Tira-dúvidas

Home / O Centro / Tira-dúvidas
Informações

Perguntas frequentes

A - Z

Nesta página, você encontra respostas a dúvidas frequentes listadas de A a Z

Formulário

Se preferir, envie sua dúvida pelo formulário de contato no final desta página

Fale conosco

Outra opção é falar com a nossa equipe; basta acessar os dados neste link

  • Os espaços do Centro Cultural são acessíveis a pessoas portadoras de necessidades especiais?
    Sediado em edifício histórico de dois andares, o Centro Cultural UFMG está em processo de elaboração de projeto para torná-lo acessível. No momento, portanto, seus espaços ainda não atendem a norma técnica NBR 9050 2020.
  • Há cantina e lanchonete no Centro Cultural UFMG?
    O Centro Cultural UFMG não dispõe de cantina ou lanchonete.  Consulte nestes links listas de lanchonetes e restaurantes na região.

 

  • É permitido consumir alimentos e bebidas no local?
    Não é permitido consumir alimentos e bebidas nos espaços do Centro Cultural UFMG, exceto caso haja autorização prévia do órgão, que indicará local apropriado. Lembramos que o lanche individual ou dos grupos agendados para visitas ao local deve ser providenciado pela instituição visitante.
  • O Centro Cultural UFMG emite Carta de Anuência?
    Sim, as cartas de anuência podem ser solicitadas ao Centro Cultural UFMG para a submissão de projetos em editais de terceiros. Na avaliação do pedido, o órgão observa disponibilidade de agenda e dá atendimento prioritário a eventos selecionados por suas chamadas públicas. Para consulta sobre a emissão de Carta de Anuência, entre em contato com a Secretaria do Centro Cultural UFMG.
  • O Centro Cultural realiza cessão de espaço?
    Sim. Conheça as condições junto ao setor de Programação. Os dados de contato estão disponíveis neste link.
  • Há emissão de certificado de visitação ou participação em atividades realizadas pelo Centro Cultural UFMG?
    O Centro Cultural UFMG fornece Declaração de Visita para quem necessita comprovar sua visita a algum tipo de evento artístico promovido pelo órgão. A solicitação deve ser encaminhada ao e-mail sadm@centrocultural.ufmg.br, com os seguintes dados: exposição de motivo sobre a necessidade da declaração, nome e data do evento do qual participou. Para ter direito à declaração, o interessado deve, no entanto, ter assinado o livro de visitas que comprova sua presença na atividade.

    Quanto a Certificados emitidos pelo Centro Cultural UFMG, eles são fornecidos para quem participa de cursos ou oficinas oferecidas especificamente pelo órgão. Pedidos de informação podem ser enviados ao e-mail sadm@centrocultural.ufmg.br.

  • Quando são abertas as chamadas públicas do Centro Cultural UFMG?
    Anualmente. Em fevereiro, são abertas chamadas públicas para estudantes de diversos cursos da UFMG concorrerem a bolsas de atividades de extensão desenvolvidas pelo Centro Cultural UFMG. Em caso de vagas, elas podem ser preenchidas por novo edital em outro período do ano.

    No segundo semestre, a cada ano, também são abertas chamadas para exposições (projeto Galerias), cinema, programa de residência artística e eventos culturais – shows, espetáculos teatrais, performances, contação de histórias e outras modalidades.

 

  • Como chegar ao Centro Culturall UFMG?
    O Centro Cultural UFMG está localizado em região de fácil acesso: Avenida Santos Dumont, 174, Centro – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil – CEP: 30111-040.

É possível desembarcar e circular de carro em frente à sua sede. Saiba como chegar e quais linhas de ônibus atendem a região, em informações disponíveis neste link.

  • O Centro Cultural UFMG realiza divulgação externa de eventos? Quais materiais são produzidos?
    A Assessoria de Comunicação realiza a divulgação externa dos eventos do Centro Cultural UFMG para a imprensa e o público por meio de seu site, comunicados à imprensa e publicações em mídias sociais – Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. A instituição também cria, por meio da equipe de Produção, vídeos informativos sobre as mostras, exibidos em monitores nas entradas dos espaços expositivos. Os dados para falar com as equipes dos dois setores estão na página Contato

 

  • Sou profissional de imprensa e necessito de informações. A quem recorrer?
    A Assessoria de Comunicação é o setor responsável do Centro Cultural UFMG em prestar atendimento aos profissionais da imprensa. Saiba como falar conosco na seção Atendimento à imprensa deste site.
  • Como realizar doações ao Centro Cultural UFMG?
    Informações sobre o procedimento devem ser solicitadas à Diretoria do órgão. O contato está neste link.
  • É permitido o trânsito de veículos em frente ao Centro Cultural UFMG?
    Sim, é permitido o trânsito de veículos e o desembarque de pessoas em seu endereço – Av. Santos Dumont, 174.

 

  • Onde o visitante pode estacionar?
    O Centro Cultural UFMG não possui estacionamento próprio, mas para grupos agendados, que pretendem fretar ônibus, as orientações sobre estacionamento podem ser solicitadas à BHTrans, pelos telefones 156 e (31) 3429-8750.

Consulte também, no Google Maps, opções de estacionamento no entorno do Centro Cultural UFMG.

  • É permitido fotografar e filmar no Centro Cultural UFMG?
    É permitido fotografar e filmar as dependências do Centro Cultural UFMG e suas exposições, desde que o flash esteja desligado e que as imagens não se destinem para uso comercial. As dúvidas podem ser encaminhadas para a nossa Assessoria de Comunicação
  • Como realizar uma exposição de arte no Centro Cultural UFMG?
    Para realizar uma exposição no Centro Cultural UFMG é necessário se inscrever em Chamada Pública para, por meio dela, enviar proposta de artes visuais para o uso dos espaços expositivos da instituição. A Chamada Pública é aberta anualmente, no segundo semestre. Nela são informados os critérios para aprovação das propostas que irão compor a programação expositiva do ano seguinte à seleção. A divulgação acontece no site e nas mídias sociais do Centro Cultural UFMG. Informações adicionais podem ser obtidas junto ao setor de Expografia.

 

  • O uso do espaço é pago?
    Não, o uso do espaço ocupado por meio de Chamada Pública para realizar as exposições é gratuito.

 

  • Quais são os espaços destinados a exposições?
    São quatro: a Grande Galeria (280,69m²), no primeiro piso. No segundo piso, há a Sala Celso Renato de Lima (105,90m²), a Sala Ana Horta (83,73m²) e o Espaço Experimentação da Imagem (61,09m²). Acesse as plantas arquitetônicas e os vídeos sobre eles na página Espaços deste site,

 

  • Há documento que dispõe sobre a relação entre o expositor e o Centro Cultural UFMG?
    Sim, o Termo de Autorização de Uso do Espaço. Nele constam as responsabilidades do expositor, seus dados e informações sobre sua exposição.

 

  • É permitido comercializar obras de arte nas exposições?
    O Centro Cultural UFMG não realiza a comercialização de obras. Ao produzir mostras de artistas e novos talentos, o principal objetivo do órgão é promover e difundir a todos o conhecimento e a cultura por meio da arte.

 

  • O Centro Cultural UFMG realiza montagem e desmontagem das exposições?
    O Centro Cultural UFMG não dispõe de equipe de montagem e desmontagem, mas oferece suporte nesses processos fornecendo alguns equipamentos necessários. Para tanto, o expositor deve entrar em contato com a nossa equipe de Expografia para conhecer o espaço e a infraestrutura disponível.
  • Como realizar um evento artístico no Centro Cultural UFMG?
    As propostas devem ser feitas por meio de Chamada Pública aberta uma vez ao ano, no segundo semestre, ou por fluxo contínuo, ao longo de todo o ano.

 

  • Quais os espaços destinados a eventos artísticos no Centro Cultural UFMG?
    São três: no andar térreo estão o Auditório e o Pátio e, no segundo andar, o Hall do Piano. A capacidade de ocupação do edifício é de 136 pessoas em cada andar. Para mais informações, entre em contato com o setor de Programação.

 

  • Como propor um evento no fluxo contínuo?
    Por esta modalidade, a proposição do evento pode ser feita durante todo o ano. O interessado deve preencher formulário fornecido pelo Centro Cultural UFMG e apresentar um projeto estruturado em termos de produção, pós-produção, divulgação, etc. Posteriormente, o órgão avalia a viabilidade de recebê-lo. Os dados para contato com o setor de Programação estão neste link.

 

  • Quais modalidades de eventos o órgão acolhe?
    O Centro Cultural UFMG realiza eventos de variados formatos: apresentações artísticas, mostras, debates, lançamento de livros, aulas abertas, oficinas, cursos de curta duração, dentre outros. Porém, devido às dimensões de seu espaço físico, o órgão realiza eventos de pequeno porte e de menor demanda técnica. Recomenda-se ao interessado agendar visita prévia para conhecer as instalações e a infraestrutura disponíveis, antes de apresentar seu projeto.

 

  • O Centro Cultural UFMG dispõe de rider técnico e mapa de palco?
    As informações sobre necessidades técnicas, de espaço, de divulgação e outros recursos são mapeadas pelo Centro Cultural UFMG por meio de formulário enviado a quem solicita o espaço do órgão para a produção de eventos. A partir desse levantamento, o Centro Cultural UFMG avalia sua capacidade de atendimento e informa ao solicitante. Para obter orientação sobre o procedimento basta entrar em contato com o setor de Produção.

 

  • O Centro Cultural UFMG oferece técnico de som e luz para os eventos?
    Para eventos selecionados por meio de Chamada Pública, a oferta de recursos materiais e humanos pelo órgão é especificada no documento. Já para as atividades no modo fluxo contínuo, é necessário que o proponente tenha em sua equipe esses profissionais.

 

  • Os eventos devem ser gratuitos?
    Preferencialmente, o Centro Cultural UFMG realiza eventos gratuitos. Em casos excepcionais poderá ser feita cobrança de ingresso, respeitando a porcentagem de acordo com a Resolução nº 13/2022 da UFMG.
  • Como realizar eventos como palestras, conferências e seminários no Centro Cultural UFMG?
    O Centro Cultural UFMG recebe propostas de realização dessas modalidades de eventos por meio de fluxo contínuo, ou seja, ao longo de todo o ano. Os interessados devem enviar seus pedidos detalhando informações sobre as atividades e qual a infraestrutura necessária. São priorizadas propostas vinculadas à área de cultura, tanto da comunidade universitária como da comunidade externa. As informações devem ser solicitadas por e-mail para o setor de Programação do Centro Cultural UFMG. Os dados para contato estão neste link.

 

  • O Centro Cultural oferece oficinas e cursos?
    O Centro Cultural UFMG não oferece oficinas próprias, mas durante a Residência Artística, grupos ou artistas têm a opção de realizar oficinas para o público, de suas respectivas áreas, com o apoio da instituição. Já os cursos, em sua maioria, ocorrem em fluxo contínuo oferecidos pela própria Universidade. Para ficar a par sobre a oferta das atividades basta acompanhar as notícias divulgadas neste site e nas mídias sociais do Centro Cultural UFMG.
  • Posso realizar ensaios no Centro Cultural UFMG?
    Os espaços para ensaios no Centro Cultural UFMG são reservados a participantes de Chamada Pública e de eventos em fluxo contínuo. Para o fluxo contínuo, a solicitação deve ser feita ao setor de Programação do órgão. Quanto a propostas por meio de Chamada Pública, podem ser realizadas na modalidade Residência Artística. A Chamada é aberta uma vez ao ano, no segundo semestre. Acompanhe, neste link.
  • Quais os horários de  funcionamento do Centro Cultural UFMG?
    Terça-feira a sexta-feira: 9h às 20h
    Sábado, domingo e feriado: 9h às 17h
    Segunda-feira: fechado
  • Há guarda-volumes local?
    O Centro Cultural UFMG não dispõe de guarda-volumes, portanto recomenda-se evitar usar bolsas, mochilas e objetos volumosos em visitas. Observamos que a instituição não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais.
  • A entrada no Centro Cultural UFMG é gratuita?
    A visitação e todas as atividades do Educativo do Centro Cultural UFMG são gratuitas. Apenas para alguns eventos específicos, não ofertados diretamente pelo Centro Cultural UFMG, pode haver cobrança de ingresso. É possível conferir a informação na agenda de eventos disponível no site do Centro e em suas mídias sociais.
  • Como falar com a Ouvidoria?
    Cabe à Ouvidoria da UFMG prestar orientações sobre as manifestações do público. O contato com o órgão pode ser feito por meio de seu site ou pelo telefone (31) 3409-6466. Para o registro das manifestações (denúncias, reclamações, solicitações,sugestões ou elogios) acesse aqui.
  • O Centro Cultural UFMG disponibiliza rede de internet sem fio para os visitantes?
    Atualmente, o órgão não dispõe da infraestrutura necessária para atender o público.
  • Como funciona a residência artística?
    A Residência Artística é um tipo de imersão cujo objetivo é propiciar a artistas a realização de pesquisas e experimentações para produzir uma obra de artes visuais ou peça de teatro, performances, dança, entre outras. Em contrapartida especificada em cada Chamada Pública, os responsáveis mostram suas reflexões e resultados por meio de oficinas, seminários, cursos, ensaios abertos durante a residência e, ao seu final, apresentação da obra ao público.

 

  • Quais modalidades de residência artística são ofertadas?
    O programa Residências Artísticas engloba cinco modalidades: artes cênicas, música, múltiplas linguagens, artes gráficas e atelier aberto.

 

  • Como participar das residências artísticas?
    As propostas para o programa de residência artística do Centro Cultural UFMG são selecionadas por meio de Chamada Pública, aberta anualmente, no segundo semestre. As orientações e regras constam do documento que rege o processo e informações podem ser obtidas neste link ou enviando mensagem ao e-mail do setor de Programação.

 

  • Quem pode participar?
    A Chamada Pública explicita essa informação a cada edição, mas usualmente podem participar pessoas das comunidades externa e interna da UFMG, em grupos, coletivos ou individualmente.

 

  • Qual a duração da residência artística?
    Devido ao grande interesse pela residência artística, as propostas são selecionadas para entrada nos dois semestres do ano, tendo duração de quatro meses para o seu desenvolvimento.

 

  • Os selecionados recebem recursos financeiros para realizar os seus projetos?
    Não. De acordo com os termos de cada Chamada Pública, eles ganham o direito de utilizar, em período estipulado, sala de cerca de 100 metros quadrados e alguns recursos materiais disponíveis, além da possibilidade de apresentar o seu trabalho dentro da programação do Centro Cultural UFMG.
  • Como é feita a seleção de bolsistas no Centro Cultural UFMG?
    O Centro Cultural UFMG realiza seleção de bolsistas para atuarem em suas atividades de extensão por meio de chamada pública. O lançamento das chamadas ocorre anualmente, a partir de fevereiro. As informações podem ser acompanhadas pela página Chamadas Públicas deste site, por notícias publicadas neste link e em perfis das redes sociais do órgão – Instagram, Twitter e Facebook.
  • Há vagas para trabalhar no Centro Cultural UFMG?
    As vagas do Centro Cultural UFMG são preenchidas mediante concurso público. No site Concursos UFMG, é possível acompanhar informações sobre quadro de vagas e abertura de edital de seleção.
  • Como fazer uma visita ao Centro Cultural UFMG?
    O Centro Cultural UFMG é um espaço público que realiza atividades culturais abertas à comunidade. Para participar da programação artística, o público pode entrar sem agendamento. A entrada é gratuita, exceto para alguns eventos específicos, não ofertados diretamente pelo órgão. Grupos formados acima de dez pessoas podem solicitar agendamento para visita mediada. Acesse dados de contato e formulário na página do Educativo neste site.

 

  • Visita mediada agendada para grupos
    O Centro Cultural UFMG realiza agendamento de visitas mediadas apenas para grupos. A atividade se destina a alunos de todos os níveis de ensino da rede pública e privada – educação infantil, ensinos fundamental, médio, profissionalizante e superior -, a instituições para idosos, a organizações não governamentais, a empresas e instituições diversas, além de grupos não vinculados a instituições.

 

  • Quando é exigido o agendamento
    Apenas visitas mediadas para grupos acima de dez pessoas exigem agendamento. O público espontâneo pode visitar o Centro Cultural UFMG e suas exposições, porém sem garantia de acompanhamento de um mediador. Em caso de dúvida, basta entrar em contato com o setor Educativo do órgão.

 

  • Faixa etária de visitantes e agendamento
    A visitação espontânea é aberta a todas as faixas etárias, porém visitas com agendamento se destinam a grupos de pessoas que tenham a partir de cinco anos de idade. Os visitantes devem também se informar sobre a classificação etária indicativa das exposições divulgadas pelo Centro Cultural UFMG.

 

  • Quem pode agendar
    Instituições de ensino da rede pública e privada, instituições para idosos, empresas, organizações não governamentais e outras modalidades de grupos, vinculados ou não a uma instituição, podem solicitar o agendamento de visita.

 

  • Número de visitantes por agendamento:
    É feito para o mínimo de dez e máximo de 45 visitantes por grupo, com até outros cinco acompanhantes responsáveis. Recomenda-se um acompanhante ou responsável para cada 15 participantes. Dúvidas adicionais podem ser solucionadas com a equipe do Educativo.

 

  • Como é feito o agendamento
    O agendamento é solicitado por meio de preenchimento de formulário disponível na página do Educativo neste site. O Centro Cultural UFMG responderá o pedido por e-mail, confirmando o agendamento ou sugerindo datas disponíveis – neste caso, o grupo solicitante também pode propor data de preferência, mas deve obter a confirmação final do Centro Cultural UFMG por e-mail.

 

  • Confirmação de agendamento
    O agendamento final será efetivado apenas após confirmação do Centro Cultural UFMG em mensagem de e-mail enviado ao grupo solicitante.

 

  • Contato para informações sobre agendamento
    Informações sobre agendamento de visitas podem ser obtidas pelo site do Centro Cultural UFMG, pelo e-mail: educativo@centrocultural.ufmg.br ou pelos telefones: (31) 3409-8286, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

 

  • Critérios para obter vaga de agendamento
    O agendamento será efetivado atendendo ordem de inscrição e data sugerida pelo grupo solicitante.

 

  • Tempo de duração da visita agendada
    A visita mediada previamente agendada tem duas horas de duração.

 

  • Dias e horários para visitas agendadas
    Informe-se junto ao setor Educativo sobre os dias e horários disponíveis para agendamento de visitas mediadas. Os dados de contato estão neste link.

 

  • Valor do ingresso para visitação
    A visitação e todas as atividades do Educativo do Centro Cultural UFMG são gratuitas. Apenas para alguns eventos específicos, não ofertados diretamente pelo Centro Cultural UFMG, pode haver cobrança de ingresso. É possível conferir a informação na agenda de eventos disponível no site do Centro, ou com a equipe do Educativo.

 

  • Ações educativas oferecidas no agendamento
    São oferecidos quatro tipos de ações educativas, mas apenas um pode ser escolhido em cada agendamento. Conheça:

1 – Educação para o patrimônio: mediação com ênfase nos aspectos arquitetônicos e históricos do edifício do Centro Cultural UFMG, com visitação pelas exposições.

2 – Educação para a arte: mediação com ênfase nas exposições disponíveis, com breve destaque nos aspectos arquitetônicos e históricos do edifício do Centro Cultural UFMG e realização de oficina relacionada à arte ou a uma das exposições.

3 – Oficina artística: oficina de criação artística livre ou relacionada à exposições presentes no Centro Cultural UFMG.

4 – Cine Piquenique: Sessões de cinema com disponibilização do pátio para piquenique/lanche ao final de cada exibição. O Centro Cultural UFMG conta com acervo de filmes, do qual o responsável pela visita escolhe antecipada-mente a obra a ser exibida. É possível receber até 100 pessoas em cada exibição.

 

  • Escolha das ações educativas da visita agendada
    Para cada grupo agendado, a instituição solicitante deve escolher apenas uma ação educativa, entre as três modalidades oferecidas.

 

  • Oficinas do Educativo para público não agendado
    As oficinas do Educativo do Centro Cultural são ofertadas apenas para o público agendado. Entretanto, em eventos especiais, previamente divulgados, os visitantes espontâneos poderão participar das inciativas. Acompanhe as notícias pelo nosso site e mídias sociais – Twitter, Facebook e Instagram.

 

  • Mediador para visitante espontâneo
    Havendo mediador disponível no momento da visita, ele poderá acompanhar o visitante. Observamos, no entanto, que não há mediadores disponíveis no período integral de funcionamento do Centro Cultural UFMG.

 

  • Transporte para grupos visitantes
    O transporte dos grupos agendados deve ser providenciado pela instituição/grupo visitante.

 

  • Locais de desembarque e estacionamento de ônibus de visitantes
    É permitido o trânsito de veículos e o desembarque de pessoas no endereço do Centro Cultural UFMG – Av. Santos Dumont, 174. Consulte, neste link, a existência de estacionamentos particulares próximos ao endereço. Demais orientações devem ser solicitadas à BHTrans, telefones 156 e (31) 3429-8750

 


Envie sua mensagem