Busca no site da UFMG

Nº 1523 - Ano 32
23.03.2006

Quarta Doze e Trinta

O espetáculo Landru, Assassino de Mulheres é a atração do Quarta Doze e Trinta do dia 29 de março, às 12h30, no auditório da Reitoria. Escrita por Roberto Perinelli, um dos principais nomes da dramaturgia argentina, e dirigida por Luiz Otávio Carvalho, professor do curso de Teatro da Escola de Belas Artes (EBA), a peça é baseada em histórias reais de um serial killer que viveu na França no início do século XX.

Landru, Assassino de Mulheres
será encenada como exercício de conclusão da disciplina Prática de Montagem A, do 5º período do curso de graduação em Teatro da UFMG. Esta é a quarta apresentação do Quarta Doze e Trinta em 2006 e a primeira no auditório da Reitoria. A promoção é da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.


HC inaugura unidade de hematologia infantil

O Hospital das Clínicas inaugurou, no último dia 17, seu novo Centro de Tratamento em Onco-Hematologia Infantil. Localizada no Hospital Borges da Costa, a unidade é formada por seis consultórios, uma sala para quimioterapia e uma brinquedoteca. Ela custou R$ 250 mil, captados junto à Fundação Banco do Brasil, por meio do Programa Criança e Vida, cujo objetivo é investir em projetos que reduzam a mortalidade infantil provocada pelo câncer. O recurso permitiu a aquisição de aparelhagem de dopplerfluxuometria, eletrocardiograma neonatal e pediátrico, respiradores, capela de fluxo laminar, carrinho de emergência, consultório odontológico completo, oxímetros e mobiliários.

Por mês, o Centro atende cerca de 500 crianças e adolescentes, com idade até 16 anos, de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais. Lá são tratados portadores de doenças hematológicas como leucemia, neuroblastoma e linfoma.

Posse na Fafich

Os professores João Pinto Furtado e Eduardo Dias Gontijo tomaram posse, no dia 16, como diretor e vice-diretor da Fafich. Os dirigentes foram reconduzidos aos cargos após processo de consulta à comunidade, realizado em novembro de 2005.

A solenidade, que aconteceu na Biblioteca da Faculdade, foi presidida pela então reitora Ana Lúcia Gazzola e contou com a presença do reitor Ronaldo Pena.

Após assinar o termo de posse, o professor João Pinto Furtado destacou que os quatro anos do primeiro mandato serviram como importante aprendizado e permitiram expandir seus conhecimentos sobre a comunidade da Fafich e da UFMG. “Certamente esse aprendizado fará com que o segundo mandato seja ainda mais produtivo”, salientou.

Após a cerimônia da posse, Ana Lúcia Gazzola, o então vice-reitor Marcos Borato, o diretor João Furtado e a bibliotecária Vilma Carvalho descerraram placa alusiva à inauguração das novas instalações da Biblioteca da Fafich, denominada Antônio Luiz Paixão, em homenagem ao professor da Unidade, já falecido. A ampliação do espaço físico permitiu o aumento do número de estantes e melhorou a distribuição do acervo bibliográfico. Em breve, a reforma permitirá a implantação do Centro de Atendimento ao Deficiente Visual (CADV), que atenderá aos alunos portadores de deficiência visual matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG.


Mineração de dados


A UFMG e a Auditoria-Geral do Estado de Minas Gerais formalizaram cooperação técnica para uso de um sistema de mineração de dados desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) do ICEx. O convênio foi assinado no dia 16 de março pela então reitora Ana Lúcia Gazzola e pela auditora-geral do Estado, Maria Celeste Morais Guimarães.

Pelo convênio, a UFMG disponibilizará ao Estado o programa Tamanduá, ferramenta de mineração de dados de apoio à gestão e decisão governamentais, principalmente nas áreas de contratações e compras. A facilidade de uso do Tamanduá e a possibilidade de operar com sistemas já existentes estão entre as vantagens do programa, desenvolvido desde 2004 por cerca de 30 especialistas do DCC e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Segundo o professor Wagner Meira Júnior, coordenador do programa, já existem versões da ferramenta em operação nos ministérios do Planejamento e da Saúde e na Secretaria de Planejamento de Minas Gerais.

 

Estação Ecológica

A Estação Ecológica da UFMG ganhou um novo portal de entrada, inaugurado, no dia 15 de março, pela então reitora Ana Lúcia Gazzola, pelo ex-reitor Eduardo Osório Cisalpino, pelos membros da Comissão Executiva da Estação Ecológica, Bernardo Machado Gontijo e Celso D’Amato Baeta Neves, e pelo reitor Ronaldo Pena.

Felipe Zig

“Inaugurar uma portaria pode até parecer algo banal, mas não é. O portal dará maior visibilidade e aumentará a segurança da Estação, facilitando o acesso dos visitantes e o estacionamento externo dos ônibus. É a metáfora de um sonho, um marco”, afirmou Bernardo Gontijo.


A mudança da portaria principal facilita o acesso dos 20 mil visitantes que, anualmente, participam das atividades da unidade de conservação. Os recursos para a obra, vindos da Pró-Reitoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Planejamento, cerca de R$ 25 mil, não foram destinados apenas ao portal. A Estação ganhou novas redes elétrica, de água e esgoto e uma nova guarita, com funcionamento 24 horas.