Busca no site da UFMG

Nº 1833 - Ano 39
26.08.2013

consulta para reitor

A partir desta segunda-feira, 26, podem ser inscritas as chapas que concorrerão aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMG para o mandato 2014-2018. O prazo se encerra na sexta-feira, 30. A condução do processo está a cargo de comissão eleitoral instalada este mês.

O regulamento e o cronograma da consulta à comunidade foram estabelecidos pelo Conselho Universitário. Ficou definido que a votação em primeiro turno ocorrerá nos dias 29 (apenas no Hospital das Clínicas) e 30 de outubro (em todos os locais de votação da UFMG). Três debates oficiais estão programados também para o mês de outubro: 2 (campus Saúde), 9 (campus de Montes Claros) e 16 (campus Pampulha).

Se não houver necessidade de segundo turno – para isso a chapa vencedora terá que obter mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos –, o resultado da consulta será encaminhado, no dia 4 de novembro, ao Colégio Eleitoral, que se reunirá no dia 12 de novembro para a elaboração da lista tríplice.

Em caso de segundo turno, a votação será realizada nos dias 12 (apenas no HC) e 13 de novembro (em todos os locais de votação). O Colégio Eleitoral receberá o resultado no dia 20 daquele mês e se reunirá em 3 de dezembro para formular a lista tríplice.

livro que circula

Com o objetivo de estimular o hábito de leitura no ambiente acadêmico, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) retoma a Campanha Livro Circulante, que estimula o compartilhamento de centenas de títulos literários entre estudantes e servidores da Universidade.

Em nova etapa de arrecadação, o projeto está aberto a doação de exemplares, que serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG. Quem quiser aderir ao projeto pode doar os livros na sede da Fump (Av. Antônio Abrahão Caram, 610, sala 601), na unidade da Instituição no campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) e também na Coordenadoria Montes Claros, que fica no Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

A intenção é que, ao encontrar livro identificado com a marca da campanha, a pessoa leia e depois faça a obra circular no meio acadêmico.

espaço literário

Professores e alunos de pós-graduação participam nesta quinta e sexta, 29 e 30, na Faculdade de Letras (Fale), de dois eventos que focalizam textos e autores que tenham Minas Gerais como espaço literário de origem ou tema de obras.

Promovidos em parceria entre o Núcleo de Estudos de Literatura Brasileira (Libra) da Fale, o Grupo de Pesquisa Minas Gerais: Diálogos, da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), e CNPq, os seminários incluem discussões sobre manifestações artísticas e culturais, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura.

A programação inclui a exibição do documentário Maria José de Queiroz: artesã da palavra, na quinta-feira, 29, às 19h, no auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale). Com 55 minutos de duração, o filme é um capítulo de livro em vídeo de autoria do fotógrafo Lesle Nascimento, graduado em Biblioteconomia pela UFMG.

Maria José de Queiroz é professora aposentada da Fale, na área de Literatura Hispano-Americana. Escreveu cerca de 30 livros que abrangem os gêneros ensaio, poesia, romance e conto. Os outros capítulos do documentário que ainda serão lançados abordam os grandes temas estudados por Maria José, como a questão indígena no Brasil, pobreza, comida e literatura, música, além de aspectos biográficos da escritora e sua relação com Belo Horizonte e Minas Gerais.

glicerina

Isabella Lucas

A foto de capa da última edição do BOLETIM (1832, de 19 de agosto) é de autoria de Isabella Lucas.