Busca no site da UFMG

Nº 1779 - Ano 38
11.6.2012

Aqui tem Libras

Marca desenvolvida na UFMG identifica eventos e programas oferecidos na Língua Brasileira de Sinais

Novo símbolo de acessibilidade para a comunidade surda criado pela UFMG ganhará espaço no 6º Festival Internacional de Teatro de Animação. Marcado para o período de 23 a 30 de junho, em Florianópolis, o evento será o segundo grande encontro cultural organizado no país a utilizar a nova marca. A função do novo símbolo é indicar quando eventos ou programas são oferecidos originalmente na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, ou por meio de tradução e interpretação a partir do português.

Atualmente, a marca usada em todo o país – que usa a imagem de uma orelha barrada – se destina apenas a identificar pessoas com surdez. “Nosso objetivo é retirar o foco sobre a surdez como deficiência e apontar recursos de acessibilidade por meio da língua de sinais”, diz Fernando Guedes, vinculado ao Núcleo de Comunicação Bilíngue: Libras e Português, que integra o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. A proposta não exclui o símbolo que já é utilizado no Brasil, já que seus objetivos são diferentes.

A nova marca foi desenvolvida pelo Cedecom para atender demanda relativa a oficina inclusiva da edição 2012 do Festival de Verão, promovido pela Universidade. No entanto, de acordo com Cristiana Klimsa, também integrante do Núcleo da UFMG, foi verificado que inexistia símbolo nacional que indicasse acessibilidade em Libras, em eventos e programas. Marcas correlatas já são usadas em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, onde informam, por exemplo, a ocorrência de tradução e interpretação em língua de sinais.

O símbolo proposto pela UFMG se diferencia porque informa que o evento é transmitido em Libras por um surdo ou por ouvinte não surdo, fluente nessa língua – caso, por exemplo, do tradutor e intérprete para o português. A marca está disponível para download gratuito, junto com o manual de uso, no Portal UFMG: www.ufmg.br/marca/libras.
Mais informações pelo e-mail cedecom.libras@gmail.com.