Busca no site da UFMG

Nº 1546 - Ano 32
04.09.2006

Sexta Doze e Trinta

Um show de voz e violão, uma coreografia que explora ao máximo a tensão vivida por quatro “personagens-bailarinos” e um espetáculo que resgata sonoridades regionais são as atrações de setembro da programação do Sexta Doze e Trinta, programa realizado no Centro Cultural UFMG, que busca levar produções artísticas de qualidade para o público que freqüenta a região central de Belo Horizonte.

No dia 15, a cantora Marilane Santos, apresenta, em seu show, o resultado de sua minuciosa pesquisa musical de ritmos e sons brasileiros. Já no dia 22, a atração é o prestigiado Camaleão Grupo de Dança, com a coreografia Quatro, que apresenta o retrato de quatro personagens em trajetórias viscerais tomadas pela pressão psicológica. A programação do mês se encerra no dia 29 com o grupo musical Teto Preto, cujo trabalho alia o resgate de sons regionais – congado, folia de reis, ciranda de roda e cantigas populares – a ritmos mais “universais”, como rock, blues, black music e MPB.

Promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pelo Centro Cultural, o programa é realizado às sextas-feiras, 12h30, no auditório do órgão, localizado à avenida Santos Dumont, 174. A entrada é franca.

Violões solistas

Divulgação

Luiz Maia: acesso maciço

Um dos precursores do ensino de violão em Belo Horizonte, o radialista e violonista Sebastião Idelfonso (foto) está de volta com novo show: Violões solistas, que será apresentado nesta quarta, dia 6, na Praça de Serviços, dentro do Programa Quarta e Doze e Trinta. Dessa vez, Idelfonso divide o palco com Antônio Barcelos e com o filho, Adriano Tomé, funcionário do Colégio Técnico da UFMG.

Do ponto de vista conceitual, o show é dividido em dois momentos: no primeiro, predomina a escola do violão brasileiro, com músicas de Américo Jacomino (Canhoto), João Pernambuco, Mozart Bicalho e João Pinheiro. No segundo, o show assume característica mais clássica com interpretações de composições de Augustín Barrios e Isaac Albeniz.

O Programa é realizado toda quarta-feira, às 12h30, no campus Pampulha. A promoção é da Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.



Fump nas reuniões de Congregação

Desde o início deste semestre, o presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), professor Tasso Moraes e Santos, participa das reuniões de Congregação das unidades acadêmicas da UFMG. Sua presença tem o objetivo de esclarecer e divulgar junto aos diretores os fundamentos da política assistencial da entidade.

As apresentações também expõem as propostas da atual gestão da Fump e os programas assistenciais previstos no estatuto da Universidade. A expectativa é de que todas as unidades sejam visitadas até dezembro.

Prêmio Jovem Cientista

Gestão sustentável da biodiversidasde – desafio do milênio é o tema da 23ª edição do Prêmio Jovem Cientista. As inscrições dos trabalhos científicos são individuais e podem ser feitas, até 30 de novembro, em uma das cinco categorias: graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, mérito institucional e menção honrosa. Ao todo, a iniciativa distribuirá prêmios de R$ 160 mil.

O Prêmio Jovem Cientista é patrocinado pelo CNPq, Grupo Gerdau, pela Eletrobrás/Procel e Fundação Roberto Marinho. Mais informações sobre forma de inscrição, documentação e edital do concurso no endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

Técnicos de Nível Superior

O campus Pampulha sediará, entre os dias 12 e 13 de setembro, o IV Fórum Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior. O evento, marcado para o auditório da Reitoria, discutirá temas como reforma universitária e situação dos hospitais universitários; plano de capacitação; metas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; situação dos técnicos de nível superior (TNS) no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

As inscrições podem ser feitas na página www.ufmg.br/ns. A taxa de inscrição, no valor de R$ 20, deve ser paga no ato de credenciamento, na abertura do Fórum. Mais informações pelo telefone (31)3499-4496.