Busca no site da UFMG

Nº 1821 - Ano 39
20.5.2013

jornada de extensão

A XII Jornada de Extensão da UFMG, que será realizada no dia 4 de junho, recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 27. Com o tema O impacto na formação do aluno, o evento pretende reunir os mais de 900 estudantes de graduação que atualmente recebem bolsa – além de divulgar e estimular as iniciativas criativas de extensão em curso na UFMG.

“A extensão tem de dialogar, transformar e contribuir com a sociedade. Mas, por sua dimensão acadêmica, também precisa ser proveitosa para a formação do estudante”, defende a professora Efigênia Ferreira e Ferreira, pró-reitora de Extensão. Além dos bolsistas, podem participar alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos da UFMG.

A Jornada acontece a partir das 14h no auditório principal da Escola de Engenharia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6435 e pelo endereço eventos@proex.ufmg.br.

experiência elementar

A prática clínica na perspectiva fenomenológica em diálogo com o conceito de experiência elementar é um dos temas que serão abordados no VII Seminário Experiência Elementar em Psicologia: apropriações teóricas e práticas, que acontece neste sábado, 25, no Auditório Sônia Viegas da Fafich. As inscrições se encerram na quinta-feira, 23, e devem ser feitas no posto de atendimento da Fundep, na Praça de Serviços do campus Pampulha, das 8h às 18h, ou no site da Fundep.

O seminário é promovido pelo Grupo Experiência Elementar em Psicologia: Estudo, Pesquisa e Intervenção e pelo Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (Laps).

lua cheia

Nas noites desta sexta, 24, e sábado, 25 de maio, o Museu de História Natural e Jardim Botânico recebe visitantes para caminhada de aproximadamente três quilômetros pelas trilhas temáticas. O evento Lua Cheia no Museu inclui atividades ­culturais e apreciação científica de diversos aspectos ambientais.

As inscrições devem ser feitas no site Lua Cheia no Museu. A taxa é de R$ 10 para crianças de seis a 12 anos e de R$ 20 para maiores de 12 anos.

ars nova, o retorno

Dois concertos vão inaugurar esta semana a nova fase do Ars Nova – Coral da UFMG. Na quarta, 22, o grupo se apresenta para convidados no Conservatório UFMG e na quinta, 23, para o público na Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, em Lourdes.

As duas apresentações estão marcadas para 20h.

Sob a regência de Iara Fricke Matte, os concertos, que homenagearão o maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006), regente do coral por mais de três décadas, terão ênfase nos repertórios renascentista, barroco e contemporâneo. Aos 20 coristas selecionados para a nova fase, vão se juntar 15 ex-integrantes do Ars Nova.

Na primeira parte, todos os integrantes vão cantar três peças que marcaram a trajetória do coral. Na segunda, a nova formação vai apresentar quatro obras. E, ao final, novatos e veteranos estarão juntos outra vez para executar o último movimento (Dona nobis pacem) da Missa afro-brasileira, obra-prima do maestro Carlos Alberto.

professor na enfermagem

O Departamento de Enfermagem ­Aplicada da Escola de Enfermagem recebe até 29 de julho inscrições para seleção de professor auxiliar na área de conhecimento Administração em Saúde e Enfermagem; e até 12 de julho para a área de ­Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Em ambos os casos, o regime de trabalho é em dedicação exclusiva.

As inscrições devem ser feitas na secretaria geral (Avenida Alfredo Balena, 190, 2º andar, sala 215, Santa Efigênia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (31) 3409-9828.

mestrado em neurociências

Estão abertas até 13 de junho as inscrições ao mestrado em Neurociências, oferecido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB). As inscrições devem ser feitas na secretaria do programa, no Bloco M1 do ICB, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Mais informações pelo telefone (31) 3409-2545.

carnaval mais uma vez

Neste sábado, 25, às 11h, será lançado no Usiminas Belas-Artes Cinema (rua Gonçalves Dias, 1.581) o documentário Pra fazer carnaval mais uma vez, que aborda a experiência de criação, nos anos 1960, do bloco carnavalesco União Consumidora de Álcool (UCA), no município mineiro de Prados, na região do Campo das Vertentes. A iniciativa, que transformaria as práticas comportamentais de uma cidade até então conservadora e moralista, se consolidou e foi o embrião de um carnaval popular que já dura 50 anos.

Com 77 minutos de duração, o filme foi produzido e dirigido pelo jornalista Léo Rodrigues e integra projeto de conclusão do curso de Comunicação Social da UFMG. O diretor optou por não utilizar narrador em off, e todo o discurso é construído a partir da voz dos entrevistados. Para compreender melhor o bloco UCA, o documentário analisa também diversos acontecimentos que têm impacto decisivo na sua trajetória. Entre os principais, estão a criação dos blocos infantis e o surgimento do Gato Preto, cuja rivalidade com a UCA é hoje o principal motor da manutenção do Carnaval de Prados.