CineClássicos Quarentena #6

CineClássicos Quarentena #6

O CineCentro de maio traz uma seleção de filmes que foram adaptados ou inspirados em textos de alguns dos maiores escritores e escritoras de todos os tempos, independente do gênero (romances, contos, novelas, peças de teatro, etc). Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelo Youtube e os livros pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo estimular a leitura através do cinema e o acesso à narrativa cinematográfica através dos livros, sugerindo “ver o filme” e “ler o livro” ou vice-versa.

Foram selecionados nove longas-metragens de diferentes diretores, países, épocas e gêneros, sem preocupação cronológica. O recorte da programação abrange obras dos seguintes autores: Emily Brontë, Charles Dickens, Alexandre Dumas, Fiódor Dostoiévski, Nikolai Gogol, Charlotte Brontë, Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe e William Shakespeare.

Confira as indicações desta semana:

 

12.05 – Ação, aventura – O conde de Monte Cristo – (EUA, Livre, Direção: Rowland V. Lee, 1934, 113’). Adaptado do livro “O conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas.

Prestes a se casar com Mercedes (Elissa Landi), Edmond Dantes (Robert Donat) é vítima de uma armação de três homens e acaba sendo preso e condenado à prisão perpétua em uma ilha. Vinte anos depois ele consegue fugir com a ajuda de Faria (O.P. Heggie), que ainda lhe dá o caminho para encontrar um tesouro de piratas em Monte Cristo. Rico, o agora conde de Monte Cristo volta para se vingar dos responsáveis por sua prisão, entre eles, aquele que acabou se casando com Mercedes.

Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=ms40O7VsyhA
Link livro: https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/3-O-Conde-de-Monte-Cristo-Alexandre-Dumas-1_compressed1.pdf

 

14.05 – Drama – Noites brancas – (Itália/França, 14 anos, Direção: Luchino Visconti, 1957, 102’). Adaptado do livro “Noites Brancas”, de Fiódor Dostoiévski.

Mário (Marcello Mastroianni) é um homem solitário que encontra a bela Nátalia (Maria Schell) chorando em uma ponte. Ao longo das noites, Nátalia conta a Mário a história de sua paixão por um homem misterioso que se hospedou na pensão de sua avó e de como ele a deixou, um ano atrás, prometendo voltar.

Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=-G507SE3K0c
Link livro: https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/4-Noites-brancas-Fiódor-Dostoiévski.pdf

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras