CineClássicos Quarentena #11

CineClássicos Quarentena #11

O CineCentro traz para o mês de junho uma seleção de filmes sobre arte, focados principalmente na biografia de grandes e renomados pintores de diversos períodos e escolas. A vida desses artistas e as narrativas em torno de suas obras e processos criativos inspiraram as mais variadas adaptações para o cinema. Além disso, complementarmente, são recomendados vídeos e documentários informativos sobre o contexto social, histórico e estético de cada um deles. Os filmes e vídeos podem ser encontrados na íntegra pelo YouTube pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo apresentar películas que possam ampliar conhecimentos sobre a História da Arte enquanto uma manifestação artística produzida pela experiência humana, seja com propósito estético, comunicativo e meio de expressão de ideias, emoções e formas de ver o mundo.

A seleção da curadoria aponta alguns filmes e documentários sobre determinados personagens das artes, não se propondo esgotar a temática, consciente que vários artistas e pintores não foram contemplados nessa seleção, inclusive algumas mulheres, tais como: Artemisia Gentileschi, Dora Carrington, Camille Claudel e Frida Kahlo.

Foram selecionados oito longas-metragens dos seguintes artistas: Andrei Rublev (1360-1430), Rembrandt (1606-1669), Johannes Vermeer (1632-1675), Joseph Mallord William Turner (1745-1829), Francisco de Goya (1746-1828), Vincent Van Gogh (1853-1890), Edvard Munch (1863-1944) e Jean-Michel Basquiat (1960-1988).

Confira as indicações desta semana:

 

09.06 – Biografia, Drama – Rembrandt – (Reino Unido, Livre, Direção: Alexander Korda, 1936, 85’).

No ano de 1642, em Amsterdam, o pintor Rembrandt Van Rijin (Charles Laughton) desfruta de uma vida cheia de fama e fortuna. No entanto, com a morte de sua esposa e musa, seu trabalho encontra a escuridão.
Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=OMuGb6IVJis
Link do documentário (Dublado):
https://www.youtube.com/watch?v=oNSxYrntHwg

 

11.06 – Biografia, Drama, Romance – Moça com brinco de pérola – (Reino Unido, Luxemburgo, França, Bélgica, EUA, 14 anos, Direção: Peter Webber, 2003, 100’).

Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela “Girl with a Pearl Earring”.

Link do filme (Dublado): https://www.youtube.com/watch?v=W54k88q77sA
Link do documentário (Dublado): https://www.youtube.com/watch?v=jLx2wa9X9JQ

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras