Voltar para o Início Ir para o rodapé

Internacionalização

O grau de internacionalização de uma universidade representa o potencial instalado na instituição para impactar as fronteiras do conhecimento, além de possibilitar transformações na sociedade. Nesse sentido, a UFMG é uma das instituições mais ativas do Brasil, efetuando investimentos significativos e mobilizando recursos materiais e humanos próprios.

Essa imagem mostra uma janela, com um selo ou adesivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) visível na parte direita do vidro. O selo circular mostra um edifício com uma chama no topo e a inscrição "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS" e a data "7 DE SETEMBRO DE 1927" ao redor, juntamente com o lema "INCIPIT VITA NOVA". O sol e a vegetação do lado de fora criam reflexos e um brilho suave no vidro da janela. A imagem tem profundidade, com o selo em foco nítido no primeiro plano, enquanto a paisagem externa — incluindo grades e a folhagem de árvores — aparece desfocada ao fundo. A iluminação geral é clara e natural.
Brasão da UFMG.
Acervo

Desde a sua fundação, a UFMG mantém constante esforço para o estabelecimento de vínculos acadêmicos com instituições do exterior, além de ter o próprio processo de internacionalização devidamente balizado em diretrizes que buscam conjugar princípios de excelência acadêmica e científica com compromissos de solidariedade com as entidades parceiras.

Diretoria de Relações Internacionais

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) é um órgão assessor, vinculado à Reitoria, que se apresenta como instância articuladora das relações acadêmico-científicas internacionais, de forma a captar, implementar e acompanhar projetos e convênios interuniversitários.

Essa imagem mostra um plano de baixo ângulo que mostra três bandeiras em hastes de metal contra um céu azul com nuvens brancas e esparsas. Da esquerda para a direita, as bandeiras são: a bandeira de Minas Gerais (branca com um triângulo vermelho e o lema "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"), a bandeira nacional do Brasil (verde, amarela e azul) e a bandeira da UFMG (branca com o selo da universidade).  As bandeiras estão tremulando levemente ao vento. O sol está brilhando fortemente, com um reflexo de lente visível no canto superior esquerdo da imagem, o que cria uma luz brilhante e dramática. No canto inferior esquerdo, há a copa de uma árvore, e no canto inferior direito, parte de um edifício moderno e multiandares com painéis de vidro. A perspectiva de baixo para cima faz as bandeiras e o edifício parecerem imponentes.
Bandeiras em frente à Reitoria.
Acervo

A missão da DRI é inserir a UFMG no cenário internacional, fortalecendo a interação com as instituições do exterior, assegurando o cosmopolitismo das atividades acadêmicas, além de somar esforços estratégicos voltados à indução de internacionalização. A DRI trabalha na criação de programas e projetos que viabilizem a cooperação internacional nos diversos segmentos da UFMG.

Para mais informações sobre programas e parcerias internacionais, mobilidade acadêmica e editais, acesse o site da DRI.

Mobilidade Acadêmica Internacional

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional permite que os discentes e docentes da UFMG adquiram experiências acadêmicas com profissionais e instituições estrangeiras, fortalecendo o enriquecimento cultural e científico, por meio de programas e parcerias internacionais organizados pela DRI. Para os discentes, a mobilidade acadêmica está disponível a nível de graduação, pós-graduação e internacionalização em casa, enquanto para os docentes, acontece por meio de cátedras e outras iniciativas.

Para mais informações sobre mobilidade acadêmica internacional para a comunidade da UFMG, acesse o site da DRI.

Redes de Cooperação

No desenvolvimento das políticas institucionais de internacionalização, a UFMG reconhece a importância do estabelecimento de relações acadêmicas e científicas com instituições de ensino superior estrangeiras. Assim, a Universidade reúne esforços e participa ativamente das redes de cooperação que englobam entidades de diversos países. 

As redes de cooperação são organizações importantes pois favorecem o compartilhamento da estrutura acadêmica entre universidades, incentivam a mobilidade acadêmica internacional dos discentes e docentes, assim como permitem a realização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais.

Para conferir as Redes de Cooperação integradas pela UFMG, clique aqui.

Programas e Parcerias

A UFMG estabelece programas e parcerias que fortalecem os planos de internacionalização da universidade, como a Escola de Verão em Estudos Brasileiros, a Formação Transversal em Estudos Internacionais, os Centros de Estudos Regionais, entre outras iniciativas que estimulam a relação com estudantes e instituições do exterior, promovendo uma formação mais completa aos discentes e docentes da instituição.

Para conferir a lista de instituições parceiras da UFMG, clique aqui.

Proficiência

A UFMG, em parceria com a Faculdade de Letras, oferta cursos de idiomas para a comunidade interna e externa. No Centro de Extensão da FALE (Cenex FALE) são ofertados cursos de diversos idiomas como Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Coreano, além da aplicação de testes de proficiência em línguas estrangeiras. Para mais informações, acesse o site do Cenex FALE.

Além disso, o Instituto Confúcio da UFMG, resultado de uma parceria com a Huazhong University of Science and Technology (HUST), oferta aulas e testes de proficiência em Mandarim. Para mais informações, acesse o site do Instituto.