![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||
![]() |
||||
![]() |
![]() |
|||
![]() |
![]() |
Primeira
página![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Segunda
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Terceira
página![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Quarta
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Quinta
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Sexta
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Setima
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Oitava
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Edições
Anteriores ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Biblioteca Universitária estimula acesso ao
portal de periódicos da Capes
Ana Rita Araújo
ara estimular o acesso ao Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br) mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Sistema de Bibliotecas da UFMG instituiu programa permanente de orientação* aos usuários, para atender alunos e professores da graduação e da pós-graduação.
O portal da Capes é uma página eletrônica criada em 2000, com o objetivo de permitir o acesso de professores, pesquisadores, alunos e funcionários de instituições de ensino superior e de pesquisa a informações científicas e tecnológicas de excelência.
Os grupos a receberem orientação são montados de acordo com a demanda que chega às bibliotecas de cada unidade acadêmica. “Procuramos trabalhar com turmas homogêneas. Além de ter uma visão geral do Portal, podem conhecer melhor as metodologias para pesquisa em base de dados, com ênfase em periódicos de maior interesse em sua área específica”, explica a bibliotecária Jane Rodrigues Guirado.
Treinamento de bibliotecárias encarregadas de orientar os usuários do Portal
Foto: Foca Lisoba
A diretora do Sistema de Bibliotecas, Simone dos Santos, ressalta a necessidade de ampliar o acesso ao Portal nas universidades públicas. “Trata-se de um serviço caro, que custa ao MEC cerca de 30 milhões de dólares, e precisa ser bem utilizado”, afirma, ao lembrar que a opinião dos usuários pode auxiliar na definição do conteúdo disponível. “É muito importante que, ao utilizar o portal, o pesquisador avalie a qualidade do conteúdo oferecido. Desse modo, será possível ajustá-lo às demandas dos usuários, cancelando assinatura de determinados periódicos ou contratando novos serviços”, reforça a diretora.
A página registra 80 mil acessos diários, mas tem condições de atender a um número bem maior de usuários. A UFMG está entre as cinco instituições que mais utilizam o Portal, com 4,38% dos acessos. A primeira colocada registra percentual de consultas de 23,68%.
O acesso a textos completos ou a bases referenciais é gratuito a partir de computadores que tenham o Internet Protocol (IP) nas instituições vinculadas à Capes. Os assinantes do serviço Way Internet que têm vínculo com a UFMG, também poderão acessar o Portal livremente. Na UFMG, o serviço de orientação de uso do portal é vinculado à Divisão de Planejamento e Divulgação do Sistema de Bibliotecas da Universidade.
Títulos
O serviço possui 8,5 mil títulos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico. São textos completos, com resultados de pesquisas e estudos científicos de extrema importância para desenvolvimento e apoio à pesquisa brasileira. O usuário encontra 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, incluindo acessos a páginas eletrônicas selecionadas.
As bases de dados disponíveis no Portal também são utilizadas pelo Centro de Estudo do Medicamento (Cemed), da Faculdade de Farmácia. “Sem o Portal, nosso trabalho ficaria totalmente comprometido”, reconhece o coordenador do Cemed, professor Edson Perini.
Se antes o Portal era voltado priori-tariamente para a pós-graduação, hoje o conteúdo abrange também a graduação, em todas as áreas do conhecimento. Daí a necessidade de levar, aos novos alunos da Universidade, todas as informações que os habilite, desde o início do curso, a extrair materiais de que necessitam. “Estamos ampliando o alcance das orientações, para estimular o conhecimento e o acesso entre alunos recém-chegados à Universidade”, diz Simone dos Santos.
“Em geral, os alunos de graduação só reconhecem a importância do Portal quando estão nos últimos períodos, percebendo que poderiam ter enriquecido muito mais suas pesquisas”, relata a bibliotecária da Escola de Veterinária, Rosilene Almeida. A mesma opinião tem Elisabete Quatrini Vieira, bibliotecária do Instituto de Geociências, que acredita ser necessário o estímulo dos professores, a fim de que os estudantes de graduação habituem-se a recorrer ao Portal.
A página do Sistema de Bibliotecas (www.ufmg.br/biblioteca/index.shtml) fornecerá formulário a ser preenchido pelos interessados em receber orientações de acesso. “Assim, sempre que houver número suficiente de pessoas, formaremos novas turmas”, explica Simone dos Santos. Patrícia Falco de Carvalho, bibliotecária da Escola de Engenharia, comenta que recebe grande número de demandas individuais. “Mesmo quando não é possível criar turmas, dou atenção individualizada, ajudando cada usuário em pesquisas específicas”, relata.
*A orientação é necessária devido à complexidade do conteúdo disponível no Portal. Em geral, ocorre em tempo reduzido – cerca de duas horas – em que os alunos recebem informações quanto à navegação da página, as possibilidades de acesso e os fornecedores e periódicos de maior interesse para a sua área de atuação.
UFMG oferece suporte aos usuários da região Sudeste
Dificuldades no acesso a determinados periódicos ou dúvidas quanto ao uso de senhas, por exemplo, levam os usuários do Portal Periódicos a procurar ajuda. Por sugestão da Capes, a UFMG dá este tipo de suporte aos pesquisadores da região Sudeste. “O usuário precisa da resposta imediata, e quando não temos a informação, consultamos a Capes e respondemos o mais rapidamente possível”, comenta a bibliotecária Jane Rodrigues Guirado, que trabalha no serviço de Help Desk com as bibliotecárias Márcia Meireles e Mariza Cristina Torres Talim.