Busca no site da UFMG
ß

Nº 1714 - Ano 37
11.10.2010



Trabalhadores ADOLESCENTES

Os adolescentes Ariene Klécia Silva Braga, da Escola de Arquitetura (1° lugar), Júnia Soares da Silva, do Hospital das Clínicas (2° lugar), e Warley Rodrigues Souza, da Faculdade de Farmácia (3° andar), foram os vencedores do I Concurso de Redação dos Trabalhadores Adolescentes da UFMG, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

O resultado foi anunciado durante a VIII Festa do Trabalhador Adolescente, realizada no Centro Esportivo Universitário (CEU), com a presença do reitor Clélio Campolina Diniz, que fez a entrega dos prêmios.

O concurso, cuja tema foi Adolescente: um ser em formação, recebeu textos de 57 jovens. Os vencedores receberam um netbook (1° lugar), um microsystem (2° lugar) e uma câmera digital (3° lugar).

ENTREVISTADORES mirins

O programa Imagem da Palavra, produzido pela Rede Minas, vai ao ar esta semana com uma entrevista feita por dez alunos do Centro Pedagógico com as escritoras Angela Lago e Ana Raquel. A edição especial do programa, produzida especialmente para a Semana das Crianças, terá reprises na quinta-feira, dia 14, às 22h30, e no sábado, dia 16, às 22h. A primeira exibição ocorreu no último domingo, dia 10.

A gravação foi feita no dia 27 de setembro com alunos de teatro com idades entre 9 e 11 anos. Sob a orientação do professor Roberson Nunes, eles se prepararam para a entrevista por meio da leitura dos livros Psiquê, de Angela Lago, e Pé de tudo mais um pouco, de Ana Raquel. O cenário do estúdio foi criado com painéis pintados pelos alunos do primeiro ciclo do CP, supervisionados pela professora de Artes Visuais Eliette Aleixo. Mais informações.

ENFERMAGEM tem nova direção

As professoras Maria Imaculada de Fátima Freitas e Eliane Marina Palhares Guimarães tomam posse nesta quinta, 14, como diretora e vice da Escola de Enfermagem. A solenidade será realizada às 19h, no auditório Maria Sinno, no campus Saúde. “Nossos compromissos estão voltados para a Universidade do século 21, com a retomada de valores fundamentais de convivência social, tolerância, solidariedade e generosidade, para o desenvolvimento do conhecimento e de tecnologias a serviço do ser humano e do ambiente”, afirma a professora Maria Imaculada Freitas, ao anunciar os princípios que nortearão o seu mandato.

Ela é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado e doutorado em Ciências da Educação pela Université de Bordeaux II, da França. Professora associada II da Escola de Enfermagem, com atuação na área de saúde coletiva, desenvolve estudos e orienta alunos de mestrado e doutorado sobre temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/aids.

Já a nova vice-diretora, Eliane Palhares, é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela PUC Minas, mestre em Ciências da Informação pela UFMG e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

SENTIMENTOS do Mundo

A programação cultural do UFMG Conhecimento e Cultura 2010 traz à Universidade, no próximo dia 21 de outubro, a cantora Mônica Salmaso, acompanhada dos músicos Teco Cardoso (sopros) e Nelson Ayres (piano).
O show, que integra o projeto Sentimentos do Mundo, conta com repertório que reúne obras de Villa-Lobos, valsas do começo do século passado, composições de Orlando Silva e parcerias de Edu Lobo e Chico Buarque. Também não faltarão sambas de Adoniran Barbosa e Ary Barroso, além de composições líricas de Tom Jobim. Aberto ao público, o show será no gramado da Reitoria, a partir das 19 horas.

Dança e DRAMATURGIA

Dois trabalhos do ator e bailarino pernambucano Kleber Lourenço e do Visível Núcleo de Criação serão apresentados esta semana no campus Pampulha. No dia 13, dentro do Quarta Doze e Trinta, no auditório da Reitoria, Lourenço mostra o espetáculo de teatro-dança Negro de estimação, baseado nos textos do livro Contos negreiros, do escritor Marcelino Freire, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura 2006. A adaptação trabalha temas como identidade racial, religiosidade, exploração sexual, violência e racismo, permeados com humor, acidez e poesia, características da obra de Freire.

Já no dia 14, como parte do projeto Uma Tarde no Campus, Kleber Lourenço e a atriz gaúcha Sandra Possani levam o espetáculo O acidente (foto) à Sala Otávio Cardoso, no prédio do curso de Teatro da Escola de Belas-Artes. A apresentação começa às 17h30. Com direção de Fausto Filho, O acidente, adaptação da obra do dramaturgo Bosco Brasil, reflete sobre a solidão, o isolamento e a falta de comunicação na sociedade moderna.

Os programas Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.