Busca no site da UFMG

Nº 1756 - Ano 38
7.11.2011

PARASITOLOGIA

Nesta sexta, dia 11 de novembro, será lançada no ICB a 12ª edição, atualizada, do livro Parasitologia Humana (Editora Atheneu), que tem como autor principal o professor aposentado da UFMG David Pereira Neves. A obra, considerada de referência pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), conta com participação de 63 especialistas de diversas instituições brasileiras. Segundo o professor David Neves, o objetivo da edição, de 587 páginas, é oferecer informações sobre o novo quadro da parasitologia, delineado também pelo estágio atual de desenvolvimento socioambiental do país. O lançamento vai ocorrer durante o II Encontro de Pós-graduação em Parasitologia, que a UFMG sedia esta semana.

CIDADANIA SEM FRONTEIRAS

Dois projetos de extensão desenvolvidos pela UFMG receberam o Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, do Instituto da Cidadania Brasil em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em solenidade realizada no final do mês passado em São Paulo. O objetivo da premiação é reconhecer projetos que tenham impacto na melhoria de vida das comunidades atendidas e contribuam para a geração de emprego e renda.

O programa Saúde com Ciência, produzido pela Assessora de Comunicação da Faculdade de Medicina e veiculado pela rádio UFMG Educativa e por outras 19 emissoras de Minas Gerais, foi premiado na categoria Comunicação. O programa aborda diariamente assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida. As edições do programa podem ser conferidas pela página www.medicina.ufmg.br/radio.

O projeto de extensão Telessaúde: Expandindo a Atuação Geográfica de Hospitais Universitários, do Hospital das Clínicas, venceu na categoria Saúde. O prêmio foi entregue ao diretor do HC, professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro.

CIÊNCIAS DO ESPORTE

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para seleção de candidatos ao mestrado em Ciências do Esporte. São oferecidas seis vagas para ingresso no primeiro semestre de 2012.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Pós-graduação da Unidade, 2º andar, sala 07, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Informações pelo telefax 3409-2322, pelo e-mail colposed-fis@eeffto.ufmg.br e pela página www.eeffto.ufmg.br.

ACERVOS RAROS

Com o tema livros e memória, começa hoje, dia 7, e vai até o dia 11 de novembro, na Biblioteca Universitária, o II Seminário de Acervos Raros. O evento será composto por palestras, mesas-redondas e minicursos na Biblioteca Central, no campus Pampulha.

Promovido pela Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária, o evento, voltado para bibliotecários, estudantes e bibliófilos, tem como objetivo compartilhar as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos nos acervos de memória da Universidade, além de estudos sobre o livro raro e a história do livro no Brasil desenvolvidos por professores e bibliotecários da UFMG, da Fundação Biblioteca Nacional, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As inscrições para palestras e mesas-redondas serão realizadas, até 8 de novembro, no site www.fundep.ufmg.br, mediante pagamento da taxa de R$ 30.

DIREITO INTERNACIONAL

Será lançado, no dia 16 de novembro, às 18h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, o livro A proibição do uso da força no direito internacional contemporâneo, de autoria do diplomata Marcelo Böhlke.

Böhlke é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Direito Internacional pela UFMG. Foi visiting scholar na Universidade Columbia e na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e professor do Curso de Formação do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. O diplomata trabalhou na missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York e, atualmente, está lotado em Pequim, na China.

ARTES CÊNICAS

O Centro Cultural UFMG recebe, até 17 de novembro, propostas de artistas interessados em usar o seu espaço físico para o desenvolvimento de pesquisa em artes cênicas – teatro, dança, circo, performance ou ópera – e formação de grupos.

A iniciativa, denominada Projeto Cena Aberta, pretende incentivar o desenvolvimento de pesquisas focadas na descoberta de formas diferenciadas de contato com o público durante o processo criativo e na reflexão sobre como essa relação pode interferir na criação. O período de cessão do espaço vai de dezembro deste ano a novembro de 2012.
O projeto deve ser encaminhado pelo correio ou entregue no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174). Confira a íntegra do edital.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais