CineClássicos Quarentena #12

CineClássicos Quarentena #12

O CineCentro traz para o mês de junho uma seleção de filmes sobre arte, focados principalmente na biografia de grandes e renomados pintores de diversos períodos e escolas. A vida desses artistas e as narrativas em torno de suas obras e processos criativos inspiraram as mais variadas adaptações para o cinema. Além disso, complementarmente, são recomendados vídeos e documentários informativos sobre o contexto social, histórico e estético de cada um deles. Os filmes e vídeos podem ser encontrados na íntegra pelo YouTube pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo apresentar películas que possam ampliar conhecimentos sobre a História da Arte enquanto uma manifestação artística produzida pela experiência humana, seja com propósito estético, comunicativo e meio de expressão de ideias, emoções e formas de ver o mundo.

A seleção da curadoria aponta alguns filmes e documentários sobre determinados personagens das artes, não se propondo esgotar a temática, consciente que vários artistas e pintores não foram contemplados nessa seleção, inclusive algumas mulheres, tais como: Artemisia Gentileschi, Dora Carrington, Camille Claudel e Frida Kahlo.

Foram selecionados oito longas-metragens dos seguintes artistas: Andrei Rublev (1360-1430), Rembrandt (1606-1669), Johannes Vermeer (1632-1675), Joseph Mallord William Turner (1745-1829), Francisco de Goya (1746-1828), Vincent Van Gogh (1853-1890), Edvard Munch (1863-1944) e Jean-Michel Basquiat (1960-1988).

Confira as indicações desta semana:

 

16.06 – Biografia, Drama, Histórico – Mr. Turner – (Reino Unido, França, Alemanha, EUA, 14 anos, Direção: Mike Leigh, 2014, 150’).

O filme aborda os últimos 25 anos de vida do mestre britânico Joseph Mallord William Turner (Timothy Spall). Excêntrico e indisciplinado, o pintor transitava entre a aristocracia e os bordéis, além de alimentar a inspiração com numerosas viagens. No entanto, o reconhecimento não foi suficiente para protegê-lo das eventuais críticas ou do sarcasmo da classe dirigente. Após a morte do pai, Turner se isola, mas sua vida muda quando encontra a Sra. Booth (Marion Bailey), proprietária de uma pensão à beira-mar.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=qDnrpRYFjOI
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=iJnsOcyby2E

 

18.06 – Biografia, Drama, Histórico – Sombras de Goya – (EUA, Espanha, 16 anos, Direção: Milos Forman e Jean-Claude Carrière, 2006, 113’).

Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja.

Link do filme (Dublado): https://www.youtube.com/watch?v=oajLwzsvWJc&t=4443s
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=24vrKv_M3c4

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras