Busca no site da UFMG

Nº 1622 - Ano 34
22.08.2008

Dia e noite, noite e dia

Biblioteca da Face é a primeira da UFMG a funcionar 24 horas

Paula Lanza

Foto: Filipe Chaves
biblioteca
Biblioteca da Face amplia acervo e horário de funcionamento
A partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, a “vida noturna” da UFMG será reforçada com a abertura de sua primeira biblioteca 24 horas, que funciona no prédio da Face, inaugurado em fevereiro. “Sempre valorizamos a nossa biblioteca, o laboratório mais importante para o estudante e pesquisador de ciências econômicas. Com a ampliação do horário de atendimento, esperamos criar novos hábitos e atender toda a comunidade da UFMG”, afirma o diretor José Alberto Magno de Carvalho.
A Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura – cujo nome é uma homenagem ao poeta modernista, fundador e primeiro diretor da Face – funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. No novo regime, passará a ficar aberta 24 horas não só nos dias de semana, mas também aos sábados, domingos e feriados.

O projeto da biblioteca em tempo integral foi concebido durante a gestão do professor Clélio Campolina Diniz, que acalentava este sonho desde a época em que cursava pós-graduação na Inglaterra e nos Estados Unidos. “Era uma maravilha. Quando fiz pós-doutorado nos Estados Unidos, passei várias noites e finais de semana na biblioteca. Foi assim que terminei minha tese”, diz.

A bibliotecária-chefe, Maria Célia Carvalho de Resende, destaca que o projeto já constava do plano de construção do prédio da Face. “A entrada externa é um exemplo disso, pois facilita o acesso dos usuários, mesmo que o prédio esteja fechado”, afirma.

A novidade foi recebida com entusiasmo pela comunidade universitária, incluindo acadêmicos de outras unidades. Patrícia Dupin, 22 anos, estudante de Geografia, se diz prejudicada pelo fato de estudar no período noturno: “Nenhuma biblioteca na UFMG fica aberta durante toda a noite”.

O estudante Ernesto Friedrich de Lima Amaral, de 31 anos, pós-doutorando no Cedeplar, também aprovou a medida. Ele conta que fica no Cedeplar durante a noite, mas a partir das 22h a segurança do prédio fecha as salas. “Como não posso ficar estudando no escritório depois desse horário, fico limitado. Agora, com o funcionamento da biblioteca, vou ter um novo espaço para estudar.”

Ampliação

Além de passar a funcionar 24 horas, a biblioteca da Face será beneficiada com um projeto de recuperação e ampliação do seu acervo, que também será lançado em 1º de setembro. A expectativa é ampliar o acervo com 100 mil novos títulos nos próximos cinco anos, chegando a 170 mil títulos. Sob a coordenação do professor João Antônio de Paula, a iniciativa já colhe frutos. Durante a cerimônia de lançamento, a Face apresentará quatro novas coleções. Duas delas foram compradas: Documentos Brasileiros, de 1936, e Brasiliana, editados respectivamente pela Companhia Editora Nacional e pela Livraria José Olympio Editora. Ambas somam cerca de 700 volumes. “É o mais rico conjunto bibliográfico sobre o Brasil”, afirma João Antônio.

As outras duas coleções foram doadas pelas famílias dos professores Jarbas Medeiros e Maria Regina Nabuco, já falecidos. O acervo de Medeiros conta com cerca de quatro mil exemplares, enquanto o de Maria Nabuco está sendo contabilizado. Os dois e a professora Maria Carmem Carvalho Souza, que teve seu acervo doado à biblioteca na década de 60, serão homenageados.

Acesso

Toda a comunidade acadêmica da UFMG terá acesso à Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura em regime de 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados (exceto Sexta-Feira da Paixão, Natal e Ano Novo).
O expediente normal se encerra às 21h30. A partir desse horário, até as 8h, somente a portaria externa ficará aberta. O acesso durante o horário especial será permitido somente mediante apresentação da carteira do Sistema de Bibliotecas da UFMG acompanhada de documento de identificação com foto.

Serão oferecidos os serviços de segurança, de consulta ao acervo e empréstimo – este realizado por meio de uma máquina de auto-atendimento. Ao efetuar o empréstimo, o sistema emitirá um recibo que deverá ser apresentado ao porteiro juntamente com a obra, para liberação da saída do material. Posteriormente, pretende-se implantar um sistema de auto-atendimento para devolução de livros.

Acervo conta com 70 mil títulos

Criada em 1946, a Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura possui acervo estimado em 70 mil títulos, entre livros, teses, dissertações e 741 títulos de periódicos, nacionais e estrangeiros. Ela faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto de 27 unidades setoriais, interligadas em rede.

Em 2008, com a inauguração da nova sede da Face no campus Pampulha, a Biblioteca Emílio Moura incorporou a antiga Biblioteca do Cedeplar, recebendo seu acervo de aproximadamente 18 mil títulos de livros, monografias, 967 teses e dissertações e 250 títulos de periódicos.

Evento: Inauguração da biblioteca 24 horas e do projeto de ampliação e recuperação do acervo
Local: portaria 24h do prédio da Face: rua Professor Eduardo Frieiro (em frente ao IGC)
Data: 1º de setembro, às 19h30