Busca no site da UFMG

Nº 1546 - Ano 32
04.09.2006

Pesquisa de aluno da UFMG vence concurso
sobre Portal de Periódicos da Capes

Ana Rita Araújo

dissertação Uso de periódicos eletrônicos: um estudo do Portal de Periódicos da Capes na Universidade Federal de Minas Gerais, de autoria de Luiz Cláudio Gomes Maia, foi a vencedora, na categoria aluno de mestrado, do concurso promovido pela Capes sobre a Influência do Portal de Periódicos na Pós-Graduação Brasileira. A Capes premiou, com R$ 3 mil, trabalhos em quatro categorias: pesquisador-docente, estudante de doutorado, estudante de mestrado e melhor trabalho de bibliotecário.
Foca Lisboa

Luiz Maia: acesso maciço

Luiz Maia investigou como 153 professores de todos os cursos da UFMG usam o Portal. “Perguntei, por exemplo, se o pesquisador faz download do material, se lê na tela ou se imprime”, explica Maia, que defendeu sua dissertação em julho de 2005. Além da satisfação com a qualidade dos periódicos, Maia detectou alto índice de acesso. Nada menos que 47,3% dos entrevistados visitam constantemente mais de cinco periódicos eletrônicos. O maior índice foi registrado entre pesquisadores de Ciências Biológicas, onde 61,3% disseram utilizar o serviço diariamente. Já a menor freqüência está entre os professores da área de Lingüística, Letras e Artes.

A influência do Portal de Periódicos da Capes nas pesquisas realizadas na UFMG pôde ser avaliada também por meio dos depoimentos coletados por Maia. “O Portal pode ter sido o maior e melhor investimento recente em ciência neste país, especialmente pelo alcance a regiões remotas”, opinou um dos docentes que participaram do levantamento.

Ao procurar descobrir se o Portal alterou o modo como a pesquisa é feita na Universidade, Luiz Cláudio Gomes Maia também avaliou a idade, o tempo de docência e o domínio de informática dos professores.

Em domicílio
Apesar da satisfação com o conteúdo, os pesquisadores queixaram-se de problema hoje já resolvido na UFMG – a ausência, à época, de acesso domiciliar ao Portal. Segundo Luiz Maia, 35% dos entrevistados sugeriram a mudança, implementada em abril deste ano. O acesso domiciliar oferece maior autonomia ao pesquisador, que escolhe a hora e o local em que vai trabalhar. Fruto de negociação entre a diretoria do Sistema de Bibliotecas da UFMG e a Capes, a forma de acesso é permitida por meio de senha do Grude e utilização do serviço de Proxy html, disponível na página do Centro de Computação (Cecom) da UFMG. Antes do acordo, o acesso ao Portal era feito de qualquer máquina da Universidade, e as consultas domiciliares, abertas apenas a assinantes do sistema Way.

O concurso sobre a Influência do Portal de Periódicos na Pós-Graduação Brasileira foi lançado em dezembro de 2005, para estimular e reconhecer o trabalho científico e tecnológico dos pesquisadores e os benefícios obtidos pela facilidade das coleções disponíveis no Portal de Periódicos. Os trabalhos foram julgados por comissão composta por representantes da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Unicamp e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Para o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, a realização desse concurso permitiu que o Portal ampliasse sua função. “Além de ser uma fonte de pesquisa e informação, ele converteu-se em objeto de estudo. Quanto mais as pessoas estudarem e conhecerem esse serviço, mais oportunidades teremos de fortalecê-lo e aperfeiçoá-lo”, destaca.

Criado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual, de fácil acesso à informação científico-tecnológica mundial, que alcança professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoal técnico-administrativo de 182 instituições. O serviço oferece, atualmente, 10.423 periódicos com textos completos em todas as áreas do conhecimento e 120 bases de dados referenciais.

Vencedores
O vencedor na categoria de pesquisador-docente foi Gláucio Ary Dillon Soares, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), com o trabalho O uso do Portal de Periódicos Capes em Sociologia e Ciência Política.

Na categoria de bibliotecário, o ganhador foi João de Melo Maricato, da Unesp, que apresentou o trabalho A área de plasma no Brasil e o impacto do Portal de Periódicos da Capes em seu desenvolvimento: um estudo cienciométrico a partir dos Grupos de Pesquisa Cadastrados no CNPq.

Na categoria aluno de doutorado o vencedor foi Noboru Jo Sa-Kabe, da USP, com o trabalho A Influência do Portal de Periódicos da Capes na Pós-Graduação Brasileira – Análise da cobertura do Portal de Periódicos da Capes baseada na disponibilidade de artigos em publicações de alto nível.

Dissertação: Uso de periódicos eletrônicos: um estudo do Portal de Periódicos da Capes na Universidade Federal de Minas Gerais
Unidade: Escola de Ciência da Informação
Autor: Luiz Cláudio Gomes Maia
Orientadora: Beatriz Cendón Valadares
Acesso: o trabalho de Luiz Maia está disponível na Internet na página www.luizmaia.com.br/download/capes.pdf