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Nº 1552 - Ano 33
16.10.2006

É um cometa?

Desenvolvido na Engenharia Mecânica, avião-conceito CEA 308 pode bater recorde mundial de velocidade

Maurício Guilherme Silva Jr.

o dia 23 de outubro de 1906, às 16h45, em Bagatelle, na França, centenas de pessoas presenciaram, maravilhadas, ao primeiro vôo do 14 Bis, avião projetado por Santos Dumont. Cem anos após a iniciativa inovadora, na mesma data da decolagem histórica, o espírito visionário do inventor mineiro estará simbolicamente materializado no campus Pampulha.

Divulgação

A partir das 18h da próxima segunda-feira, dia 23, no saguão da Reitoria, o protótipo CEA 308, desenvolvido por estudantes e professores do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, será apresentado à comunidade universitária.

Construído com materiais compostos e madeira, o CEA 308 é um avião-conceito que buscará bater o recorde mundial de velocidade na categoria C1A0, destinada, segundo a Federation Aeronautique Internationale, a modelos com motor a pistão, hélice e peso inferior a 300 quilos. O primeiro projeto do protótipo foi tema da monografia de graduação do hoje professor Paulo Iscold, responsável, no CEA, pela disciplina Projeto de Aeronaves.

Construída em 2001, a primeira versão apresentava problemas técnicos, fruto da escassez de recursos para compra do motor mais adequado: “Tivemos que recorrer ao motor do Curumim, outro projeto do CEA. Sabíamos que não seria o melhor para o CEA 308”, explica Paulo Iscold. O novo modelo do avião-conceito, a ser apresentado no próximo dia 23, foi desenvolvido, de 2004 a 2006, por meio de parceria entre o CEA e o comandante Gúnar Armin, atual campeão brasileiro de acrobacias aéreas. Além de piloto oficial de provas do monomotor, que voará pela primeira vez em novembro, Armin financiou todo o projeto de reforma e desenvolvimento da aeronave, investimento que somou cerca de US$ 16 mil.

Veloz e “furioso”
O recorde de velocidade a ser batido, de 351 Km/h, foi alcançado, em 2002, por um avião austríaco. Já o protótipo da UFMG, com seu motor de 80 cavalos, buscará, possivelmente em meados de 2007, chegar à marca dos 400 Km/h. Como diferencial para que o novo modelo atinja seus objetivos, Iscold cita a qualidade do processo construtivo da aeronave: “Conseguimos desenvolver um avião de baixo peso e excelente qualidade de acabamento superficial”, ressalta. Além de pesar apenas 185 quilos, o CEA 308 reúne algumas das melhores tecnologias aerodinâmicas já desenvolvidas no mundo.

Os 185 quilos da aeronave desenvolvida na UFMG foram distribuídos em 5,7 metros de envergadura, 6,10 metros de comprimento e um motor convencional, movido a gasolina azul, comprado de uma empresa australiana. Já o desenho aerodinâmico do protótipo foi construído por meio de software criado, na própria Universidade, por Iscold, ao longo de sua dissertação de mestrado. “O programa é utilizado por dezenas de projetos de graduação e pós-graduação”, ressalta o professor.

Os testes que buscarão investigar a capacidade de vôo do CEA 308 serão realizados em novembro. Inicialmente, o piloto de prova sobrevoa apenas a pista de onde partiu a aeronave. Nas avaliações seguintes, o tempo e o espaço no ar são ampliados. “A autonomia de vôo de nosso avião é de aproximadamente 30 minutos”, comenta o professor. Antes de ganhar os céus, no entanto, o protótipo passou por uma série de ensaios estáticos em que a estrutura do avião “enfrenta”, por exemplo, um túnel de vento.
O CEA 308 é a sexta aeronave desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), único, numa universidade brasileira, a projetar e construir aviões-conceito. No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos.