Busca no site da UFMG

Nº 1690 - Ano 36
12.4.2010


Saúde do idoso e da mulher

O Hospital das Clínicas inaugurou, no último dia 5, o Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, para tratamento ambulatorial e interdisciplinar nas áreas de geriatria, ginecologia e obstetrícia. O prédio também abriga os ambulatórios do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG). Construído na Alameda Álvaro Celso, o prédio de seis andares, com 4.950 metros quadrados, funciona na antiga sede do Ambulatório Carlos Chagas, que foi demolida.

A infraestrutura inclui espaços amplos com acesso facilitado para pacientes com limitações físicas e para os idosos. Também estão montados consultório de avaliação, ginásio para práticas diversas, salas de recuperação, de exame de audiometria, de ultrassonografia, de procedimentos, de especialidades clínicas e mais de 64 consultórios, sem contar os espaços de apoio e da estrutura auxiliar para enfermagem em todos os andares.

O novo centro de atendimento do Hospital das Clínicas foi viabilizado por meio de recursos do banqueiro Aloysio Faria, ex-aluno da Faculdade de Medicina. Além de custear a demolição do Ambulatório Carlos Chagas e a construção integral do prédio, Faria doou o mobiliário para áreas comuns e para o centro do idoso, além de toda a infraestrutura da informatização. Os recursos também cobriram a aquisição de equipamentos médicos, entre eles um densitômetro, essencial para diagnóstico de osteoporose. A aquisição do restante do mobiliário necessário para os consultórios da saúde da mulher e do IAG está sendo viabilizada por meio de verbas originadas de emendas parlamentares.

Dança Brasil

O Programa Quarta Doze e o Grupo Sarandeiros estão completando 30 anos de existência. Para comemorar essa coincidência histórica, o grupo, especializado em danças folclóricas, apresenta no dia 14, na Praça de Serviços, o espetáculo Dança Brasil. Serão exibidos números inspirados em algumas das principais manifestações culturais do país, como carnaval, afoxé, frevo, maracatu, ciclos junino e natalino, carimbó, lundu, xaxado e danças gaúchas, entre outros.

O Quarta Doze e Trinta é organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários, com entrada franca.

Plano de saúde

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos divulgou documento em que esclarece as alterações nos subsídios que os servidores recebem do governo federal para pagamento de plano de saúde suplementar. O documento informa que o Ministério do Planejamento mudou os valores de participação da União no custeio de assistência à saúde suplementar do servidor e demais beneficiários.

A nova tabela define os valores do subsídio com base na remuneração do servidor, bem como na sua faixa etária e de seus dependentes. Os novos valores incidiram sobre o salário pago no início de abril.

Para os servidores vinculados ao plano Casu Ifes III, a cobrança da mensalidade consta no contracheque, deduzida do valor do subsídio per capita respectivo do servidor e de seus dependentes legais. Já os servidores vinculados a outros planos e operadoras de seguro de saúde devem apresentar mensalmente, à seção de pessoal do seu setor, o boleto de pagamento dos valores relativos a cada um dos beneficiários.
Outras informações sobre o plano Casu Ifes III podem ser obtidas no site da entidade: www.casu.com.br.

Reunião da SBPC

Estão abertas as inscrições para a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 25 a 30 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. O tema central do evento será Ciências do mar: herança para o futuro.

A inscrição dá direito à submissão de resumos de trabalhos científicos, de qualquer área do conhecimento, de estudantes, professores de educação superior, pesquisadores ou profissionais; e de trabalhos de professores de educação básica ou técnica que versem sobre experiências ou práticas de ensino-aprendizagem. Caso aceitos, os resumos submetidos pelos autores serão programados para apresentação nas sessões de pôsteres.

A Reunião também contará com eventos paralelos, como a SBPC Jovem (com programação voltada para estudantes do ensino básico e público infanto-juvenil), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

Mais informações e inscrições: www.sbpcnet.org.br/natal.

Medalha Apolônio Salles

O professor Walter Motta Ferreira, do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG, foi condecorado com a Medalha de Mérito Apolônio Salles, categoria Prata, por sua contribuição ao desenvolvimento da área de educação agrícola, em especial no campo da zootecnia. O prêmio será entregue na última semana de julho, durante as comemorações dos 150 anos do Ministério da Agricultura.

Walter Motta Ferreira é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1977 e desde 1980 atua como professor da UFMG, onde defendeu seu mestrado em 1983. Possui doutorado em Engenharia Agronômica pela Universidad Politécnica de Madrid e pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia. Walter Motta desenvolve pesquisas nas áreas de nutrição animal de nãoruminantes e de cunicultura.