Centro Cultural UFMG disponibiliza programação especial de filmes sobre a História da Arte

Centro Cultural UFMG disponibiliza programação especial de filmes sobre a História da Arte

O CineCentro traz para o mês de junho uma seleção de filmes sobre arte, focados principalmente na biografia de grandes e renomados pintores de diversos períodos e escolas. A vida desses artistas e as narrativas em torno de suas obras e processos criativos inspiraram as mais variadas adaptações para o cinema. Além disso, complementarmente, são recomendados vídeos e documentários informativos sobre o contexto social, histórico e estético de cada um deles. Os filmes e vídeos podem ser encontrados na íntegra pelo YouTube pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo apresentar películas que possam ampliar conhecimentos sobre a História da Arte enquanto uma manifestação artística produzida pela experiência humana, seja com propósito estético, comunicativo e meio de expressão de ideias, emoções e formas de ver o mundo.

A seleção da curadoria aponta alguns filmes e documentários sobre determinados personagens das artes, não se propondo esgotar a temática, consciente que vários artistas e pintores não foram contemplados nessa seleção, inclusive algumas mulheres, tais como: Artemisia Gentileschi, Dora Carrington, Camille Claudel e Frida Kahlo.

Foram selecionados oito longas-metragens dos seguintes artistas: Andrei Rublev (1360-1430), Rembrandt (1606-1669), Johannes Vermeer (1632-1675), Joseph Mallord William Turner (1745-1829), Francisco de Goya (1746-1828), Vincent Van Gogh (1853-1890), Edvard Munch (1863-1944) e Jean-Michel Basquiat (1960-1988).

Confira a indicação desta semana:

 

04.06 – Biografia, Drama – Andrei Rublev – (União Soviética, Livre, Direção: Andrei Tarkovsky, 1966, 165’).

A vida de Andrei Rublev (Anatoliy Solonitsyn), o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor para se dedicar a Deus.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=er3kGojjH5s
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=KtzrAmuiGWM

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras