Busca no site da UFMG

Nº 1672 - Ano 36
19.10.2009

Comunidade da UFMG escolhe Reitorado para o período 2010-2014

Mais de 43 mil pessoas estão aptas a participar da consulta no final de outubro

Arte: Rita da Glória

Acomunidade universitária comparecerá às urnas, nos dias 28 (Hospital das Clínicas) e 29 de outubro (nas demais unidades), para escolher os futuros reitor e vice-reitor que vão dirigir a UFMG no quadriênio 2010-2014. As urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão instaladas em 138 seções eleitorais, distribuídas em 32 locais de votação nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade em Belo Horizonte. Em Montes Claros e Diamantina, onde funcionam respectivamente o Instituto de Ciências Agrárias e o Instituto Casa da Glória, serão usadas cédulas de papel, em cinco seções eleitorais.

A consulta à comunidade universitária oferecerá subsídios ao Colégio Eleitoral para elaboração de lista tríplice para escolha do novo Reitorado. O vencedor encabeçará a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Bretas, será realizado treinamento, nos próximos dias, para os 276 mesários e seus suplentes. Para atender às solicitações do TRE, a Comissão Eleitoral sugeriu – e o Conselho Universitário aprovou – a antecipação da data de emissão da lista de votantes de 13 de outubro para 30 de setembro. A lista foi elaborada pelo Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), com base nos dados sobre a situação de cada membro dos corpos docente, técnico e administrativo e discente.

Elaborada pelo Centro de Computação (Cecom), a listagem final informa que a Universidade tem atualmente 43.739 pessoas aptas a votar. O voto não é obrigatório. Além dos alunos e dos servidores dos quadros permanentes de pessoal, são considerados votantes os professores eméritos. Todos terão direito a único voto, incluindo os que pertencerem a mais de um segmento. Pela primeira vez, poderão participar da consulta os estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional. “A decisão reafirma o enquadramento da educação básica na vida universitária”, afirmou o reitor Ronaldo Pena, ao instalar oficialmente a Comissão Eleitoral. Os locais de votação e o número da seção eleitoral de cada pessoa apta a votar estão disponíveis na internet (www.ufmg.br/eleicoes2009/locais) desde o dia 13 de outubro.

O número de urnas eletrônicas será maior este ano em relação à consulta passada, realizada em 2005, uma vez que cada uma pode receber no máximo 500 votos. “Assim, em algumas unidades acadêmicas que têm muitos alunos, como ICEx, Engenharia e Fafich, serão usadas urnas em número maior somente para este segmento”, informa o professor

As normas aprovadas pelo Conselho Universitário mantêm o sistema de ponderação que vigorou nos três últimos pleitos: o voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o de funcionários e alunos vale 15% (para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes.

Apuração

No dia 28 de outubro, a consulta será realizada apenas no Hospital das Clínicas. No dia seguinte, haverá votação em todas as 143 seções eleitorais. Logo após o encerramento da votação, às 22h do dia 29, terá início o processo de apuração e totalização dos votos, que acontecerá no auditório da Reitoria. “Cada urna eletrônica emitirá um boletim com informações sobre o número de votos válidos, nulos e em cada chapa”, informa o professor Lucas Bretas.