55º Festival de Inverno UFMG abre no dia 19 de julho e terá atividades no Centro Cultural

De 19 a 27 de julho, a UFMG realiza a 55ª edição de seu Festival de Inverno, em Belo Horizonte. Apresentações culturais, oficinas, exposições, mesas-redondas e lançamento de livros fazem parte da programação, que tem entrada aberta e gratuita ao público.

As atividades acontecem no campus Pampulha e nos espaços culturais da Universidade – Centro Cultural, Conservatório, Espaço do Conhecimento e Espaço Acervo Artístico UFMG.

No Centro Cultural UFMG, estão previstas 11 atividades como oficinas, exposições de Shirley Paes Leme e Edgar Kanaykõ, shows do grupo Jazz a três e de Maurício Tizumba, entre outras atrações.

A agenda pode ser conferida neste link. Já a programação geral do Festival está disponível no site do evento.

Insurgências

‘Emergências e insurgências: estética, políticas e culturas’ é  tema do evento de 2023. A proposta é reconhecer a Estética – no sentido filosófico – como espaço de disputa política no Brasil contemporâneo e a centralidade da cultura nesse embate.

“Essa relação entre estética e política nunca esteve tão evidente quanto nesse momento”, observa o pró-reitor de Cultura da UFMG e um dos coordenadores do Festival, Fernando Mencarelli.

Sandra Goulart/Por Marcílio Lana

Direito

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida avalia que as universidades exercem papel fundamental na discussão de um projeto de país que tenha a cultura como dimensão central.

“Precisamos pensar a cultura como direito, instrumento de inclusão e de combate ao autoritarismo. Isso está na gênese da UFMG. Nosso primeiro reitor, Mendes Pimentel, dizia que ‘a Universidade jamais será cúmplice de tiranias’. Esse é o traço fundamental do nosso ethos”, diz a reitora.

Abertura com Amaro Freitas

Amaro Freitas/Divulgação

A abertura do evento será no dia 19 de julho, quarta-feira, às 19h30, no Conservatório UFMG, com apresentação do pianista pernambucano Amaro Freitas. Um dos grandes nomes do jazz contemporâneo,

Amaro, que também é compositor, se apresenta em formato solo, num show que vai além do sempre predominante samba jazz e volta-se para a cultura nordestina, traduzindo o frevo, o baião, o maracatu, a ciranda e o maxixe para a linguagem do jazz moderno.

Mais cedo, às 14h, Freitas inaugura as atividades formativas do festival com o workshop O piano moderno na rítmica afro-brasileira, também no Conservatório UFMG. As 40 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Parceria

Neste ano, o Festival será realizado em parceria com o 22º Congresso Internacional de Estética – promovido pelos programas de Pós-graduação em Filosofia e de Artes da UFMG -, que ocorrerá entre os dias 24 a 28 de julho na Universidade.

[Foto de capa da matéria: Petróglifos de Cueva de las manos, Argentina, que inspirou a identidade do evento]

[Com Portal UFMG]

55º Festival de Inverno UFMG
facebook.com/festivalufmg  instagram.com/festival_ufmg.