JUNHO
22/06: Web Seminário: “Saúde, educação e ética em tempos de pandemia: experiências francesas e brasileira"
22/06: Web Seminário: “Saúde, educação e ética em tempos de pandemia: experiências francesas e brasileiras”(DRI/UFMG)
Emmanuel Rusch (Tours), Unaí Tupinambás (UFMG).
Mediação: Daisy Cunha (FaE)
Transmissão pelo Canal da CAC no youtube : https://www.youtube.com/c/CACUFMG
JULHO
18 a 23 de Julho : 54ª Festival de Inverno da UFMG
Por uma política de cultura na universidade é o tema-manifesto desta edição, que faz coro em defesa da universidade pública, da ciência e do papel central da cultura na missão de nossas instituições. De forma gratuita e aberta a população, acontecerão apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições e muito mais, nos espaços de cultura da UFMG
Saiba mais: https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/
22 a 24 de Julho: Exposição Itinerários da Independência em Prados
Exposição ‘Itinerários da Independência’ homenageia a inconfidente Hipólita Jacinta, em Prados | Evento de abertura, no Campo das Vertentes, reunirá a ministra Cármen Lúcia, a cantora Zélia Duncan, a roteirista Antonia Pellegrino e a historiadora da UFMG Heloisa Starling
Personagem com papel decisivo na Inconfidência ‒ ou Conjuração Mineira, como preferem historiadores que buscam ressignificar o caráter criminoso atribuído pela Coroa Portuguesa ao movimento ‒, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, esposa do inconfidente Francisco Antônio de Oliveira Lopes, foi a responsável pela ordem que deflagrou o levante militar após a prisão de Tiradentes e do delator Joaquim Silvério dos Reis.
Ela se arriscava na distribuição de cartas e comunicados entre os insurgentes e, mais tarde, destruiu documentos que poderiam comprometê-los. Acabou punida, com todos os bens confiscados por Portugal, depois que o cônjuge foi expatriado.
Apagada dos registros históricos por séculos, Hipólita será homenageada em sua terra natal, Prados, município mineiro vizinho à cidade histórica de Tiradentes, no Campo das Vertentes, nesta sexta-feira, 22, com a passagem da exposição Itinerários da independência, montada no caminhão-museu do Projeto República da UFMG. Ela é uma das personagens que contribuíram para a emancipação brasileira.
O evento de abertura, Hipólita Jacinta, a mulher que estava lá, a partir das 17h, no Parque de Exposições Prefeito Gastão de Azevedo Cardoso, terá a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha, da cantora Zélia Duncan, da roteirista e produtora Antonia Pellegrino e da historiadora Heloisa Starling, coordenadora do Projeto República.
Na ocasião, Pellegrino lançará o podcast Mulheres na Independência, produzido para a Globoplay, e debaterá com Starling a importância da Conjuração Mineira para o ciclo de lutas pela independência do Brasil. Em seguida, a ministra Cármen Lúcia fará uma apresentação sobre Hipólita. Por fim, a cantora Zélia Duncan lerá trechos do livro Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.
A exposição, com entrada gratuita, ficará aberta ao público, em Prados, até domingo, dia 24. O horário de visitação é das 10h às 19h, na sexta e no sábado, e das 10h às 14h, no domingo. As próximas paradas do caminhão-museu serão no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. As datas ainda não foram definidas.
Itinerância
A exposição itinerante foi montada no caminhão-museu do Projeto República com apoio do Senado Federal, por meio da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil. De 6 a 8 de julho, a mostra passou pelo campus Pampulha, no âmbito das comemorações dos 95 anos da UFMG e dos 200 anos da emancipação do Brasil.
AGOSTO
29/08 a 02/09 : 19º Seminário de Diamantina
Conferência " Duzentos Anos de Independência " com Professor Fernando Novais
Conferência " Brasil: 200 anos de Sonhos, Frustrações e Possibilidades " com Professor José Murilo de Carvalho
SETEMBRO
04/09: Domingo no Campus: 95 anos da UFMG
Em breve mais informações
02/09: Conversa sobre Literatura entre a gramática e a lei
A Faculdade de direito da UFMG convida para: “Conversa sobre Literatura entre a gramática e a lei “; Um bate-papo com o escritor Marcílio França Castro
Local: Auditório Alice Monteiro de Barros
Data: 02/09/2022
Horário: 11h15
05/09: Cerimônia 95 anos da UFMG | Medalha Mendes Pimentel
A Medalha Reitor Mendes Pimentel é uma condecoração criada pela Universidade Federal de Minas Gerais como forma de estreitar os laços entre a Instituição e a sociedade. Ela homenageia egressos e egressas que têm contribuições destacadas para a sociedade em suas respectivas áreas de atuação. A medalha é também uma forma de a Universidade homenagear o primeiro dirigente, Francisco Mendes Pimentel, que coordenou a criação da Universidade de Minas Gerais (UMG).
A condecoração é uma proposta de Comissão Especial instituída pela Portaria 01976, de 24/08/2000, que estudou formas de a Instituição prestar homenagem a egressos e egressas. A Medalha de Honra Mendes Pimentel foi criada pela Portaria 2048, de 4 de setembro de 2000, durante a gestão do reitor Francisco César Sá Barreto.
Concedida pela primeira vez em 2000, a entrega aconteceu na naquele excepcionalmente no mês de dezembro, quando ocorreram as comemorações do aniversário de Belo Horizonte. Em 22 anos, a UFMG concedeu 146 homenagens, sendo 10 Medalhas Mendes Pimentel e as outras 136, Medalhas de Honra.
07/09 a 10/11: Exposição 95 anos da UFMG
4º andar da Biblioteca Central, com abertura dia 07 de Setembro de 2022 e encerramento em 10 de Novembro de 2022
22/09 e 23/09 : 23ª UFMG Jovem: Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura no exercício da cidadania
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEX/UFMG), por meio da Diretoria de Divulgação Científica, torna público a presente Chamada e convida professores/as e estudantes da Educação Básica e Profissional a inscreverem trabalhos para apresentação e participação nos seguintes eventos da 23ª UFMG Jovem: Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura no exercício da cidadania
1. Feira da Educação Básica
2. Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza
3. Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu
exercício da cidadania?
A 23ª UFMG Jovem contará também com outros dois eventos virtuais abertos à participação de
todas e todos:
4. #Explora UFMG
5. Conversa com Cientistas.
Os eventos serão realizados no formato virtual, nos dias 22 e 23 de setembro de 2022. O link será divulgado no site da Proex/UFMG (https://www2.ufmg.br/proex/); no Facebook (www.facebook.com/feiraufmgjovem/), Instagram (www.instagram.com/ufmgjovem2022/) e
página da UFMG JOVEM (https://www.ufmg.br/ufmgjovem/); no Facebook (@ufmg.prof), no Instagram (@ProfbioNacional) e na página do PROFBIO (www.profbio.ufmg.br).
Todos os eventos da 23ª UFMG Jovem contam com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Para mais informações: https://www.ufmg.br/ufmgjovem/
OUTUBRO
19/10 a 21/10 : Semana do Conhecimento da UFMG
Em breve mais informações.
07/09 a 10/11: Exposição 95 anos da UFMG
4º andar da Biblioteca Central, com abertura dia 07 de Setembro de 2022 e encerramento em 10 de Novembro de 2022
17/10 a 16/12 : Exposição 200 anos da Independência do Brasil
A exposição terá lugar no hall do 4º andar da Biblioteca Central, com abertura em 17 de Outubro de 2022 e encerramento em 16 de dezembro de 2022.
NOVEMBRO
01 a 30/11: Novembro Negro
07/09 a 10/11: Exposição 95 anos da UFMG
4º andar da Biblioteca Central, com abertura dia 07 de Setembro de 2022 e encerramento em 10 de Novembro de 2022
17/10 a 16/12 : Exposição 200 anos da Independência do Brasil
A exposição terá lugar no hall do 4º andar da Biblioteca Central, com abertura em 17 de Outubro de 2022 e encerramento em 16 de dezembro de 2022.
8/11 a 11/1 Série de Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial
Série de Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais sediará a 4ª edição da Intercontinental Academia (ICA), iniciativa que visa promover a criação de uma rede global de futuros líderes em pesquisa.
Em Belo Horizonte, os dois eventos serão realizados em paralelo: com o Intercontinental Academia 4 terá uma programação mais privada, centrada em um grupo selecionado de bolsistas e mentores de diferentes partes do mundo.
A Série de Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial se constitui de uma série de seminários e mesas redondas sobre temas relacionados a processos cognitivos, inteligência artificial e suas implicações que contribuem para moldar o mundo, abrindo novas possibilidades, desafios e perguntas. Um grupo muito selecionado de acadêmicos e especialistas internacionais fornecerá uma ampla perspectiva do tema e das transformações esperadas.
DEZEMBRO
02/12: Jornada de Direitos Humanos;
Em breve mais informações
17/10 a 16/12: Exposição 200 anos da Independência do Brasil
A exposição terá lugar no hall do 4º andar da Biblioteca Central, com abertura em 17 de Outubro de 2022 e encerramento em 16 de dezembro de 2022.