Busca no site da UFMG

Nº 1753 - Ano 38
17.10.2011

CRESCEU e APARECEU

Criado há 20 anos para abrigar trabalhos de iniciação científica, UFMG Conhecimento e Cultura se transformou no maior evento acadêmico da instituição

Ana Rita Araújo

Criar um espaço público para a apresentação de trabalhos de alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica. Era esse o propósito da UFMG ao organizar, em 1991, a Semana de Iniciação Científica (SIC), realizada pela primeira vez no ano seguinte. Seus idealizadores não imaginavam que ao longo do tempo a atividade sofreria mudanças na estrutura e na denominação, incorporaria outras mostras e chegaria à vigésima edição com as dimensões do megaevento UFMG Conhecimento e Cultura.

Foca Lisboa
César Barreto
César Barreto: pró-reitor em 1991

O resgate dessa memória será tema de mesa-redonda nesta quinta-feira, 20, às 16h, com a participação dos professores Francisco César de Sá Barreto e Marcos Roberto Moreira Ribeiro. O pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, mediará o debate, que acontece na sala 1012 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

Com milhares de inscrições, realização de palestras, mesas-redondas, cursos, simpósios, workshops e outras atividades abertas à comunidade acadêmica e ao público externo, a edição de 2011 é bem mais do que a junção das semanas de graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação dos anos anteriores. Unificado desde 2000, o evento traz novidades como o Dia da Inovação, relatos de experiência de participantes dos programas de intercâmbio da Universidade, cursos livres e apresentações culturais. Desde 2004, a iniciativa integra a programação anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano abordará o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

As atividades têm início na manhã desta segunda-feira, 17, e prosseguem até sexta-feira, 21, em diversos espaços do campus Pampulha. Às 9h, no auditório da Reitoria, acontece a solenidade de abertura, com a presença da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do pesquisador Carlos Frederico de Angelis, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Muito além de pôsteres

Inovação tecnológica, redação científica em inglês, fontes para pesquisa em ciências sociais aplicadas e possibilidades de financiamento junto a agências de fomento são alguns dos temas das 40 atividades complementares oferecidas pela edição deste ano. Promovidas pelas pró-reitorias de Graduação, Extensão e Pesquisa, Diretoria de Relações Internacionais, Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e Inova, as atividades envolvem leque de abordagens, como as novas metodologias de ensino na graduação e pós-graduação, experiências de intercambistas, possibilidades de financiamento de bolsas junto a agências de fomento, reflexões sobre a matemática e minissimpósio de formação multidisciplinar com ênfase em nanociências e nanotecnologia.

O Dia da Inovação, comemorado nacionalmente em 19 de outubro, será marcado por uma série de atividades que incluem palestras, workshops e cursos. A data presta homenagem a brasileiro Santos Dumont, que no dia 19 de outubro de 1901 completou em seu dirigível uma volta ao redor da Torre Eiffel, em Paris. A programação específica de apoio ao empreendedorismo inclui os workshops Como criar uma empresa de sucesso e Entenda a importância de um plano tecnológico; o curso Transforme a sua ideia em um negócio, o minicurso Como realizar uma pesquisa do estado da técnica nos bancos de dados de patentes e a palestra Minha pesquisa pode se tornar uma patente? Na palestra será apresentada a política de propriedade intelectual da UFMG.

Sara Grunbaum
César Barreto
Marisa: tema de 2011 traduz evolução

A redação científica em inglês será tema de workshop ministrado pelo professor Ronald Dickman, do Departamento de Física. Os editores de periódicos científicos da UFMG terão oportunidade de ouvir o vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Sigmar de Mello Rode, sobre as ações políticas da entidade em apoio à editoração e à promoção da qualidade de periódicos brasileiros.

Na terça-feira, 18, às 10h, será lançada campanha de incentivo ao uso do Portal de Periódicos da Capes, com instalação de ponto de atendimento na Praça de Serviços do campus Pampulha, e a realização de workshops sobre o uso de bases de dados e gerenciadores bibliográficos deste serviço, que conta com acervo superior a 29 mil títulos com textos completos, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

A critério do professor, e se houver pertinência temática, a participação no evento poderá ser aproveitada como parte das atividades de disciplinas de graduação. “O calendário acadêmico não pode ser alterado, por isso, cada professor decide se as atividades da sua disciplina devem ser substituídas pela presença do aluno em momentos específicos do evento”, esclarece Marisa Mancini.

“As instituições de ensino e de pesquisa do país, por meio de seus eventos, poderão apresentar e discutir evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima da Terra e planejar medidas preventivas adequadas para serem adotadas em escala local e global”, comenta a pró-reitora adjunta de Pesquisa, professora Marisa Mancini, ao destacar a relevância, a pertinência e a atualidade do tema.

Na UFMG, o evento também incorpora a temática Conhecimento em evolução, que, no entender da professora, “celebra com propriedade essas 20 edições, ilustrando seu percurso de desenvolvimento e de transformação progressiva, em busca de melhoria e otimização”.
O pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, que era bolsista de iniciação científica na primeira edição do evento, ressalta que o propósito de divulgar a produção científica transformou-se ao longo do período. “Incorporamos outros conhecimentos e formas de expressão dos saberes presentes na UFMG”, diz.

Dimensões

Sara Grunbaum
César Barreto
Renato de Lima: outras formas de expressar conhecimentos

“São números impressionantes”, espanta-se o professor Francisco César de Sá Barreto, reitor da UFMG na gestão 1998-2002 e responsável, como pró-reitor de Pesquisa, pela criação da Semana de Iniciação Científica em 1991. Passadas duas décadas, os pôsteres já não cabem no saguão da Reitoria, como os cerca de cem trabalhos apresentados na primeira edição. Este ano o público verá 1.991 trabalhos de iniciação científica, 607 de extensão e 406 de graduação. Os melhores serão agraciados com menções honrosas, além de três reconhecimentos específicos para a área de iniciação científica: prêmios Professora Conceição Machado para os dois melhores da área de Ciências da Vida; Professor Francisco Iglesias para os dois destaques na área de Humanidades; e Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes para os dois melhores na área de Ciências da Natureza. O julgamento ficará a cargo de comissão de pesquisadores do CNPq sem vínculo com a UFMG.

Também haverá entrega do Prêmio UFMG de Teses e do Grande Prêmio UFMG de Teses, concedidos anualmente. O primeiro é outorgado ao melhor trabalho de doutorado selecionado em cada um dos programas de pós-graduação da Universidade. Já o segundo é entregue ao autor da tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. A premiação acontece na quinta-feira, 20, às 19h, no auditório da Reitoria.

Data: 17 a 21 de outubro

• Organização: pró-reitorias de Pesquisa, de Extensão, de Graduação, de Pós-Graduação e de Administração; Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), Incubadora de Empresas da UFMG (Inova) e Diretoria de Relações Institucionais (DRI).

• Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh).

• Inscrições: encerradas para efeito de certificação, mas continuam abertas a quem deseja participar sem direito a certificado.
www2.ufmg.br/ufmgconhecimentoecultura/UFMG/Inscricoes