CineClássicos Quarentena #7

CineClássicos Quarentena #7

O CineCentro de maio traz uma seleção de filmes que foram adaptados ou inspirados em textos de alguns dos maiores escritores e escritoras de todos os tempos, independente do gênero (romances, contos, novelas, peças de teatro, etc). Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelo Youtube e os livros pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo estimular a leitura através do cinema e o acesso à narrativa cinematográfica através dos livros, sugerindo “ver o filme” e “ler o livro” ou vice-versa.

Foram selecionados nove longas-metragens de diferentes diretores, países, épocas e gêneros, sem preocupação cronológica. O recorte da programação abrange obras dos seguintes autores: Emily Brontë, Charles Dickens, Alexandre Dumas, Fiódor Dostoiévski, Nikolai Gogol, Charlotte Brontë, Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe e William Shakespeare.

Confira as indicações desta semana:

 

19.05 – Comédia, Musical – O inspetor geral – (EUA, Livre, Direção: Henry Koster, 1949, 102’). Adaptado da comédia musical “O inspetor geral”, de Nikolai Gogol.

Georgi (Danny Kaye) é um caixeiro viajante que sobrevive vendendo um suposto remédio milagroso nos pequenos povoados da Rússia, em meados do século 19. Não contente em apenas vender seu elixir, ele se passa por importante burocrata, criando muitas confusões.

Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=soqNXlMMJP4&t=525s
Link livro: https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/5-O-Inspetor-Geral-Nicolai-Gógol.pdf

 

21.05 – Drama, Romance – Jane Eyre – (EUA, livre, Direção: Robert Stevenson, 1946, 97’). Adaptado do livro “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë.

Depois de uma infância como orfã, Jane Eyre (Joan Fontaine) consegue um emprego como preceptora da filha do perturbado Edward Rochester (Orson Welles), um aristocrata inglês. Com o passar do tempo Jane e seu patrão se apaixonam e decidem se casar, mas o casamento deles é abalado com a chegada de um visitante.

Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=M52O_7hJUkQ
Link livro: https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/05/6-Jane-Eyre-Charlotte-Brontë.pdf

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras