Busca no site da UFMG

Nº 1982 - Ano 43
19.06.2017

acontece

rádio na fafich

O cotidiano da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) é abordado no projeto Rádio Terceiro Andar, webrádio desenvolvida por alunos do curso de Comunicação Social. O nome faz referência ao espaço que é considerado o coração da unidade.

O projeto foi criado por estudantes das disciplinas de Estudos de Radiojornalismo e Radiojornalismo e Mídias Digitais do primeiro semestre de 2017, sob a orientação da professora Sônia Pessoa e do estagiário docente Diogo Tognolo.

Mais informações podem ser obtidas em twitter.com/terceiro_andar e www.facebook.com/RadioTerceiroAndar/.

90 anos

Depoimentos de integrantes da comunidade da UFMG no campus regional de Montes Claros passam a compor o acervo da série 90 anos de história da TV UFMG. No primeiro, que foi ao ar no último dia 9, o técnico de laboratório Manoel Martins Siqueira, que chegou ao extinto Colégio Agrícola, em 1967, fala da sua relação com a Universidade. "Eu me considero uma cria daqui mesmo. Minha história não pode ser separada da história deste lugar", diz ele.

Em seguida, foram exibidos depoimentos da professora Júlia Maria de Andrade e do professor Otaviano de Souza Pires, que dirigiu o ICA em dois períodos (1982-1986 e 1990-1994). Os episódios da série são veiculados sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h30, no site e nas mídias sociais da TV UFMG: Facebook e YouTube.

competição de robôs

O encerramento da disciplina Introdução à Robótica, do curso de Ciência da Computação da UFMG, será marcado, no dia 26 deste mês, por uma competição de robôs autônomos construídos por equipes de alunos. A disputa tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a experiência de projetar e construir um sistema robótico completo e funcional, que deve interagir adequadamente com o mundo real.

Na competição, os robôs, construídos com peças do sistema lego, devem ser capazes de recolher blocos e esferas de isopor, que representam minas terrestres deixadas em um terreno após uma guerra. A situação proposta pelo professor Douglas Macharet pretende chamar atenção para a importância da retirada desses artefatos, que matam e mutilam milhares de pessoas durante e após conflitos bélicos.

O objetivo das equipes é criar um robô que, controlado somente por um computador de bordo conectado a sensores, localize, colete e leve as minas a um local seguro da arena. Mais informações sobre a disputa, que será realizada no Auditório 3 do ICEx, a partir das 17h30, podem ser encontradas neste ambiente.

leitura para todos

Textos dos projetos Ciência para todos e Leitura para todos, desenvolvidos pela UFMG, circulam nas linhas do sistema de transporte expresso de Belo Horizonte, o Move. Desde 2011, os dois projetos compartilham a produção de pranchas laminadas com informações científicas e literárias nos bancos de ônibus de diversas linhas da capital mineira.

Os materiais científicos, ilustrados por alunos do curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes, incluem trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina Laboratório de Comunicação Científica e por pesquisadores que colaboram com o projeto. As produções literárias e poéticas foram selecionadas pela professora Maria Antonieta Pereira, da Faculdade de Letras. Todos os textos estão disponíveis no site.

gestão estratégica da informação

Estão abertas, até 10 de julho, as inscrições para nova turma do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica da Informação, ofertado pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. A especialização tem o objetivo de capacitar profissionais para gerenciar ferramentas, produtos e serviços de informação. Seu conteúdo foi estabelecido para auxiliar estudantes e profissionais na definição de estratégias, na identificação de mercados e nos processos de tomada de decisão, proporcionando conhecimentos nas áreas de gestão da informação e do conhecimento.

As aulas, que terão início no dia 7 de agosto, serão ministradas de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h30, no prédio da ECI, campus Pampulha. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5229 ou no site do curso.

linguagem e poder

Pesquisadores que desejam apresentar trabalhos no 6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, que será realizado de 30 de julho a 1º de agosto, na Faculdade de Educação, têm até o próximo dia 30 para enviar resumos. As normas de submissão estão disponíveis no site do evento, onde também há informações sobre inscrição de ouvintes.

O colóquio, que reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir as relações entre linguagem e poder em contextos educacionais, abrigará avaliações das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento, como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia. São cinco os eixos temáticos que orientam os trabalhos: mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita, cultura escrita e políticas linguísticas, multimodalidade e letramento digital, letramentos escolares e não escolares e letramentos acadêmicos e profissionais.