16º Festival de Verão UFMG abre com homenagem a Jaider Esbell

Com o tema Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, a edição de 2022 do Festival de Verão UFMG será aberta às 18h30 desta quarta-feira, dia 9 de fevereiro de 2022. O evento vai promover discussões sobre desdobramentos e contradições de um dos movimentos culturais mais importantes para o país, o Modernismo.

As atividades serão on-line pelo canal Cultura UFMG no YouTube. A abertura pode ser acompanhada aqui:

Jaider Esbell

A cerimônia de abertura reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, e da diretora adjunta de Ação Cultural, Mônica Medeiros Ribeiro. A solenidade apresentará homenagem ao educador e artista indígena Jaider Esbell, morto em novembro de 2021.

A homenagem será conduzida pela professora Lucia Pimentel, artista e pesquisadora da Escola de Belas-Artes da UFMG. Na sequência, o público poderá assistir à palestra Rever Makunaíma, que foi proferida pelo artista da etnia Macuxi em 2021, durante o 53º Festival de Inverno UFMG.

Em sua fala, Jaider refletiu sobre as origens do personagem mítico Macunaíma, criado na década de 1920 por Mário de Andrade, um dos precursores do movimento modernista.

Ressonâncias

Como parte da programação de abertura do Festival, às 20h, será realizada a roda de conversa Ressonâncias da Semana de Arte Moderna, que visa debater novas perspectivas e revisões desse evento fundante do universo artístico brasileiro. O bate-papo será transmitido pelo YouTube Cultura UFMG e contará com a presença dos professores Nísio Teixeira, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, e Angélica Melendi, da Escola de Belas-Artes, ambos da UFMG. A mediação será feita pela diretora adjunta de Ação Cultural, Mônica Medeiros Ribeiro.

O 16ª Festival de verão UFMG prossegue on-line até sábado, 12 de fevereiro.

A programação completa e demais informações podem ser consultadas no site do evento.

(Fonte: Portal UFMG)