Vestibular UFMG 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - 16h26

Fotos Diogo Domingues
Calouros realizam o Registro Acadêmico no campus Pampulha

Durante esta semana, os aprovados para a 1ª entrada do Vestibular 2010 da UFMG comparecem ao campus Pampulha para efetivar seu Registro Acadêmico e garantir o ingresso na Universidade. A escala de atendimento foi organizada por curso (confira aqui), o que é uma ótima chance para os calouros conhecerem os futuros colegas de turma.

Túlio Lisboa, recém-aprovado para o curso de Direito, já conhecia alguns de seus futuros companheiros de curso e veio com eles fazer o registro. “O atendimento foi rápido e agora estou ansioso para começarem as aulas.” O calouro ainda foi um dos escolhidos do dia para participar do programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, que tem sido transmitido ao vivo do posto de atendimento do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Túlio participou de um quiz sobre a Universidade capitaneado pela apresentadora Adriana Costa, que, na ocasião, substituía Elias Santos, apresentador habitual do Conexões. “Estou chocado até agora. Foi uma emoção muito grande ter vencido o quiz!”, brincou Túlio, que levou para casa um kit com caderno e outros itens de material escolar.

Trote sem violência
Durante o evento, os novos alunos da Universidade recebem um kit elaborado pela Diretoria de Ações Estudantis (DAE) em parceira com o Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) como parte da campanha contra o trote violento. Segundo o professor Seme Gebara, diretor para Assuntos Estudantis, os trotes não devem ser ofensivos e nenhum calouro precisa ser obrigado a participar. “O slogan da campanha este ano é “A diversão não é só sua”, para lembrar aos veteranos que o trote é um momento de confraternização dos calouros também”, explica Seme.

O aluno Daran de Mendonça está entrando agora no curso de Engenharia de Produção e diz conhecer a fama negativa dos trotes da área que escolheu. “Ouvi dizer que os trotes das Engenharias são um pouco mais pesados, mas eu quero participar mesmo assim”, afirma Daran.

Mesmo antes do vestibular, a estudante Lígia Peçanha já tinha ouvido falar dos trotes e calouradas da Escola de Belas-Artes (EBA), onde irá cursar Artes Visuais. “Estou com um pouco de medo, mas também muito empolgada”, admite Lígia, ansiosa com início de sua vida universitária.

Túlio Lisboa exibe o kit que ganhou do programa Conexões

Lígia Peçanha: ansiedade pelo início das aulas