Busca no site da UFMG

Nº 1759 - Ano 38
28.11.2011

Seminário discute TEMAS CONTEMPORÂNEOS

Itamar Rigueira Jr.

Cultura clássica, nanotecnologia, genômica, perspectivas da universidade brasileira e desenvolvimento econômico. Esses são alguns dos temas a serem debatidos durante o 1º Seminário do Fórum de Estudos Contemporâneos na quarta, dia 30, e quinta-feira, 1º de dezembro, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1).

Serão seis mesas-redondas e duas conferências que colocarão face a face pesquisadores de várias áreas do conhecimento. Entre as mesas, destaque para as que discutirão o futuro da universidade brasileira, com coordenação da pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, e dos professores Luiz Antônio Cunha (UFRJ), Carlos Roberto Jamil Cury (PUC Minas) e Maria Lúcia Malard (UFMG), e diretrizes para o desenvolvimento econômico, sob a coordenação do professor João Antonio de Paula, pró-reitor de Planejamento, com participação de Ricardo Bielschowsky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Hugo Cerqueira, da UFMG, e Ramon Garcia Fernandez, da Universidade Federal do ABC. Já o professor Sérgio Danilo Pena fará a conferência Genômica e saúde humana, com mediação da vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton.

O objetivo do seminário é promover a discussão de questões contemporâneas e que estão na vanguarda do conhecimento, numa perspectiva transdisciplinar. “Esperamos que desses debates surjam propostas que subsidiem o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade”, afirma o professor João Antonio de Paula, organizador do evento.

Mais informações pelo telefone 3409-4090 ou pelo e-mail info@proplan.ufmg.br. A íntegra da programação está disponível em http://www.ufmg.br/online/arquivos/021799.shtml.

Sob os AUSPÍCIOS de Mendes Pimentel

Personalidades ligadas à área de cultura são homenageadas pela UFMG

Quatro expoentes da área cultural que sempre mantiveram estreita relação com a UFMG recebem nesta sexta-feira, dia 2, em solenidade na Reitoria, a Medalha Reitor Mendes Pimentel, edição 2011. Os homenageados são a professora Ângela Tonelli Vaz Leão, a empresária Angela Gutierrez, o Grupo Galpão e o maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca (in memoriam).

Instituída em 2007, a Medalha enfoca, pela primeira vez, um único segmento do conhecimento – a área de artes. O evento inclui cerimônia restrita na Sala de Sessões para recepção aos homenageados; e às 19h, no auditório da Reitoria, sessão solene e pública dos órgãos de deliberação superior da Universidade – conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores – para cerimônia de outorga da medalha.
A solenidade inclui ainda abertura da exposição Coleção Amigas da Cultura e lançamento do livro Acervo artístico da UFMG, às 19h, no saguão da Reitoria. A mostra fica aberta nos dias úteis, até 16 dezembro, das 8h às 18h. Outro destaque é a inauguração do espaço expositivo permanente da Coleção Brasiliana da UFMG, no 4º andar da Biblioteca Universitária, no campus Pampulha, onde também ficará guardada uma reserva técnica da coleção Amigas da Cultura.

Entregue em cada Reitorado a instituições e personalidades que tenham prestado contribuição relevante à UFMG, a terceira edição da Medalha Reitor Mendes Pimentel distingue quatro trajetórias distintas que têm em comum a grande contribuição à UFMG em suas respectivas atuações nas artes, explica a professora Lígia Maria Moreira Dumont, diretora de Cooperação Institucional (Copi), órgão responsável pela entrega da honraria.

O inspirador

Mendes Pimentel

Nascido no Rio de Janeiro, Mendes Pimentel veio ainda criança para Minas Gerais. Morou inicialmente em Pitangui e depois em Barbacena, onde se fixou e fez carreira, até a fundação de Belo Horizonte. Em Barbacena, além de atuar como advogado e professor de História, fundou o jornal A Folha, do qual era editor e o principal redator.

Na Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, Mendes Pimentel assumiu, por concurso, em 1899, a cadeira de Direito Criminal e atuou como vice-diretor e diretor, o que lhe abriu caminho para se tornar, em 1927, o primeiro reitor da Universidade de Minas Gerais (UMG). Em seu discurso de posse, traçou metas do que entendia ser vocação da Universidade, como a “plena autonomia administrativa e didática”, não podendo a Instituição “ser cúmplice passiva de tiranias”. Mendes Pimentel morreu no Rio de Janeiro, em 1957, com 88 anos de idade.

Conheça os quatro homenageados