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Nº 1643 - Ano 35
9.3.2009

UFMG recebe comissão de
avaliação externa

Política acadêmica e de pessoal e infraestrutura física
estão entre as dimensões em análise

Flávio de Almeida

Filipe Chaves
Maria do Carmo: avaliação externa encerra ciclo instituído pelo Sinaes

De 16 a 19 de março, uma equipe de avaliadores designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, estará na UFMG para uma rodada de entrevistas e visitas que subsidiará mais uma etapa do processo de avaliação das universidades brasileiras. O grupo, formado por professores universitários, será responsável pela elaboração da avaliação externa da instituição, complementando a avaliação interna concluída em 2006.

A equipe, formada por três avaliadores das áreas de ciências biológicas, exatas e sociais aplicadas, fará entrevistas com dirigentes, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e funcionários da UFMG, incluindo o campus de Montes Claros. O objetivo é produzir uma detalhada radiografia da instituição a partir de dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); política de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e egressos e sustentabilidade financeira. A avaliação externa totalizará 100 pontos; a dimensão que trata da política acadêmica é a mais expressiva com 35%. As outras dimensões de maior peso são a política de pessoal (20 pontos) e a infraestrutura (10).

Até o fechamento desta edição, a Universidade não tinha conhecimento dos nomes dos integrantes da comissão nem dos critérios que ela adotará para escolher as pessoas a serem entrevistadas e as instalações visitadas. “Mas é de se esperar que eles peçam para conhecer laboratórios, bibliotecas e outros aspectos do funcionamento da Universidade”, acredita a professora Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, diretora de Avaliação Institucional da UFMG.

Além da visita, os avaliadores poderão tirar suas conclusões sobre o estágio em que se encontra a UFMG a partir de formulário preenchido em fevereiro pela Diretoria de Avaliação Institucional, do relatório da autoavaliação e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que contém as diretrizes de gestão da Universidade para o quinquênio 2008-2012.

Fim de um ciclo

Na prática, a avaliação externa é a última parte do processo estruturado pelo Sinaes, criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sistema instituiu o Exame Nacional de Desempenho (Enade), a avaliação externa dos cursos e a institucional, composta pela autoavaliação e pela avaliação externa.

A autoavaliação da UFMG começou em 2004 e foi concluída dois anos depois. A íntegra do relatório consta de CD distribuído às bibliotecas, diretores de unidades acadêmicas e administrativas, chefias de departamento, colegiados de graduação e pós-graduação, entre outras instâncias.

O ciclo será fechado com a avaliação externa. Com base nos resultados desse processo, a Universidade obterá o seu recredenciamento, requisito exigido de todas as instituições de ensino superior pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN).

Comunidade externa agora tem acesso
à biblioteca 24 horas

Os serviços ininterruptos da Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), agora podem ser utilizados também por pessoas que não tenham vínculo formal com a UFMG. A Biblioteca da Face funciona dia e noite, incluindo finais de semana e feriados. O usuário externo tem direito apenas ao uso do espaço e do acervo, não podendo valer-se de outros serviços prestados pela Biblioteca à comunidade da UFMG, como empréstimos domiciliares.

Para frequentar a biblioteca durante o horário especial (nos dias úteis a partir das 21h30, finais de semana e feriados), o usuário externo precisa se cadastrar durante o horário normal. É necessária apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência recente e CPF, além de comprovante de pagamento de taxa de R$ 5 para emissão da carteira.

Localizada no campus Pampulha, a nova sede da Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura, inaugurada no ano passado, oferece 410 lugares em áreas de estudo e salas para uso individual e em grupo. Possui ainda 16 terminais de consulta ao acervo e Centro Integrado de Informação Digitalizada, com 15 computadores. Seu acervo é composto por 70 mil volumes, entre livros, teses, dissertações e 741 periódicos nacionais e estrangeiros. Mais informações pelo telefone (31) 3409-7088.