CineClássicos Quarentena #9

CineClássicos Quarentena #9

O CineCentro de maio traz uma seleção de filmes que foram adaptados ou inspirados em textos de alguns dos maiores escritores e escritoras de todos os tempos, independente do gênero (romances, contos, novelas, peças de teatro, etc). Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelo Youtube e os livros pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo estimular a leitura através do cinema e o acesso à narrativa cinematográfica através dos livros, sugerindo “ver o filme” e “ler o livro” ou vice-versa.

Foram selecionados nove longas-metragens de diferentes diretores, países, épocas e gêneros, sem preocupação cronológica. O recorte da programação abrange obras dos seguintes autores: Emily Brontë, Charles Dickens, Alexandre Dumas, Fiódor Dostoiévski, Nikolai Gogol, Charlotte Brontë, Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe e William Shakespeare.

Confira a indicação desta semana:


02.06 – Drama – Hamlet – (Inglaterra, 14 anos, Direção: Laurence Olivier, 1948, 154’). Adaptado do livro “Hamlet”, de William Shakespeare.

O príncipe dinamarquês Hamlet (Laurence Olivier) deseja vingar a morte de seu pai, o antigo rei. O problema é que Hamlet descobre, através de uma aparição fantasmagórica de seu próprio pai morto, que o assassino é o seu tio Cláudio (Basil Sydney), homem que assumiu o trono e se casou com a mãe de Hamlet, Gertrude (Eileen Herlie).

Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=wNP_2Omaciw
Link livro: https://www.ufmg.br/centrocultural/wp-content/uploads/2020/06/9-Hamlet-William-Shakespeare.pdf

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras