Busca no site da UFMG

Nº 1618 - Ano 34
28.07.2008

acontece

Lei da biodiversidade

A Pró-Reitoria de Pesquisa enviou, em julho, à Casa Civil da Presidência da República, sugestões da UFMG para o anteprojeto de lei sobre Acesso a Recursos Genéticos, Conhecimentos Tradicionais e Repartição de Benefícios. As propostas foram elaboradas por comissão de professores formada a partir de debate realizado no dia 25 de junho. O encontro integrou processo de consulta pública promovido pela Casa Civil.

A comunidade científica da UFMG sugere que a proteção do patrimônio genético brasileiro seja baseada “na regulamentação da coleta e não de projetos, que sofrem grandes variações durante seu desenvolvimento”. Para isso, a expedição de licença para coleta deve valer também para o transporte dentro do território nacional e ser de competência dos órgãos de fiscalização ambiental, já habilitados para essa função.

O documento recomenda ainda, entre outros pontos, que as pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, que tenham vínculo empregatício com instituições nacionais de ensino e pesquisa reconhecidas oficialmente recebam tratamento diferenciado quanto à coleta de material biológico e acesso a recursos genéticos. A justificativa, segundo o texto da comissão da UFMG, é o fato de que essas instituições e pessoas já estão cadastradas em bancos de dados e seus projetos, institucionais ou pessoais, passam por avaliação em diversas instâncias.

A comissão foi integrada pelos professores Adriano Monteiro de Castro Pimenta, Cláudia Maria Jacobi, Ana Lúcia Brunialti Godard e Cleuza Graça da Fonseca, do ICB; Anna Christina de Almeida, do ICA; Maria das Graças Lins Brandão, da Faculdade de Farmácia; e Lúcia Pinheiro Santos Pimenta, do ICEx.

Teste Anpad

A próxima edição do Teste Anpad recebe inscrições até 29 de agosto. Os exames serão realizados no dia 14 de setembro, simultaneamente em 37 cidades. Criado em 1987, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), ele integra processo de seleção dos principais cursos de mestrado e doutorado em Administração e Ciências Contábeis do país. O exame é composto por provas de raciocínio lógico, raciocínio quantitativo, português, inglês e raciocínio analítico.

A inscrição deve ser feita pela internet (www.anpad.org.br/teste.php). A organização alerta que o processo de inscrição nos cursos independe daquele adotado pelo Teste Anpad. Há exceção do mestrado e do doutorado em Administração e Ciências Contábeis da USP, que têm suas inscrições totalmente integradas às que credenciam ao teste. Outras informações podem ser obtidas no endereço teste@anpad.org.br ou no telefone (31) 3409-7061.

Sexta no ranking

A UFMG ocupa o sexto lugar entre as universidades brasileiras no ranking das instituições que mais publicaram artigos científicos em 2007. O levantamento foi divulgado em 10 de julho pela Capes. No ano passado, os pesquisadores da UFMG publicaram 964 artigos em revistas especializadas de todo o mundo.

A posição da UFMG é a mesma de 2006, quando a Universidade respondeu por 1.019 artigos publicados. Em primeiro lugar, permanece a USP, seguida pela Unicamp, UFRJ, Unesp e UFRGS. As 23 instituições brasileiras mais bem colocadas no ranking são públicas. No total, o Brasil publicou 19.428 artigos em 2007 (2,02% da produção mundial), número que mantém o país na 15ª colocação entre 178 países. Em 2006, os pesquisadores brasileiros haviam publicado 16.872 artigos.

O balanço da Capes é baseado em dados do Instituto para a Informação Científica (ISI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que leva em conta 10 mil publicações em todo o mundo.

Editora UFMG na Bienal

A Editora UFMG participa, pela quinta vez, da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre entre 14 e 24 de agosto, na capital paulista. Ela ocupará estande de 30 metros quadrados, dentro da área da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). A previsão é que haja o lançamento de 12 títulos e a promoção de três eventos: palestra sobre a pesquisa em eficácia escolar, com o professor José Francisco Soares, em 20/08; palestra sobre Música e Educação, com a professora Cecília Cavalieri, dia 22/08; e sessão de autógrafos com Renato Cordeiro Gomes e Izabel Margato, organizadores do livro Espécies de espaço - territorialidades, literatura, mídia, também em 22/08. Conheça os lançamentos da Editora UFMG na Bienal:

•Cavalo-marinho pernambucano (John Patrick Murphy)
•Espaço e política (Henri Lefebvre)
•Espécies de espaço - territorialidades, literatura, mídia (Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes, organizadores)
•Os filósofos e o suicídio (Fernando Rey Puente, organizador)
•Intervenções da terapia ocupacional (Adriana de França Drummond e Márcia Bastos Rezende, organizadores)
•Lévi-Strauss - leituras brasileiras (Ruben Caixeta de Queiroz e Renarde Freire Nobre, organizadores)
•Literatura, cultura, sociedade na América Latina (Ángel Rama)
•A literatura através do cinema - realismo, magia e a arte da adaptação (Robert Stam)
•Modernidades alternativas na América Latina (Eneida Maria de Souza e Reinaldo Marques, organizadores)
•O pacto autobiográfico - de Rousseau à internet (Philippe Lejeune)
•Subsistência e poder - a política do abastecimento alimentar nas Minas setecentistas (Flávio Marcus da Silva)
•Violência sexual infanto-juvenil - expansão do PAIR em Minas Gerais (Edite da Penha Cunha, Eduardo Moreira da Silva e Maia Amélia Gomes de Castro Giovanetti, organizadores)

Educação em museus

Estão abertas, até 8 de agosto, as inscrições para o curso Educação em museus: a mediação em foco, oferecido pelo Centro de Difusão da Ciência (CDC) da UFMG. Totalizando 60 vagas, a atividade se destina a educadores e monitores de museus, centros de ciência, órgãos de cultura e extensão, além de alunos de cursos de licenciatura e professores do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino.
O curso acontece de 18 a 22 de agosto e terá 40 horas/aula.

Os participantes que completarem 75% da carga horária receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4428.