Busca no site da UFMG

Nº 1884 - Ano 41
10.11.2014

Encarte

acontece

Carolina Maria de Jesus

Trinta e sete cadernos que resultaram em nove rolos de microfilmes contendo grande parte da obra inédita da escritora mineira Carolina Maria de Jesus foram doados oficialmente no dia 3 de novembro ao Acervo de Escritores Mineiros da UFMG. O termo de cessão foi assinado pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, pelo professor José Carlos Sebe Bom Meihy, da USP, que doou o material, e pelo pesquisador Sergio da Silva Barcellos, especialista no estudo da escrita diarística.

“Como professora da Faculdade de Letras, é uma honra receber esse material tão importante para os pesquisadores que trabalham com a obra de Carolina”, disse a vice-reitora, durante a cerimônia realizada em seu gabinete.

Além da cópia recém-chegada à UFMG, só há duas outras: uma em poder da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e a outra pertencente à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Os originais dos cadernos estão em Sacramento, no Triângulo Mineiro, terra natal de Carolina Maria de Jesus, que completaria 100 anos neste ano.

Prostituição e corporeidade

Com o objetivo de refletir sobre o ­fenômeno da prostituição e sensibilizar a sociedade para quebrar o preconceito, a Escola de Enfermagem realiza, de 18 a 20 de novembro, o seminário Diálogos pela liberdade: prostituição e corporeidade. Aberto ao público, o evento é organizado em parceria com a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, como parte do projeto de extensão Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres, desenvolvido desde 2007.

As inscrições terminam em 17 de novembro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cenex@enf.ufmg.br.

Para fazer em casa

O livro 50 experimentos para fazer em casa reúne testes científicos que podem ser realizados sem a estrutura de um laboratório: cabo de guerra sem corda, pintura sem tinta e microscópio pelo celular.

A obra é fruto de parceria entre o ­jornalista Iberê Thenório, do canal do YouTube Manual do Mundo, e o professor de química do Coltec Alfredo Luis Mateus. O público-alvo é formado por crianças entre oito e 12 anos de idade. O livro é da editora Sextante.

Manual do Mundo é uma produtora de conteúdo educativo e de entretenimento destinado a jovens e adultos. Ela mantém canal no Youtube com mais de 600 vídeos – o mais popular já foi assistido mais de seis milhões de vezes – e site que reúne textos de ciência e informações sobre o projeto.

Não precisa tremer

Nesta sexta-feira, 14, às 19h, será lançado, na Faculdade de Direito, o livro Não precisa tremer! e outros esquetes, fruto do trabalho da Trupe a Torto e a Direito, um dos projetos de extensão do Programa Polos de Cidadania, que se vale do teatro como meio de mobilização, emancipação e transformação social.

O lançamento integra a programação de dois eventos que a Faculdade realiza de 12 a 14 – o 3º Seminário Internacional Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça urbana e o 2º Congresso Mineiro de Direito Urbanístico. Ambos abordarão o tema Espaços comuns e as cidades de exceção, com atividades no auditório Alberto Deodato, na Unidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8637 e pelo e-mail informacoes.seminario@gmail.com.

novos diretores

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, e a Escola de Ciência da Informação (ECI), no câmpus Pampulha, empossaram nos últimos dias seus novos diretores. No dia 30 de outubro, os professores Leonardo David Tuffi Santos e Helder dos Anjos Augusto assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice do ICA, em substituição a Delacyr da Silva Brandão Júnior e Flávio Pimenta de Figueiredo.

No dia 3 de novembro, foram empossados na ECI o diretor Carlos Alberto Ávila Araújo e o vice-diretor Adalson de Oliveira Nascimento, em substituição a Ricardo Rodrigues Barbosa e Bernadete Santos Campello. Carlos Alberto Araújo ressaltou que, por serem procedentes de uma geração posterior à maioria das conquistas alcançadas pela ECI, a responsabilidade dos novos gestores é ainda maior. “Partimos de um patamar evoluído. Por isso, nosso desafio é consolidar os avanços obtidos nas gestões anteriores”, disse.

Ginástica Artística

A equipe de ginástica artística da UFMG conquistou resultados expressivos no Campeonato Brasileiro Pré-Infantil e Juvenil, realizado em Guarulhos (São Paulo), no dia 1º de novembro. Treinadas pelos professores Márcio Vieira e Lucas Rodrigues, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, as atletas Ana Luiza Gonçalves, Bárbara Rodrigues, Eduarda Marques, Línivi Ribeiro, Maria Eduarda, Nathalia Santos e Ruana Emanuele se classificaram em terceiro lugar por equipes.

A equipe pré-infantil treinada pela professora Clara Davina também obteve bons resultados. Camila Siqueira conquistou duas medalhas de ouro (individual geral e salto sobre a mesa) e duas de prata (paralelas assimétricas e prova no solo). Júlia Vaz alcançou a terceira posição no salto sobre a mesa e Letícia Camilo ficou em 11º na prova individual geral.