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Nº 1822 - Ano 39
27.5.2013

Rede de percepções

A Google está desembolsando R$ 1 milhão para financiar cinco pesquisas de doutorado no Brasil que analisam comportamentos, sentimentos e percepções dos usuários na rede social. Três delas são da UFMG, desenvolvidas no âmbito do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

“A princípio não há outro interesse da empresa, senão o incentivo à pesquisa. Tanto que ela não exige cessão de direitos ou serviços”, explica o professor Wagner Meira Jr., do DCC, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb). Ele acredita que o incentivo da Google pode ser ainda uma “estratégia de head-hunting, ou captação de mão de obra”.

As pesquisas em andamento na UFMG buscam estabelecer plataforma para análise de sentimentos, identificar o grau de confiabilidade de artigos veiculados na rede e “adivinhar” que vídeos podem se transformar em sucesso na internet.

Como se sente?

Plataforma vai traçar preferências, medir intensidades das opiniões e atribuir peso às interações dos internautas

Posso crer?

Algoritmos permitem detectar grau de confiabilidade de artigos publicados na internet

Vai ‘bombar’?

Pesquisa tenta prever popularidade de vídeos lançados no YouTube