Voltar para o Início Ir para o rodapé
Premiação

Rádio UFMG Educativa é finalista do Prêmio Copasa de Jornalismo

Reportagem 'Sem água, sem aula: saneamento básico e escola' concorre na categoria Áudio

Reportagem finalista do Prêmio Copasa
Arte de Ruleandson do Carmo via Adobe Express

A Rádio UFMG Educativa é o único veículo de comunicação público finalista do Prêmio Copasa de Jornalismo, que reconhece trabalhos sobre o saneamento básico no estado de Minas Gerais. Com produção e reportagem do jornalista Ruleandson do Carmo e apoio dos estudantes de jornalismo Hugo Reis e Isabela Fernandes, a reportagem especial Sem água, sem aula: saneamento básico e escola mostra como os dias sem fornecimento de água em escolas e casas da Região Metropolitana de Belo Horizonte comprometem a saúde física e mental, além do rendimento escolar de crianças e adolescentes, em sua maioria negras.

Na produção, pesquisadoras com formação na UFMG analisam o cenário de atraso escolar motivado pela falta de água: a doutora em Educação Aleluia Heringer, educadora há mais de 40 anos, com experiência em escolas da rede privada, na região Sul da capital mineira, e a professora da rede pública belo-horizontina Marileide Lopes, também doutora em Educação pela UFMG. O professor aposentado médico e ambientalista Apolo Heringer Lisboa, fundador do Projeto Manuelzão da UFMG, avalia como a ausência de saneamento básico provoca doenças e desigualdade social.

O prêmio registrou inscrições de cerca de 100 trabalhos. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia marcada para 25 de novembro.

Reportagem em áudio
A reportagem completa está disponível nas principais plataformas sonoras, como Spotify e SoundCloud.

Ficha técnica
Produção e reportagem: Ruleandson do Carmo, Hugo Reis, Isabela Fernandes (Hugo e Isabela também foram os idealizadores da reportagem)
Edição de texto e de conteúdo: Ruleandson do Carmo
Sonoplastia e edição de áudio: Cláudio Zazá

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Notícias Externas