Estrutura Curricular na Graduação

A formação de um estudante de graduação da UFMG envolve articulação com a investigação científica, tecnológica, artística e cultural; interação com a realidade social, econômica, cultural e ambiental do país e do mundo; atualização constante nas áreas de conhecimento, flexibilidade curricular e integração entre os diversos cursos de graduação e com o ensino de pós-graduação.

Para isso o ensino de graduação foi organizado em atividades acadêmicas curriculares, estruturas formativas e cursos, como explicado abaixo:

  • Atividades acadêmicas curriculares  – tem prazo determinado e são divididas em: disciplinas, projeto, programa, estágio e evento.
  • Estruturas formativas – conjuntos articulados de atividades acadêmicas curriculares comuns a vários cursos para formação de competências e habilidades. São divididas em dois tipos: tronco comum (articuladas em torno de eixos temáticos comuns a cursos de determinado campo do conhecimento) e formação complementar (disponíveis para estudantes de cursos diversos, devem ter um projeto e estrutura curricular com regras de integralização próprias – a Formação Transversal é um tipo especial).
  • Cursos – atividades acadêmicas curriculares e estruturas formativas que, articuladas segundo um Projeto Pedagógico, conduzem a obtenção de grau (Bacharelado, Licenciatura ou Superior em Tecnologia).

Os cursos e estruturas formativas  podem se organizar tendo como referência três formatos pedagógicos:

  • Ensino presencial: as atividades são desenvolvidas em sua maior parte em encontros presenciais dos estudantes com o (os) docente (s) responsável (is), em horários e locais preestabelecidos.
  • Ensino a distância: a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação que permitam a estudantes e professores desenvolver atividades educativas em lugares ou tempos diversos, com atividades presenciais obrigatórios conforme legislação vigente
  • Ensino em alternância: as atividades acadêmicas curriculares são desenvolvidas alternando períodos nos quais as turmas das atividades acadêmicas curriculares encontram-se reunidas em um só local e a carga horária é desenvolvida de forma concentrada e períodos nos quais as turmas das atividades acadêmicas curriculares encontram-se geograficamente dispersas junto a comunidades ou locais de trabalhos externos à UFMG e a carga horária é disposta de forma a se compatibilizar com o regime de funcionamento próprio desses locais.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular de um curso é a articulação de atividades curriculares e de estruturas formativas para constituir os percursos curriculares, que propiciam diferentes trajetórias  de formação de estudantes e com especificidade temática caracterizada por determinados conhecimentos, habilidades e atitudes próprios ao perfil do egresso do curso.

A organização das estruturas curriculares é por núcleos:

  • Específico: constituído pelos saberes característicos do curso, por meio de atividades acadêmicas curriculares de natureza obrigatória e optativa. Contempla a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desenvolvimento de competências esperadas na área de atuação do egresso.
  • Complementar: pemite ao estudante adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes  em campos do conhecimento diferentes  daqueles que são característicos do seu curso.  A formação complementar pode ser escolhida dentre aquelas já ofertadas (como a formação transversal) ou pode ser aberta, quando a escolha  e ordenação das atividades acadêmicas curriculares forem propostas pelo estudante ao Colegiado do Curso, ao qual competirá a aprovação.
  • Geral: composto por atividades acadêmicas curriculares que abordem temas de amplo interesse, orientadas para a formação intelectual, crítica e cidadã, em um sentido amplo. Podem estar na estrutura curricular já com esse objetivo ou serem escolhidas pelo estudante entre as que ofertarem vagas para estudantes de todos os cursos.
  • Avançado: formado por atividades acadêmicas curriculares integrantes de currículos de cursos de pós-graduação.

Todo percurso curricular previsto em uma estrutura curricular deverá incluir, no mínimo, o núcleo específico e um segundo núcleo, dentre os listados acima, como mostra a imagem abaixo:

As informações mais detalhadas podem ser encontradas nos links abaixo:

Título I, Título II e Título V (Capítulo II) das Normas Gerais de Graduação

Regras Acadêmicas, item 8 – Portal da UFMG