Avaliação dos Cursos
Os cursos da UFMG e das demais Instituições de Educação Superior (IES) do país passam regularmente por avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), mediante indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sistema analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, considerando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente, além de reunir informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Índice Geral de Cursos (IGC).
Gestão da Avaliação
A UFMG conta com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), vinculada ao Gabinete do Reitor, responsável pela avaliação interna dos cursos de graduação e pela coordenação e assessoramento aos colegiados de curso nos processos referentes à aplicação do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes de Graduação (Enade).
Competem a essa Diretoria outros procedimentos relacionados à graduação, como a coleta das informações para o Censo da Educação Superior, aos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimentos dos cursos de graduação e ao acompanhamento de visitas das comissões de avaliação externa dos cursos.
Avaliação da Graduação
O ensino de graduação na UFMG vem sendo reconhecido como um dos melhores do país. Tal destaque foi obtido em decorrência de um conjunto de fatores e de políticas institucionais. A UFMG vem estruturando, há décadas, um sistema interno de avaliação de seus cursos, dotado de diferentes instrumentos, distribuído por diversas instâncias que dividem a responsabilidade pelo aperfeiçoamento da atividade de ensino e pela constituição das condições para que cada curso atinja um patamar de excelência.
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e ao nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Na avaliação do Enade 2023, mais de 80% das formações de graduação da Universidade alcançaram o conceito mais alto. No conceito Enade, 81,8% dos cursos da UFMG avaliados (18 em 22) alcançaram conceito máximo, o que indica excelente desempenho geral das formações avaliadas.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que se traduz como um indicador prévio da situação dos cursos de Graduação, é divulgado anualmente pelo MEC, junto com os resultados do Enade.
O cálculo do CPC considera o desempenho dos estudantes na prova do Enade (20% da nota), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que é o valor agregado pelo processo formativo (35%), o regime de trabalho e a titulação do corpo docente (30%) e a percepção dos recém-graduados sobre as condições do processo formativo (15% da nota).
Índice Geral de Cursos (IGC)
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos CPCs do último triênio relativos aos cursos avaliados da instituição; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Desde a criação do Índice, em 2007, a UFMG apresenta a nota máxima, 5.
Avaliação interna de cursos
A avaliação interna dos cursos de graduação consiste na aplicação de um questionário a todos os estudantes da Universidade para avaliação dos professores e das disciplinas/atividades cursadas a cada semestre. Esse questionário é preenchido, via Internet, no Minha UFMG, sendo o acesso liberado sempre por ocasião da matrícula para o semestre seguinte.
Avaliação contínua para a excelência
Cada curso de graduação da UFMG possui um Núcleo Docente Estruturante (NDE) que funciona como uma instância colegiada cuja principal função é a de realizar, de maneira permanente, ações de avaliação do curso. Além de coordenar processos de Avaliação Externa e Interna e atender ao Censo da Educação Superior, a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) tem o papel de articular as ações dos NDEs, recebendo os relatórios anuais de avaliação dos cursos, além de orientar a elaboração dos planos de avaliação.
A Comissão Própria de Avaliação exerce o papel de instância colegiada ligada diretamente ao Gabinete do Reitor, sendo assessorada pela DAI, definindo diretrizes para as avaliações, apreciando os relatórios dos cursos e resultados de avaliações externas e internas. A Pró-Reitoria de Graduação, por sua vez, promove o levantamento anual dos indicadores de cada curso, realizando a síntese de relatórios detalhados por curso. Esses relatórios são encaminhados aos Colegiados e aos NDEs, servindo tanto para a tomada de decisões no nível operacional –a cargo, principalmente, dos colegiados– quanto no nível de planejamento estratégico –cuja primeira instância são os NDEs.
Avaliação da Pós-graduação
A pós-graduação ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais tem capacidade instalada para formar milhares de mestres e doutores por ano em todas as áreas do conhecimento. O objetivo da pós-graduação ofertada pela Instituição é garantir que todos os ingressantes adquiram uma formação que alcance e ultrapasse as fronteiras do conhecimento.
Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Na pós-graduação, o resultado da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) confirma a evolução consistente na qualidade dos cursos de mestrado e doutorado mantidos pela UFMG. Os números atestam que a UFMG tem mais de 44,4% de seus programas avaliados com as notas 6 e 7, percentual quase três vezes superior à média nacional, que é de 15%.
Esse resultado está consolidado na avaliação dos pedidos de reconsideração feita pelo Conselho Técnico-científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes. Quando considerados também os programas com nota 5 – avaliação máxima que pode ser alcançada pelos programas de mestrado –68% dos PPGs da UFMG passam a ser considerados de excelência.
Processo de autoavaliação da pós-graduação
Diante da necessidade de realizar uma nova avaliação institucional do sistema de pós-graduação stricto sensu, a UFMG aprovou, em 2019, o projeto de autoavaliação da pós-graduação. Para fins de condução do projeto, foi instaurada uma Comissão de Avaliação Diagnóstica, composta de representantes das grandes áreas do conhecimento, que conduziu o primeiro processo avaliativo em 2020.
A avaliação diagnóstica é baseada em dois tópicos centrais: o conceito de autoconhecimento e a escuta da comunidade. O Conselho Consultivo, vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), elaborou questionários destinados aos coordenadores de programas, docentes que atuam na pós-graduação stricto sensu, professores elegíveis ainda que não atuantes nesse nível de ensino, secretários e ex-secretários dos programas, mestrandos e doutorandos e pesquisadores em residência pós-doutoral.
Avaliação da Educação Básica e Profissional (Ebap)
A Educação Básica e Profissional da UFMG é avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino básico. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar – aprovação – e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Acesse os dados do Centro Pedagógico (CP).
Acesse os dados do Colégio Técnico (Coltec).
Saiba mais:
UFMG em Rankings
A UFMG se destaca em diversos rankings e avaliações nacionais e internacionais.
Acesse aqui