O Centro Cultural

SOBRE O CCULT

O Centro Cultural

O Centro Cultural UFMG é um espaço destinado a atividades multiculturais e a experimentações e pesquisas artísticas, vinculado pela Universidade Federal de Minas Gerais. O seu objetivo é promover a aproximação entre a Universidade e a Sociedade, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, possibilitada pela arte e a ação cultural. Ele está localizado na região central de Belo Horizonte, no edifício Alcindo da Silva Vieira, tombado como patrimônio histórico pelo Iepha – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – em 1988. Integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa – Praça da Estação, importante corredor cultural da capital mineira. O prédio passou a fazer parte do acervo patrimonial da UFMG em 1927, abrigando a Escola de Engenharia (antigo Instituto de Eletrotécnica) e, somente em 1989, na gestão do Reitor Cid Veloso, foi inaugurado como Centro Cultural UFMG.

 

Gestão

A gestão 2018/2022 buscou implementar um novo norte para direcionamentos conceituais e propositivos do Centro Cultural UFMG, estabelecendo um vínculo amplo e transversal entre a comunidade artística, acadêmica e a sociedade.

Por meio de publicação de “Chamadas Públicas” direcionadas, procurou-se elevar ainda mais os patamares de qualidade das propostas selecionadas por um abalizado Conselho Curador. Ao constituir um projeto eficiente de comunicação ampliou-se o universo de participantes, oferecendo a oportunidade de serem realizadas ações criativas e culturais de ponta em seu amplo espectro, como: residências artísticas; exposições de artes visuais, fotografia, vídeo-arte e mídias contemporâneas; mostras de cinema; apresentações de música, literatura, dança, teatro e performance; palestras e promoção de cursos.

Desta forma, o Centro Cultural UFMG constitui-se um significativo aparelho cultural disponibilizado ao público, que contribui para potencializar a promoção do conhecimento e da cultura através da arte e seus meios de produção.

FIQUE POR DENTRO

Diretores

      • 2018-2022: Prof. Fabrício José Fernandino
      • 2014-2018: Prof. Rodrigo Vivas de Andrade
      • 2011-2014: Prof.ª Maria Inês de Almeida
      • 2010-2011: Prof.ª Sônia Maria de Melo Queiroz
      • 2006-2010: Prof.ª Rita de Cássia Santos Buarque de Gusmão
      • 2002-2006: Prof.ª Regina Helena Alves da Silva
      • 1998-2002: Prof.ª Beatriz Dantas
      • 1994-1998: Prof.ª Neiva Ferreira Pinto
      • 1990-1994: Prof.ª Celma Jorge de Faria Alvim
      • 1989-1990: Prof. João Baptista Magro Filho (Presidente da
    • Comissão de Implantação do Centro Cultural)
  • Cid Velloso, reitor na gestão 1986-1990, criou o Centro Cultural UFMG.
NOSSOS ESPAÇOS

Pátio

O pátio possui 150m² com formato de teatro de arena e pode receber aproximadamente 300 pessoas para médios eventos. Excelente espaço para espetáculos culturais e recepções ao ar livre.

Download da Planta

Hall Superior

A bela arquitetura do hall superior do Centro Cultural UFMG é ideal para pequenos eventos como lançamentos de livros e CDs, contação de histórias e sarau. Possui 82m² e capacidade para 70 pessoas.

Download da Planta