Vestibular UFMG 2010

Cobertura da 1ª etapa do Vestibular

Ficha de cadastro para registro acadêmico de calouros está disponível a partir desta sexta-feira

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 - 7h04

A partir desta sexta-feira, dia 5, estará disponível na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), ou no próprio órgão (Unidade Administrativa III), a ficha de cadastro que deve ser preenchida pelos candidatos aprovados no Vestibular 2010 da UFMG, com entrada no primeiro semestre.

O preenchimento da ficha é condição necessária para efetivação do registro acadêmico e da matrícula, que ocorrerá no período de 8 a 12 de fevereiro. No caso dos alunos aprovados para o segundo semestre, a ficha estará disponível no dia 7 de junho.

Candidatos classificados nos cursos oferecidos em Montes Claros devem se registrar e matricular no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional da UFMG, na avenida Universitária, 1.000, bairro Universitário, em Montes Claros.

Além da ficha de cadastro preenchida, os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos para efetivar o registro:
- certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente;
- histórico escolar do ensino médio;
- histórico escolar do ensino fundamental para os candidatos que utilizaram o programa de bônus;
- documento de identidade (no caso de estrangeiro, documento de identidade expedido pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
- título de eleitor;
- documento militar;
- CPF;
- declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira (modelo disponível no site do DRCA);
- dois retratos 3 x 4 recentes, feitos há menos de um ano, com nome e curso escritos no verso;

Caso o estudante tenha concluído o ensino médio no exterior, ele deverá trazer o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria de Estado de Educação.

Transferência e novo título
Os candidatos aprovados no processo seletivo 2010 nas modalidades transferência e obtenção de novo título deverão fazer seu registro acadêmico em data diferente:18 e 19 de fevereiro, entre 9 e 16h, no Departamento e Registro e Controle Acadêmico (DRCA), que fica ao lado do prédio da Unidade Administrativa III, na avenida Antônio Carlos, 6.627, no campus Pampulha. Alunos aprovados para os cursos oferecidos em Montes Claros deverão efetuar o procedimento no Instituto de Ciências Agrárias - ICA, na avenida Universitária, 1000, bairro Universitário em Montes Claros.

Serão exigidos originais e cópias dos seguintes documentos:
- certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente;
- histórico escolar do ensino médio;
- documento de identidade (no caso de estrangeiro, documento de identidade expedido pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante ou permanente);
- título de eleitor;
- documento militar;
- CPF;
- dois retratos 3 x 4 recentes tirados há menos de um ano, com nome e curso escritos no verso;
- declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira (modelo disponível no site www.ufmg.br/drca).

Os candidatos que tiverem concluído o ensino médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao certificado de sua conclusão e ao histórico escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido pela Secretaria de Estado da Educação.

Além dessa documentação, os candidatos classificados deverão apresentar documentos específicos, por modalidade de ingresso, cuja relação está disponível no site www.ufmg.br/drca e deverão preencher uma ficha de cadastro para o registro acadêmico disponível na página eletrônica do DRCA a partir do dia 11 de fevereiro. Para acessar esta ficha, basta utilizar o número de inscrição e senha usados no processo seletivo.

Além de efetuar seu registro, os estudantes também precisam se matricular nas atividades acadêmicas curriculares nos colegiados dos cursos para os quais foram aprovados. As matrículas serão efetuadas no dia 22 de fevereiro.