Busca no site da UFMG

Nº 1638 - Ano 35
15.12.2008

acontece

Parceria no esporte

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional assinaram, no dia 11, convênio com o Minas Tênis Clube. A parceria vai permitir o acompanhamento dos atletas do Minas por pesquisadores da UFMG, que observarão o treinamento, a performance e o rendimento deles. Em contrapartida, estudantes da graduação em Educação Física e Fisioterapia e de pós-graduação em Ciências do Esporte poderão fazer estágios e pesquisas no clube.

O Minas Tênis Clube tem cerca de 1.200 atletas em equipes competitivas de vôlei, natação, basquete, ginástica artística, tênis e judô. Já a Escola de Educação Física oferece três cursos de graduação (Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), dois programas de pós-graduação (Ciências da Reabilitação e Ciências do Esporte) e cursos de especialização e extensão.

Mestrado profissional

Ainda este mês será lançado o edital para inscrições ao mestrado em Inovação Biofarmacêutica, o primeiro na modalidade mestrado profissional na UFMG. As inscrições ficarão abertas até 30 de janeiro, e o início do curso está previsto para março. Aprovado pelo Conselho Universitário em outubro passado, o curso recebeu conceito 5 da Capes, o maior atribuído a um programa de mestrado.

A criação do mestrado profissional é um desdobramento da estruturação do Laboratório de Desenvolvimento Biofarmacêutico da UFMG, o Labfar, que nasceu da união de competências científicas de três laboratórios: hipertensão, química de inclusão e encapsulamento molecular e biofísica de sistemas nanoestruturados. A esse núcleo, associaram-se outros grupos de pesquisa interessados na geração de conhecimento e produtos na interface universidade-indústria e em testes pré-clínicos de formulações, especialmente as nanoestruturadas com base em lipossomas, ciclodextrinas e polímeros biodegradáveis.

Tal estrutura permitirá a atuação em estágios críticos do desenvolvimento de um medicamento: obtenção de novos fármacos, elaboração de novas formulações, realização de ensaios pré-clínicos e nos aspectos relacionados à proteção intelectual dos processos e produtos desenvolvidos.

Mais informações sobre o curso pelo e-mail santos@icb.ufmg.br.

Estação Ecológica

A Estação Ecológica da UFMG abriu processo de seleção de novos monitores voluntários para o primeiro semestre do ano que vem. Os candidatos podem inscrever-se por telefone ou e-mail, até 16 de janeiro, informando os seguintes dados: nome completo, curso/período, telefone de contato e e-mail. Eles serão convocados no início de fevereiro para o processo seletivo.

A carga horária mínima do estágio é de oito horas semanais. Os monitores podem trabalhar das 8h às 12h ou das 14h às 18h, com atividades relacionadas à educação ambiental em unidade de conservação. Os benefícios previstos na monitoria são certificado de estágio, aproveitamento de créditos e possibilidade de bolsa.

Inscrição e mais informações pelos telefones (31) 3409-2295 e 3409-2296 ou pelo e-mail eeco@reitoria.ufmg.br.

Cursos de línguas

Estão abertas as inscrições para os cursos de idiomas do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG a serem ministrados entre março e junho de 2009. A oferta inclui os cursos de alemão, espanhol, francês, grego, hebraico, inglês, italiano, japonês, latim, libras, mandarim, sânscrito e português para estrangeiros.

As matrículas podem ser feitas através da página da Fundep (www.fundep.ufmg.br/cursos) ou nos postos de atendimento da instituição. Lá, os interessados encontram também informações sobre calendários, pré-requisitos e valores dos cursos.

Outras informações pelo telefone (31) 3409-4220 ou pelo endereço callcenter@fundep.ufmg.br. Os postos da Fundep se localizam no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro) e na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Ônibus interno

Até 27 de fevereiro, o ônibus interno que circula no campus Pampulha atenderá à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias. O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 2 de março, data de início do próximo semestre letivo. Durante o período, haverá 16 horários de partida – o primeiro às 5h40 e o último às 18h.

Entretanto, a linha A, que circula durante o período de aulas, funcionará excepcionalmente esta semana para atender à demanda específica do Centro Pedagógico, cujo semestre letivo termina nesta sexta-feira, 19 de dezembro. Nesse caso, serão 14 horários de partidas: o primeiro às 7h e o último às 17h40.

Os horários e itinerários dos ônibus internos podem ser consultados na página do Departamento de Serviços Gerais (DSG), responsável pela gestão do transporte coletivo no campus Pampulha: www.ufmg.br/dsg.

erramos

Chuvas no campus

É Engenho Nogueira (e não Engenheiro Nogueira como informou o BOLETIM em sua última edição) o nome do córrego relacionado com a construção de barragem para contenção de fluxos de águas no cruzamento da avenida Carlos Luz com o Anel Rodoviário. A obra visa a pôr fim aos alagamentos no campus Pampulha, principalmente na Avenida Mendes Pimentel.