Busca no site da UFMG

Nº 1541 - Ano 32
28.07.2006

Novas mídias

A UFMG inaugurou, nesta sexta, 28, o Centro de Convergência de Novas Mídias, ambiente multidisciplinar que abrigará pesquisas em praticamente todas as áreas do conhecimento. Provisoriamente instalado no prédio da Unidade Administrativa 2 (UA2), no campus Pampulha, próximo à entrada da avenida Abraão Caran, o Centro já tem garantido o repasse de R$ 500 mil, por meio do edital CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a construção da sede definitiva, em espaço em frente à UA2.

A base de funcionamento do Centro é o Laboratório Visual de Autodesempenho. Trata-se de um conjunto de equipamentos no valor de R$ 1 milhão, doados à UFMG pela IBM. As máquinas são equipadas com placas de vídeo de alta resolução, que permitem a visualização de estrutura microscópicas complexas, ou mesmo a execução de plantas de avião e de usinas. A estação de trabalho tem 23 máquinas e nove monitores, que formam tela de nove metros quadrados.

De acordo com um dos coordenadores do Centro, professor Wagner Meira Júnior, o equipamento será utilizado em diversos projetos que necessitam de imagens de alta resolução. “Inicialmente, cerca de 60 pesquisadores de 20 projetos de pesquisa da Universidade farão uso das instalações, que também terão uso didático”, afirma.

Segundo o professor Dorgival Guedes, outro coordenador do Centro, o equipamento chegou à UFMG em forma de premiação que a IBM concede a instituições de todo o mundo. “É a primeira vez que esse prêmio é dado para uma Universidade na América Latina”, informa.

Extensão universitária

Estão abertas as inscrições para o 3o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), programado para acontecer na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 23 a 25 de outubro. O evento é aberto à participação de professores, estudantes, funcionários técnicos e administrativos das instituições de ensino superior, além do público em geral. Sob o tema Sustentabilidade: criando tecnologias, inovando resultados, o 3o CBEU pretende fortalecer a interação das instituições universitárias com a comunidade, a partir do desenvolvimento de trabalhos de extensão focados na redução das vulnerabilidades e na promoção da inclusão social. O prazo para inscrição em cursos e submissão de trabalhos já está aberto. Informações podem ser obtidas no sítio do Congresso: www.cbeu.ufsc.br.


Professor Emérito

O professor Alcino Lázaro da Silva recebe, em 24 de agosto, o título de Professor Emérito. A indicação foi feita pela Congregação da Faculdade de Medicina, unidade na qual Alcino Lázaro da Silva exerceu suas atividades de docência. A solenidade de outorga está programada para as 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, à avenida Alfredo Balena, 190. Apesar de ter se aposentado recentemente, o professor ainda atua como orientador na pós-graduação, dando aulas no internato rural e participando de encontros científicos. Com doutorado e pós-doutorado em cirurgia, Lázaro da Silva recebe o título pelo excepcional trabalho na área de sua especialidade, para a qual contribuiu tanto como professor, pesquisador e cirurgião. Entre tais contribuições, desenvolveu técnicas de cirurgia que tiveram grande aceitação em todo o mundo, como a de correção de hérnia incisional. Escreveu diversos livros, dois dos quais tornaram-se referência para estudantes e médicos: Tratado de Hérnia e Cirurgia de Urgência.

O título de Professor Emérito é concedido a docentes aposentados, cujos serviços ao magistério e à pesquisa universitária são considerados de grande relevância.

Manuelzão

O trabalho Estratégias de mobilização para ações ambientais: uma parceria universidade-comunidade, desenvolvido pelo Núcleo Manuelzão Integrado Engenho Nogueira, será apresentado no 11o Congresso Mundial de Saúde Pública e 8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontecem no Rio de Janeiro, 21 e 25 de agosto.

 

Ipes na Web

Está disponível na internet o sítio do Fórum da Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes). Produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), o endereço eletrônico abre, ao usuário, informações e dados detalhados de todas as 14 instituições que integram o Fórum. As páginas trazem textos de apresentação da entidade, lista dos cursos de graduação, programas de pós-graduação e a relação de cidades onde são desenvolvidas atividades de ensino e/ou extensão.

O sítio permite, ainda, conhecer os números das instituições de ensino, tais como quantidade de alunos, professores, funcionários e outros de desempenho, como procedimentos médicos realizados nos hospitais universitários a cada ano. O internauta pode identificar os locais de realização das atividades, por meio de um mapa de Minas Gerais, disponível no endereço.

O sítio das Ipes está abrigado no endereço: www.ufmg.br/ipes.