A Diretoria de Avaliação Institucional – DAI é um órgão auxiliar da Reitoria da UFMG, de modo que ao Gabinete desta está vinculada. É composta pelo(a) Diretor(a) de Avaliação Institucional e pelo(a) Diretor(a)-Adjunto(a) de Avaliação Institucional, ambos(as) de livre escolha do Reitor(a) para mandato de quatro anos, por um(a) secretário(a) executivo(a), por um(a) pedagogo(a) e por três assistentes em administração.

 

São atribuições ordinárias da DAI:

I - Coordenar, anualmente, no âmbito da UFMG, o Censo da Educação Superior;

II - Coordenar, anualmente, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, na UFMG;

III - Coordenar o Processo de Reconhecimento e o de Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação, presencial e a distância, da UFMG;

IV - Coordenar o Processo de Recredenciamento Institucional da UFMG;

V - Coordenar o Comitê Gestor de Egressos da UFMG;

VI - Alimentar o sistema e-MEC com os dados relacionados aos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da UFMG;

VII - Prestar suporte técnico e administrativo à Comissão Própria de Avaliação - CPA e secretariar as reuniões realizadas por ela;

VIII - Prestar suporte técnico e administrativo ao Comitê Gestor de Egressos da UFMG e secretariar as reuniões realizadas por ele;

IX - Realizar estudos sobre avaliação;

X - Analisar os indicadores de qualidade da educação superior do Inep/MEC;

XI - Disponibilizar, semestralmente, o Questionário Discente de Avaliação do Desempenho Didático Docente, bem como os Relatórios resultantes dessa avaliação;

XII - Gerir todas as rotinas relacionadas à DAI incluindo as relacionadas à secretaria.

Diretora de Avaliação Institucional: Professora Viviane Santos Birchal

Diretora Adjunta de Avaliação Institucional: Micheline S. de Souza

Assessoria técnica | aval@dai.ufmg.br | (31) 3409-4059

Secretaria | info@dai.ufmg.br | (31) 3409-5516

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901

Prédio Reitoria, 5º andar, sala 5026