Busca no site da UFMG

Nº 1709 - Ano 36
6.9.2010



Ronaldo Pena no BH-Tec

O professor Ronaldo Tadeu Pena (foto), reitor da UFMG na gestão 2006-2010, é o novo diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). Ele sucede a Francisco César de Sá Barreto, que foi reitor do período 1998-2002. A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu em 1° de setembro, na sede administrativa do BH-Tec. Um dia antes, em solenidade na Reitoria, o professor teve seu retrato inaugurado na galeria de ex-reitores da UFMG, localizada na antessala de sessões do Conselho Universitário. O quadro foi pintado pela artista plástica Maria Aparecida Dutra, de Conselheiro Lafaiete.

Palmada

O Observatório de Saúde da Criança e do Adolescente (ObservaPED) da Faculdade de Medicina reabriu seu fórum online para debater o projeto de lei da palmada e suas repercussões na saúde infanto-juvenil. O espaço deverá promover o diálogo entre o público e especialistas da UFMG, e pode ser acessado no endereço www.medicina.ufmg.br/observaped.

Espeleologia

O debate sobre temas ligados à ação da mineração em áreas cársticas, aos rumos da legislação ambiental e à prática científica no meio espeleológico terá lugar de destaque no II Encontro de Espeleologia do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, programado para o período de 17 a 19 de setembro. A promoção é do Guano Speleo, grupo de extensão e pesquisa em espeleologia da Universidade. A programação está disponível no endereço www.guanospeleoufmg.blogspot.com. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail elecianatavares@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 8432-8695.

Shakespeare na telona

Nove filmes baseados na obra de William Shakespeare compõem a mostra Rindo em Boa Companhia: comédias shakespearianas, do projeto Cinecentro do mês de setembro, do Centro Cultural UFMG. A série tem novos dias e horário: os filmes passam a ser exibidos às terças e quintas-feiras, sempre às 19h. A entrada é gratuita. As próximas atrações programadas são A megera domada, de Franco Zeffirelli (dia 9), Sonho de uma noite de verão, de Michael Hoffman (dia 14), Muito barulho por nada, de Kenneth Branagh (dia 16), O mercador de Veneza, de Michael Radford (dia 21), Como gostais, de Paul Czinner (dia 23), As alegres comadres, de Leila Hipólito (dia 28), e A última tempestade, de Peter Greenaway (dia 30). O Centro Cultural fica na avenida Santos Dumont, 174. Outras informações pelo telefone (31) 3409-1090.

Nietzsche em debate

O Grupo Nietzsche da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG realiza em 10 de setembro conferência sobre uma das obras do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900). Sob o tema Assim falava Zaratustra: gênese, estrutura, interpretação, o evento terá como expositora a professora da USP Scarlett Marton. A conferência acontece às 10h, no Auditório Baesse, quarto andar da Fafich, no campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6.627. Saiba mais em: http://gruponietzscheufmg.blogspot.com.

Doação de medula

No dia 16 de setembro, das 9h às 15h, a Escola de Engenharia e a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG sediam campanha para o cadastramento de doadores de medula óssea. Alunos de Medicina, matriculados a partir do oitavo período, podem participar da campanha como voluntários, orientando o público sobre o processo de doação, desde o cadastro até os procedimentos de coleta de material. O evento será realizado pelas empresas juniores da UFMG, Cria Jr, UFMG Consultoria Jr (UCJ), PJ, Território, Farmácia Jr, Consultoria e Projetos Elétricos Jr (CPEjr), Mult Jr e RH Consultoria Júnior, com apoio do Hemominas, cujas equipes realizarão todo o procedimento de coleta de amostras de sangue e cadastramento durante a campanha. Mais informações: (31) 3409-3695, 3409-6695 e 3409-7113.

Direito urbanístico

Estão abertas, até o dia 20 de setembro, as inscrições de trabalhos para o I Congresso Mineiro de Direito Urbanístico: repensando as cidades. O evento será realizado de 5 a 7 de outubro pelo programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG. O Congresso está organizado em torno de quatro temas centrais: cidade e megaeventos; políticas públicas de habitação; operações urbanas e regularização fundiária. O objetivo é promover o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, profissionais do Direito e do Urbanismo, movimentos sociais e demais interessados no debate. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8676.