Agência Universitária Francófona (AUF)

A Agência Universitária Francófona (AUF) reúne 944 universidades, faculdades, redes universitárias e centros de pesquisa científica que usam a língua francesa, em 116 países. Fundada há quase 60 anos, é uma das maiores associações de instituições de ensino superior e pesquisa do mundo. AUF é o representante oficial do setor de ensino superior e pesquisa na Cúpula da Francófona. A agência tem a responsabilidade de implementar as resoluções relativas ao ensino superior adotadas pela Conferência de Chefes de Estado e de Governo que usam o francês como língua comum.


Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)

A AUGM é uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas similaridades, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças em estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços. Os programas Escala Posgrado, Escala Docente, Escala Gestores e Escala Estudantil são programas de mobilidade internacional próprios da AUGM, para estimular a ampla colaboração entre as universidades membros da rede.


Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado- AUIP

A AUIP – é uma organização não governamental internacional  financiada com as contribuições de suas instituições associadas que é dedicada à promoção de estudos de pós-graduação e doutorado na Ibero-América e fornece serviços de informação e divulgação dos cursos de pós-graduação oferecidos, facilita a mobilidade e o intercâmbio de professores e alunos, incentiva o trabalho acadêmico e de pesquisa e patrocina eventos acadêmicos e científicos.


Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional – AULP

O Programa AULP foi criado com o objetivo de estruturar, fortalecer e internacionalizar os Programas de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação das universidades integrantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Tendo seu primeiro edital publicado em 2012, o programa possibilita que estudantes e docentes oriundos de universidades e centros de ensino superior filiados à AULP situados na África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau Moçambique e São Tomé e Príncipe) e na Ásia (Timor Leste), participem de atividades de ensino, de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em universidades brasileiras. Por outro lado, estudantes e docentes de universidades brasileiras realizam atividades de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em universidades e centros de ensino superior filiados à AULP.


Grupo Tordesillas

O Grupo Tordesillas é uma rede de universidades do Brasil, Portugal e Espanha que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas atuam em um mundo marcado por uma profunda mudança social, científica e tecnológica.


Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados- MARCA

O MARCA é um programa de mobilidade para graduandos de cursos aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul) cujos países membros são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.  O objetivo do programa é fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e a internacionalização da educação superior regional.


Rede de Macrouniversidades da América Latina e do Caribe

A Red Macro é composta por 37 universidades públicas de 20 países. Alguns dos princípios dessa rede criada em 2002 é a defesa, promoção e consolidação da autonomia universitária, a difusão e a recuperação ativa dos acordos internacionais, em torno da responsabilidade dos estados no fornecimento de financiamento adequado do ensino superior, a legitimação do ensino superior como um bem público e social não-comercializável, a cooperação universitária e a mobilidade como ferramentas para reconhecer o patrimônio cultural comum, além de apoiar pesquisas associativas sobre questões sociais e econômicas na região.


RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede de Universidades da Espanha, Portugal e América Latina que promove a inovação e o empreendedorismo desenvolvendo programas internacionais para apoiar a criação de empresas com base no talento e nos conhecimentos gerados nas universidades. 


Worldwide Universities Network (WUN)

A WUN é uma rede de ensino superior e pesquisa composta por 23 universidades, abrangendo 13 países em seis continentes. Por meio de seu Fundo de Desenvolvimento de Pesquisa, a WUN fornece suporte para estabelecer pesquisas colaborativas que se enquadram em quatro temas globalmente significativos:

  • Respondendo às mudanças climáticas
  • Saúde Pública (Doenças Não Transmissíveis)
  • Ensino Superior e Pesquisa Global
  • Compreendendo Culturas

No nível de pós-graduação a rede promove um Programa de Mobilidade de Pesquisa que oferece oportunidades para que pesquisadores em início de carreira, incluindo estudantes de pós-graduação e pós-doutorado, obtenham experiência especializada em um contexto internacional e ampliem suas redes profissionais.


Santander Universidades

O Santander Universidades é um programa mantido pelo banco Santander que oferece determinado número de bolsas de estudos para estudantes brasileiros. Como instituição parceira do programa, a UFMG oferece as vagas mobilidade através do edital unificado e aqueles estudantes selecionados para universidades contempladas pelo programa podem se candidatar para as bolsas.