O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) propõe-se a avaliar múltiplos aspectos do ensino, da pesquisa, da extensão, além da responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição, o corpo docente e a condição das instalações para as práticas acadêmicas.

Entre as dimensões avaliativas, dois indicadores estão associados ao relacionamento das instituições com ex-estudantes: verificação do nível de inserção dos diplomados e diplomadas das instituições avaliadas, de diversas áreas do conhecimento, no mundo do trabalho e as oportunidades e ofertas de educação continuada para egressos e egressas.

Parâmetros de avaliação da política e ações de acompanhamento de egressos e egressas do Sinaes 2017. Fonte: Inep/MEC

O objetivo do Ministério da Educação (MEC), com a introdução do Sinaes, é promover a avaliação interna e externa das Instituições de Educação Superior (IES) com o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino superior no Brasil. Essa avaliação traduz em indicadores aspectos considerados fundamentais à vida acadêmica, às instituições de ensino superior (públicas e privadas) e a contribuição dessas instituições à sociedade.

Mais informações no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, e responsável pela realização das avaliações institucionais nas instituições de ensino superior brasileiras.