais da Graduação da UFMG estabelecem termos e conceitos importantes para entender o funcionamento da graduação. Saiba mais:
Atividades Acadêmicas Curriculares
As Atividades Acadêmicas Curriculares são unidades de formação que, articuladas com as Estruturas Formativas, constituem os Cursos de Graduação que conduzem os discentes à obtenção de grau.
As atividades acadêmicas curriculares acontecem em prazos definidos e são divididas em cinco tipos: disciplina, projeto, programa, estágio e evento.
Para mais informações, confira o Título II e III das Normas Gerais de Graduação (NGG).
Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACCs)
As Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACCs) consistem na integralização curricular de atividades variadas, com o objetivo de garantir que os estudantes, ao longo da trajetória acadêmica, percorram os três grandes eixos da graduação na UFMG: ensino, pesquisa e extensão.
O Colegiado de cada curso define a quantidade de créditos e a carga horária que devem ser cumpridas pelos discentes durante a graduação.
Atividades Acadêmicas Complementares
As Atividades Acadêmicas Complementares são promovidas para assegurar a participação dos estudantes do turno noturno em atividades suplementares a sua formação. As atividades consistem em palestras, mesas redondas, cursos, oficinas e outras iniciativas que geram certificados de participação aos estudantes.
As data das atividades são definidas no Calendário Escolar. Para mais informações, acesse a página da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
Atividades Obrigatórias
As Atividades Obrigatórias são as atividades acadêmicas curriculares definidas como imprescindíveis pelo Colegiado do curso. Assim, os discentes necessariamente cursarão essas atividades durante o seu percurso acadêmico.
Atividades Optativas
As Atividades Optativas são atividades acadêmicas curriculares criadas com o objetivo de complementar, aprofundar ou atualizar os conhecimentos ministrados no curso. As atividades optativas permitem que os discentes do mesmo curso desenvolvam diferentes trajetos acadêmicos.
Assiduidade nas Atividades Acadêmicas
A Assiduidade nas Atividades Acadêmicas se refere à presença dos estudantes nas atividades em que estão matriculados.
A assiduidade é considerada suficiente quando o discente comparece a 75% (setenta e cinco por cento) da programação da atividade acadêmica, sendo vedado o abono de faltas, salvo nas situações previstas em lei. O estudante cuja assiduidade for insuficiente será reprovado na respectiva atividade acadêmica curricular.
Avaliação do Desempenho
A Avaliação do Desempenho do discente em uma atividade acadêmica curricular é representada por uma nota, expressa como um número inteiro em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) e a indicação de assiduidade, classificada como suficiente ou insuficiente.
Cada avaliação está associada a um conceito, seguindo a seguinte escala:
- 90 (noventa) a 100 (cem) pontos e assiduidade suficiente: conceito A;
- 80 (oitenta) a 89 (oitenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito B;
- 70 (setenta) a 79 (setenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito C;
- 60 (sessenta) a 69 (sessenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito D;
- 40 (quarenta) a 59 (cinquenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito E;
- Abaixo de 40 (quarenta) pontos ou assiduidade insuficiente: conceito F.
Estruturas Formativas
As Estruturas Formativas são conjuntos articulados de atividades acadêmicas curriculares compartilhadas por vários cursos. As estruturas formativas são classificadas em: tronco comum e formação complementar.
Para mais informações, confira o Título II e IV das Normas Gerais de Graduação (NGG).
Exame Especial
O Exame Especial é uma atividade avaliativa que pode ser aplicada aos alunos que atingiram, em uma atividade acadêmica curricular, o conceito E: 40 (quarenta) a 59 (cinquenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito E.
O exame permite que o discente melhore a nota final obtida, conseguindo a aprovação. A nota final da atividade, no histórico escolar, será:
- Igual a 60 (sessenta), caso a nota do exame especial seja maior que ou igual a 60 (sessenta);
- Igual à do exame especial, caso esta seja menor que 60 (sessenta) e maior que a nota anterior; e
- Igual à nota anterior, caso esta seja maior que a do exame especial.
Formação Complementar
A Formação Complementar refere-se a estruturas fundamentadas a partir de eixos temáticos, disponibilizadas para estudantes de diferentes cursos. Com o objetivo de oferecer conhecimentos e habilidades que constituem um campo de competência, a formação complementar deve ter um projeto e uma estrutura curricular, com regras de integralização próprias.
Para mais informações consulte o Art. 5º das Normas Gerais da Graduação ou acesse o site da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
Formação em Extensão Universitária
A Formação em Extensão Universitária refere-se ao conjunto de atividades acadêmicas curriculares, que permitem aos estudantes da graduação, a integralização de créditos por meio da participação em atividades de extensão universitária.
As estrutura curriculares dos cursos de graduação devem prever a integralização do percentual mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária total para a formação em extensão.
Para mais informações, acesse o site da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) ou consulte o Colegiado do seu curso.
Formação Livre
A Formação Livre corresponde a atividades acadêmicas curriculares que o estudante deve cursar em outros cursos e/ou unidades acadêmicas. A iniciativa possibilita uma formação mais completa e interdisciplinar aos estudantes de graduação, oferecendo a oportunidade de estudar áreas diversas do conhecimento.
A matrícula em formação livre ocorrem na terceira fase da matrícula, com datas previstas no Calendário Escolar. O Colegiado de cada curso define a quantidade de créditos que devem ser obtidos em Formação Livre.
Habilitação
A Habilitação consiste no percurso curricular de um curso, em que são associados um conjunto específico de atribuições profissionais, comum a todos os graduados do curso.
Para informações sobre escolha, mudança e outros tópicos, consulte o Colegiado do curso.
Histórico Escolar
O Histórico Escolar registra a vida acadêmica do estudante no decorrer da sua vinculação com a UFMG. O estudante pode acessar o histórico escolar via sistema SiGA.
Integralização de Créditos
A Integralização de Créditos consiste na contabilização dos créditos obtidos durante o percurso acadêmico. Os créditos são adquiridos pelo cumprimento das disciplinas previstas na grade curricular de cada curso, mas o estudante também contabiliza créditos participando de atividades acadêmicas complementares, de eventos científicos, de projetos de extensão e outras iniciativas universitárias.
As informações sobre a quantidade de créditos a ser integralizados podem ser consultados com o Colegiado de cada curso.
Plano de Estudos
O Plano de Estudos é um sistema online que permite aos estudantes planejar, adicionar, mover e excluir atividades do seu percurso acadêmico, de acordo com os pré-requisitos de integralização do curso.
Os discentes podem fazer alternações no “Plano Simulado” durante todo o semestre, porém durante um período específico, determinado no Calendário Escolar, o discente reformula o plano principal, que será aprovado pelo Colegiado.
Nota Semestral Global (NSG)
A Nota Semestral Global (NSG) é um número atribuído em cada período letivo, correspondente à media das notas obtidas pelo estudante nas atividades acadêmicas curriculares que cursou, ponderadas pelo número de crédito dessas atividades.
As NSGs de cada período são registradas no histórico escolar do estudante. Três períodos letivos, consecutivos ou não, com NSG menor que 50 (cinquenta) é um dos critérios para o desligamento do discente, de acordo com a Seção III das Normas Gerais de Graduação.
Núcleo Específico
O Núcleo Específico organiza os saberes específicos do curso, priorizando que os estudantes adquiram e exercitem conhecimentos e habilidades essenciais em suas respectivas áreas de atuação.
Todo percurso curricular deve incluir, ao menos, o núcleo específico e um segundo núcleo. Para mais informações consulte os Arts. 42 e 43 das Normas Gerais de Graduação.
Núcleo Complementar
O Núcleo Complementar articula atividades acadêmicas curriculares de áreas distintas, permitindo que os estudantes adquiram conhecimento de outros campos do conhecimento além dos tradicionalmente relacionados aos seus respectivos cursos.
Para mais informações consulte os Arts. 44 e 45 das Normas Gerais de Graduação.
Núcleo Geral
O Núcleo Geral reúne atividades curriculares que abordam temas de interesse amplo, focando na formação intelectual, crítica e cidadã dos estudantes.
Para mais informações consulte o Art. 46 das Normas Gerais de Graduação.
Núcleo Avançado
O Núcleo Avançado oferece, para os alunos dos cursos de graduação, vagas nas atividades acadêmicas integrantes dos cursos da pós-graduação.
Para mais informações consulte o Art. 47 das Normas Gerais de Graduação.
Tempo Máximo de Integralização (TMI)
O Tempo Máximo de Integralização (TMI) é o período máximo que o estudante dispõe para para concluir o curso de graduação.
O TMI pode variar a depender da forma de ingresso, estrutura formativa, aproveitamento de estudos e outros fatores. Para mais detalhes sobre o cálculo do TMI, confira a Seção II das Normas Gerais da Graduação.
Para conferir o vídeo institucional, com recursos de acessibilidade, divulgado pela UFMG sobre o cálculo do TMI, clique aqui.
Tempo Máximo de Integralização Recalculado (TMIR)
O Tempo Máximo de Integralização Recalculado (TMIR) refere-se ao novo cálculo do tempo máximo de conclusão do curso, importante para o estudante que integralizar atividades acadêmicas curriculares por aproveitamento de estudos.
Para mais detalhes sobre o cálculo do TMIR, confira a Seção II das Normas Gerais da Graduação.
Para conferir o vídeo institucional, com recursos de acessibilidade, divulgado pela UFMG sobre o cálculo do TMIR, clique aqui.
Tronco Comum
O Tronco Comum refere-se a estruturas construídas a partir de eixos temáticos compartilhados por cursos da mesma área de conhecimento. O objetivo principal é oferecer atividades acadêmicas curriculares comuns ou que permitam atuação conjunta de diversos cursos.
Para mais informações consulte o Art. 5º das Normas Gerais da Graduação ou acesse o site da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).